NOTAS PRÉVIAS

 

Implicações dos processos licitatórios na psicodinâmica do trabalho: um estudo de caso

 

Vangelina Lins Melo1, Selma Petra Chaves Sá1

1Universidade Federal Fluminense

 


RESUMO
Introdução: Ao proceder à aquisição de insumos e equipamentos para utilização dos trabalhadores de Unidade Produtora de Refeições (UPR), pode ocorrer, no processo licitatório, compras de produtos que interferem na psicodinâmica do trabalho acarretando possível sofrimento dos trabalhadores.
Objetivo: analisar a relação entre necessidades laborais dos trabalhadores de UPR e os insumos e equipamentos adquiridos nas licitações, que implicam na psicodinâmica do trabalho, visando minimizar o possível sofrimento do trabalhador.
Método: Pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, a ser realizada em 2013, tendo como sujeitos trabalhadores de uma UPR de um Restaurante Universitário, Niterói – RJ, Brasil, que atenderem aos critérios de inclusão. Para coleta de dados: observação direta não participativa, entrevista semiestruturada individual com registro fotográfico. A análise textual ocorrerá a partir do software ALCESTE e análise de conteúdo Bardin. Os dados serão confrontados com o referencial de Dejours.
Descritores: Sofrimento Físico; Proposta de Concorrência; Condições de Trabalho; Alimentação Coletiva.


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

Na maioria dos países, as compras realizadas pelos governos são importantes instrumentos de políticas públicas e desenvolvimento econômico. O setor público está entre os grandes consumidores do mercado sendo que as compras governamentais são de especial relevância devido ao seu peso na economia mundial e representam cerca de 10% a 15% do Produto Interno Bruto (PIB) dos países participantes da Organização Mundial do Comércio (OMC)(1).

No Brasil, as compras e contratações efetuadas pela Administração Pública em todas as esferas governamentais corresponderam à aproximadamente 21% da parcela do PIB em 2011, sendo consideradas fatores de promoção de dinamização da economia e desenvolvimento nacional(2).

O governo realiza aquisições para prover serviços como: defesa, educação e infraestrutura. Nesse sentido, vêm sendo observada ações de investimentos no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal Fluminense (UFF), possibilitando a manutenção dos processos licitatórios necessários ao desenvolvimento de políticas de apoio ao estudante.

Ao considerar as condições de permanência dos trabalhadores de Unidade Produtora de Refeições (UPR), esses profissionais também merecem atenção, uma vez que diversos fatores podem gerar insatisfações no trabalho.

Estudos demonstram que trabalhadores estão expostos a situações que podem alterar sua saúde por condições inadequadas de trabalho causadas por: problemas de ambiente, processos laborais, equipamentos e insumos provavelmente adquiridos nas licitações(3).

Deve-se ter um olhar atento e considerar o que os trabalhadores de UPR referem acerca dos produtos adquiridos, visto que é essencial que haja o envolvimento daqueles que usam em suas tarefas os insumos e equipamentos advindos das licitações.

Esta pesquisa reflete a preocupação com o trabalhador que pode estar expressando algumas queixas atribuídas às condições de trabalho em virtude da utilização de alguns materiais inadequados à execução de suas tarefas.

Considera-se imprescindível um estudo que aborde questões no cotidiano dos trabalhadores de UPR que acarretem possíveis sofrimentos, e que podem ser passíveis de soluções pelos processos licitatórios.
Nessa investigação será utilizado o termo sofrimento para designar sofrimento físico causado pelas condições adversas de trabalho e/ou sofrimento criativo em que os sujeitos criam estratégias defensivas para se proteger.

O estudo é relevante, pois, procura-se atender as expectativas do trabalhador em UPR ao considerar a sua fala. Para a instituição, poderá apontar as melhores aquisições sem ferir os propósitos da Administração Pública referentes ao menor preço/qualidade dos produtos.

A contribuição para a profissão de nutrição decorrerá na melhoria das aquisições nos processos licitatórios refletindo na melhor condição de trabalho e na saúde do trabalhador.

 

OBJETIVOS

Geral

Analisar a relação entre necessidades laborais dos trabalhadores de UPR e os insumos e equipamentos adquiridos nas licitações, que implicam na psicodinâmica do trabalho, visando minimizar o possível sofrimento do trabalhador.

 

Específicos

Identificar os insumos e equipamentos adquiridos nas licitações no âmbito da UPR/RU/UFF, que possam ocasionar provável sofrimento no trabalho;

Descrever os mecanismos defensivos e/ou criativos utilizados pelos trabalhadores quanto à existência de possíveis sofrimentos relacionados aos insumos e equipamentos adquiridos nas licitações do RU/UFF;

Relacionar as necessidades mencionadas pelos trabalhadores com a influência dos materiais adquiridos pelos processos licitatórios e utilizados no cotidiano de suas práticas.

 

MÉTODO

Estudo com abordagem qualitativa que seguiu os pressupostos metodológicos de estudo de caso. Como técnicas de coletas de dados utilizar-se-ão a observação direta não participativa das atividades dos trabalhadores, com registro fotográfico das estratégias utilizadas pelos mesmos para minimizar o provável sofrimento e, entrevista semiestruturada individual. A entrevista será realizada por meio de formulário contendo questões de identificação e aquelas para desvelar as necessidades dos trabalhadores. Cenário: RU/UFF, campus do Gragoatá, Niterói, RJ, Brasil. Os dados serão coletados em 2013.

Sujeitos da pesquisa: trabalhadores do quadro permanente e os das empresas terceirizadas de mão de obra envolvidos no setor produtivo de refeições do restaurante/UFF, que estejam dentro dos critérios de inclusão, a saber: trabalhadores atuantes diretamente na produção de alimentos do RU há mais de quatorze meses, considerando que estes vivenciaram as mudanças antes da reinauguração do restaurante, proporcionando o comparativo com as condições atuais. Dos 90 trabalhadores incluídos no estudo, aos que se propuserem participar das entrevistas será solicitado o aceite pela assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para análise será empregado o software ALCESTE e análise de conteúdo de Bardin. Os registros das observações, entrevistas e os fotográficos serão analisados buscando-se elementos que respondam aos objetivos do estudo. Os dados serão triangulados e confrontados com concepções de sofrimento de Dejours.

 

REFERÊNCIAS

1. Garcia VP. Políticas públicas nas compras governamentais. Netsaber Artigos [ homepage on internet ]. [ cited 2012 ago 21 ]. Available from: http://artigos.netsaber.com.br/artigos_de_valdinei_pereira_garcia

2. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. [ homepage on internet ] Sala de imprensa. 2012[ cited 2012 June 10 ]. Availble from: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=2093.

3. Oliveira E.Pinel J.Gonçalves J.Diniz D. Nursing work in hospital emergency units  - psychosocial risks: a descriptive study Online braz j nurs [ Internet ]. 2013 Mar [ Cited 2013 June 12 ] 12(1):73-88. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/4046. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20134046

 

 

DADOS DO PROJETO

 

Projeto de dissertação do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa.

Orientadora: Selma Petra Chaves Sá.
Financiado pela própria pesquisadora.

Aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina/UFF, em 18/02/2013 nº CAAE:
11437312.50000.5243.

 

 

AUTORAS

Vangelina Lins Melo: Participação em todas as etapas da pesquisa
Selma Petra Chaves Sá: Participação em todas as etapas da pesquisa

 

 

Recebido: 09/05/2013
Revisado: 08/09/2013

Aprovado: 23/06/2013