NOTAS PRÉVIAS

 

Representação social da velhice e as implicações no trabalho de enfermagem

 

Elaine Leite de Andrade Pereira1, Selma Petra Chaves Sá1

1Universidade Federal Fluminense

 


RESUMO
Trata-se de projeto de dissertação do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde, da Universidade Federal Fluminense.
Objetivo: discutir as representações sociais do envelhecimento no trabalho dos profissionais de enfermagem com idade a partir de 60 anos e as implicações para sua prática.
Método: o estudo é de abordagem qualitativa, do tipo descritivo. Optou-se pelo método e referencial teórico das Representações Sociais de Sérge Moscovici. O cenário desta pesquisa será o Hospital Universitário Antonio Pedro, tendo como sujeitos os profissionais de enfermagem. Será utilizado o grupo focal para coleta de dados, que serão inseridos no software ALCEST, facilitando a análise de discurso do sujeito coletivo. O projeto foi aprovado pelo CEP da referida instituição.
Descritores: Enfermagem; Recursos Humanos; Idoso.


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

Trata-se de projeto de dissertação do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde, da Universidade Federal Fluminense. A melhoria dos indicadores de qualidade de vida trouxe como consequência o aumento da expectativa de vida dos brasileiros(1). É cada vez mais comum observar a permanência de pessoas com idade a partir de sessenta anos, no mercado de trabalho, entre eles, os de enfermagem. O Brasil tem hoje cerca de 1,5 milhão de profissionais de Enfermagem(2). Este momento histórico começa a chamar a atenção para uma nova realidade: o fenômeno do envelhecimento da força de trabalho da enfermagem. Já nota-se idosos cuidando de idosos. Diante disso, não se pode negar a necessidade de adaptação deste profissional mais velho no mercado de trabalho. O envelhecimento da população e, consequentemente, da força de trabalho da enfermagem é um assunto que deve ser visto com urgência(3). Ao expor este contexto, este estudo tem como objeto a representação social da velhice pelos profissionais de enfermagem e suas implicações no trabalho. Entendendo que esta temática é nova e pouco abordada, acredita-se que este estudo seja de grande relevância para a profissão e que possa contribuir com diversas áreas, tais como a gerontológica, a administração e a enfermagem do trabalho, uma vez que o fenômeno do envelhecimento do trabalhador atinge todas as áreas da enfermagem.

 

QUESTÃO NORTEADORA

Como o profissional de enfermagem representa a velhice enquanto fato vivenciado no cotidiano de sua prática?

 

OBJETIVO

Discutir as representações sociais do envelhecimento no trabalho dos profissionais de enfermagem com idade a partir de 60 anos e as implicações para sua prática.

 

PRESSUPOSTO

Este estudo parte do pressuposto de que as representações sociais que estes profissionais idosos têm acerca do seu próprio envelhecimento possam apontar e/ou interferir quando se pensa em limites e possibilidades para a realização de suas atividades laborais enquanto membro da equipe de enfermagem.

 

MÉTODO

Este é um estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, que tem como método e referencial teórico a teoria das Representações Sociais de Sérge Moscovici. O cenário desta pesquisa será o Hospital Universitário Antonio Pedro, tendo como sujeitos os profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares) que aceitarem participar da pesquisa. Como critério de inclusão tem-se profissionais de qualquer faixa etária e setor, em atividade no hospital. Como critério de exclusão tem-se: plantonistas noturnos, sujeitos afastados por motivo de doença, licenciados e profissionais que apresentam restrições de trabalho por recomendação médica relacionada a escala de serviço. Estima-se a participação de 48 profissionais. O estudo será desenvolvido entre março de 2012 e dezembro de 2013. O processo de coleta de dados está em andamento e utiliza a técnica de grupo focal em dois grupos distintos: o primeiro com profissionais que possuem 60 anos ou mais e o segundo com profissionais que tenham idade até 59 anos. Nos encontros, os grupos são estimulados a discutir a partir de uma pergunta apresentada e, após a discussão, eles elaboram uma síntese do que foi discutido e considerado por todos como senso comum. Nesta técnica existe a presença de um moderador, que não interfere ou induz as opiniões, mas evita a perda do foco da discussão. Também há um observador que auxilia o moderador com as gravações de audio. A técnica requer local isolado, tranquilo e sem interferências. As sínteses extraídas de cada encontro serão preparadas para terem seus corpus inseridos no software ALCEST 4.9 (Analyse par Contexto d’ um Ensemble de Segmentes de Texte). Este programa auxilia o pesquisador na medida em que aponta as palavras analisáveis, ou seja, as mais representativas que estão presentes dentro de um texto. Tendo posse do resultado do Alcest, será realizada a análise, usando como ferramenta a análise de discurso do sujeito coletivo, que também será ancorada na teoria das Representações Sociais de Sérge Moscovici, para dar consistência aos dados apurados. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital universitário Antonio Pedro, da Universidade Federal Fluminense em Niterói–RJ em 14 de janeiro de 2012, sob o protocolo nº CAAE: 11501712.0.0000.5243.

 

REFERÊNCIAS

1. Giron MN, Fonseca TC, Berardinelli et al. Repercussions of the climateric among nurses – an exploratory study. Online braz j nursing. 2012 [ cited 2013 Mar 20 ] 11(3): [ about 5 p. ] Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3862.

2. Fundação Oswaldo Cruz [ homepage on internet ]. Escola nacional de saúde pública. Bem vindo a pesquisa perfil da enfermagem no Brasil [ cited 2012 Oct 24 ]. Available from: http://www.ensp.fiocruz.br/perfildaenfermagem/.

3. Friedrich LA, Prasun MA , Henderson L , Taft L . Being a seasoned nurse in active practice. J Nurs Manag [ internet ]. 2011 [ cited 2013 Jan 15 ] 19(7):897-905.  Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21988437 .

 

 

DADOS DO PROJETO

Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde.
Universidade Federal Fluminense.
O estudo não possui financiamento ou apoio financeiro para sua realização.
Composição da banca de aprovação do projeto: Profª Dra. Selma Petra Chaves Sá (Presidente); Profª. Dra. Célia Pereira Caldas (1ª Examinadora) e; Prof. Dra. Simone Cruz Machado Ferreira (2ª Examinadora). Defesa de projeto realizada em 11 de outubro de 2012.

 

 

AUTORES

Elaine Leite de Andrade Pereira: Mentora da pesquisa. Aluna do curso de Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde. Esta é uma nota prévia da dissertação de mestrado.
Selma Petra Chaves Sá: Orientadora da pesquisa/dissertação.

 

 

Recebido: 17/02/2013
Revisado: 22/06/2013

Aprovado: 17/06/2013