NOTAS PRÉVIAS

 

Avaliação da capacidade funcional de pacientes com úlceras venosas: um estudo transversal

 

Renata da Costa Santos1, Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho1

1Universidade Federal Fluminense

 


RESUMO
A perda da capacidade funcional em pacientes adultos e idosos portadores de úlcera venosa prejudica a realização das atividades básicas e instrumentais do seu cotidiano.

Objetivos: Avaliar a capacidade funcional no cuidado de pacientes adultos e idosos portadores de úlceras venosas; identificar o impacto das limitações funcionais no cuidado de pacientes adultos e idosos portadores de úlceras venosas; discutir a relação da capacidade funcional e qualidade de vida em pacientes adultos e idosos portadores de úlceras venosas. Logo, emerge a necessidade de melhorar a qualidade de vida desses pacientes por meio da prevenção de complicações e novos tratamentos.
Método: delineamento do tipo transversal com enfoque observacional.
Descritores: Úlcera Venosa; Cuidado de Enfermagem; Cicatrização de Feridas; Saúde do Idoso; Saúde do Adulto.


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

Os adultos e idosos portadores de úlceras venosas vivenciam experiências de limitação em seus movimentos corporais, o que acarreta diminuição da capacidade funcional destas pessoas. Os movimentos do corpo expressam necessidades e sentimentos, além de possibilitarem colocar a vida em marcha. Portanto, dificuldade ou incapacidade de realizar as atividades básicas que se referem ao autocuidado, atividades fundamentais básicas relacionadas à vida diária, como arrumar-se, vestir-se, comer, banhar-se e se locomover e;  as atividades instrumentais, como fazer compras, pagar contas, cozinhar e cuidar da própria saúde pode gerar grande dano a uma sociedade altamente produtiva(1). Partindo desse pressuposto, o objeto de estudo desta pesquisa será a avaliação da capacidade em pacientes adultos e idosos portadores de úlceras venosas. Neste sentido, é importante ressaltar que a Área Técnica de Saúde do Adulto e Idoso reafirma a necessidade de mudanças na linha de cuidados e da atenção a essa população, por meio da humanização do atendimento, bem como do fomento de inovações, mediante disseminação de conhecimentos específicos para gestores e profissionais de saúde que atuam na rede, buscando parcerias e divulgando a ideia do envelhecimento ativo. A justificativa desse estudo está na necessidade de prevenir complicações decorrentes da úlcera venosa e promover o autocuidado em pacientes adultos e idosos portadores de úlcera venosa, como tecnologia de proteção em saúde por meio da avaliação e análise de sua capacidade funcional e do apoio social recebido vislumbrando para estes uma melhor qualidade de vida. Pois, com o aumento do contingente populacional de idosos, em virtude da baixa natalidade associada ao aumento da expectativa de vida, há a necessidade do desenvolvimento de novas tecnologias que vislumbrem tratamentos que até alguns anos eram impensados na perspectiva de um prognóstico de vida favorável para enfermidades, principalmente as crônicas(2). A relevância desta pesquisa está no fato de compreender que a assistência de saúde aos pacientes adultos e idosos portadores de úlcera venosa, requer uma assistência embasada em um modelo holístico de cuidado, onde o ser humano precisa ser assistido a partir das suas reais necessidades. Uma vez que esse estado patológico gera expectativa, medo, ansiedade em relação à qualidade de vida afetada, devido ao comprometimento da doença que limita e impede o indivíduo de exercer atividades diárias, com restrições sociais, profissionais, gerando elevados custos sociais e econômicos. A cronicidade das úlceras venosas requer um acompanhamento minucioso dos pacientes portadores dessa lesão junto à instituição de saúde envolvendo equipe multidisciplinar(3).

 

QUESTÃO

Como a avaliação da capacidade funcional pode influenciar na qualidade de vida do paciente adulto e idoso portador de úlcera venosa?

 

OBJETIVOS

Avaliar a capacidade funcional dos pacientes adultos e idosos portadores de úlceras venosas; identificar o impacto das limitações funcionais no autocuidado dos pacientes adultos e idosos portadores de úlceras venosas; discutir a relação da capacidade funcional e qualidade de vida em pacientes adultos e idosos portadores de úlceras venosas.

 

MÉTODO

Este estudo terá o delineamento do tipo transversal com enfoque observacional por meio da avaliação da capacidade funcional de pacientes adultos e idosos com úlceras; de abordagem quantitativa. Esta pesquisa será realizada no Ambulatório de Feridas do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP), localizado no município de Niterói/RJ. Os sujeitos envolvidos nesta pesquisa serão os pacientes adultos e idosos com úlceras venosas atendidos no HUAP, randomizados pelo cálculo amostral Bioestatic 4.0, que atendam aos critérios de inclusão do estudo, e que consintam participar da pesquisa de acordo com os preceitos éticos. Para coleta de dados serão utilizados os seguintes instrumentos: 1. Protocolo I (adaptado) – Perfil dos pacientes portadores de úlcera venosa; 2. Escala de atividades instrumentais de vida diária – LAWTON AIVDs; 3. Escala de atividades de vida diária – KATZ AVDs e 4. Escala de qualidade de vida de Flanagan. Para análise dos dados será utilizada a estatística descritiva simples. Este estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Faculdade de Medicina da universidade Federal Fluminense Nº 128.921, CAAE: 04826812.4.0000.5243, em conformidade com a Resolução 196 de 1996 do Conselho Nacional de Saúde em seu Item IV do Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados desse estudo serão utilizados tão somente para fins científicos. A abordagem para coleta de informações implicará no contato direto com o paciente e família ou mesmo no acompanhamento e observação dos sujeitos envolvidos no estudo.

 

REFERÊNCIAS

1. Battagin AM, Canineu PR. Avaliação da capacidade funcional e sintomas depressivos após cirurgia cardíaca. Mundo Saúde [ Internet ] 2008 Apr [ cited 2012 Sept 9 ] 32(2): 189-97. Available from: http://www.scamilo.edu.br/pdf/mundo_saude/59/189a197.pdf

2. Camacho ACLF, Coelho MJ. Políticas Públicas de Saúde do Idoso: Revisão Sistemática. Rev Bras Enferm [ Internet ] 2010 Mar [ cited 2012 Sept 9 ] 63 (2): 279-84. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n2/17.pdf

3. Abreu AM, Oliveira BGRB. Study of Unna boot compared to use of elastic bandage in patients with venous ulcers – clinical Trial. Online braz j nurs [ Internet ]. 2011 [ cited 2012 set 9 ] 10 (3). Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3311

 

 

Detalhes do projeto: Projeto de dissertação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde – UFF.
Orientadora: Profª Drª Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho
Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa: Nº 128.921 CAAE: 04826812.4.0000.5243
Apoio financeiro: projeto não financiado.
Endereço de Correspondência: Rua Antônio José dos Santos LT 11 Qd 04, São José de Imbassaí-Maricá, RJ. CEP: 24900-000. E-mail: enf_recsantos@yahoo.com.br

 

 

Recebido: 05/02/2013
Revisado: 26/06/2013

Aprovado: 27/06/2013