NOTAS PRÉVIAS
Website sobreprevenção de DST/HIV/AIDS para adolescentes católicos: estudo de validação
Adriana Gomes Nogueira Ferreira1, Patrícia Neyva Costa da Pinheiro1
1Universidade Federal do Ceará
RESUMO
Trata-se de projeto de tese de doutorado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.
Objetivos: Desenvolver um website com informações voltadas à sexualidade e prevenção de DST/HIV/Aids na adolescência; validar o conteúdo do website com informações voltadas à prevenção de DST/Aids na adolescência com especialistas e; validar o conteúdo do website com informações voltadas à prevenção de DST/Aids na adolescência com adolescentes.
Método: Estudo quantitativo do tipo validação que será dividido em três fases: desenvolvimento do website, validação de conteúdo por especialistas e validação aparente por adolescentes. A análise se dará ao final de cada fase. Com os dados pretende-se afirmar que o uso do website sobre prevenção de DST/Aids será importante estratégia de promoção e educação em saúde para contribuir com reflexão sobre o tema e, assim, facilitar a compreensão e o desenvolvimento de uma concepção crítica e autônoma sobre sexualidade, fé e saúde.
Descritores: Educação em Saúde; Enfermagem; Internet; Adolescente; Doença Sexualmente Transmissível.
SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA
Os estímulos às práticas de prevenção às DST/Aids perpassam a temática da sexualidade, as quais devem ser facilitadas inicialmente pela família, que ocupa lugar de destaque para o adolescente, seguida pela escola e pelos serviços e ou profissionais de saúde. No tocante à ética moral, a igreja é outro espaço para a abordagem de questões relativas à sexualidade, no entanto, silencia diante desta temática(1).
O fato de os adolescentes participarem de grupos religiosos os torna susceptíveis às DST/Aids, pois se ancoram na castidade e fidelidade, no adiamento das relações sexuais, porém sem conhecimento sobre sexo seguro, fato preocupante, por ser esta faixa etária possuidora de características de busca de identidade. A opinião de adolescentes a respeito das ações de prevenção das DST/Aids na escola se resumem a informações acerca do preservativo e, para eles, desta forma, incentiva a relação sexual precoce e desrespeita o outro, ele próprio e Deus(2).
Considerando que a internet oferece um importante meio para envolver muitas pessoas, especialmente os adolescentes, se faz necessário maximizar seu alcance e impacto visando a promoção da saúde neste novo cenário e, assim, otimizar sua funcionalidade(3). Diante do exposto, faz-se necessário elaborar estratégias educativas que facilitem o diálogo e promovam a reflexão crítica, para que, com autonomia, os adolescentes possam proceder suas escolhas de modo consciente. É preciso refletir sobre tecnologias educativas que subsidiem os adolescentes a refletirem sobre prevenção das DST/Aids, não somente à luz da ciência, mas à luz da fé, e assim contemplar os que se veem separados de um mundo em que a Aids é uma realidade.
HIPÓTESE
A construção de um website sobre prevenção de DST/Aids, voltado para adolescentes envolvidos em grupos religiosos será importante estratégia de promoção e educação em saúde, para contribuir com reflexão crítica sobre o tema e, assim, facilitar a compreensão e o desenvolvimento de uma concepção crítica e autônoma sobre sexualidade, fé e saúde.
OBJETIVOS
Desenvolver um website com informações voltadas à sexualidade e prevenção de DST/HIV/Aids na adolescência;
Validar o conteúdo do website com informações voltadas à prevenção de DST/Aids na adolescência com especialistas;
Validar o conteúdo do website com informações voltadas à prevenção de DST/Aids na adolescência com adolescentes.
MÉTODO
Pesquisa e desenvolvimento metodológico, do tipo validação aparente e de conteúdo, dividido em três fases: desenvolvimento do website, validação de conteúdo por especialistas e validação aparente por adolescentes. Será desenvolvido no município de Fortaleza-CE, Paróquia Nossa Senhora de Fátima no período de 2012 a 2013, com utilização de grupos focais e instrumentos para validação do website.
A população do estudo será composta por especialistas com critérios previamente estabelecidos e adolescentes, observados os critérios para cada fase. Na fase 1: idade entre 14 e 20 anos, envolvidos em atividades da igreja e domínio básico no uso da internet. Serão excluídos os que não participarem de todas as sessões do grupo focal. Para a fase 3: adolescentes entre 10 a 19 anos, domínio no uso da internet, que se autodenominem católicos (baixo estrato) e integrantes de grupo de jovens (alto estrato). A análise dos dados se dará ao final de cada fase do estudo. Para a fase de validação, os dados serão analisados com auxílio do software SPSS, versão 17.0 for Windows procedida da análise de concordância entre os especialistas e adolescentes das Fases 2 e 3, respectivamente, por meio de análises de associações e correlações linear de Pearson. Utilizar-se-á análise estatística descritiva quando serão calculadas as porcentagens das variáveis individualmente, além das medidas de tendência central média, mediana e máximo das variáveis estudadas. A análise também ocorrerá baseada na literatura da referente temática.
REFERÊNCIAS
1. Ferreira AGN. Círculo de Cultura com adolescentes pertencentes a grupos religiosos e a prevenção do HIV/AIDS [ dissertação ]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; 2010.
2. Ferreira AGN, Vieira NFC, Pinheiro PNC. What adolescents think of religious groups on sexuality: action research. Online braz j nurs [ Internet ]. 2010 [ cited 2013 Feb 04 ]; 9(2):[about 6 p.]. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2010.2955.
3. Gold J, Pedrana A, Sacks-Davis R, Hellard M, Chang S, Howard S, et al. A systematic examination of the use of Online social networking sites for sexual health promotion. BMC Public Health. 2011; 11(583): [ about 8 p. ].
DADOS DO PROJETO
Projeto de doutorado do Programa de Pós graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e aprovado em 26/04/12 pela banca composta por: Patrícia Neyva da Costa Pinheiro (orientadora); Andrea Soares Rocha da Silva (Membro); Marcos Venícios de Oliveira Lopes (Membro) e; Lorena Barbosa Ximenes (Membro).
APROVAÇÃO NO CEP
Data de aprovação 16/10/12 de acordo com o CAAE 05941212.1.0000.5054.
APOIO FINANCEIRO À PESQUISA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de acordo com o Edital Universal de 2011 de número: 482033/2011-8.
CONTRIBUIÇÕES DOS AUTORES
- Concepção e desenho: Adriana Gomes Nogueira Ferreira e Patrícia Neyva da Costa Pinheiro.
- Escrita do artigo: Adriana Gomes Nogueira Ferreira
- Revisão crítica do artigo: Patrícia Neyva da Costa Pinheiro
- Aprovação final do artigo: Adriana Gomes Nogueira Ferreira e Patrícia Neyva da Costa Pinheiro.
Recebido: 17/02/2013
Revisado: 17/06/2013
Aprovado: 18/06/2013