NOTAS PRÉVIAS

 

Cuidados familiares à criança com asma: estudo descritivo

 

Neila Santini de Souza1, Eliane Tatsch Neves2, Regina Issuzu Hirooka de Borba3

1Universidade Federal do Pampa
2Universidade Federal de Santa Maria
3Universidade Federal de São Paulo

 


RESUMO
Objetivo: Compreender como os familiares cuidadores desenvolvem o cuidado à criança com asma.
Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, que utiliza o Método Criativo – Sensível; desenvolvido no Programa Infantil de Prevenção da Asma do município de Uruguaiana, RS. Para a produção dos dados no grupo de familiares serão utilizadas três Dinâmicas de Criatividade e Sensibilidade (DCS): Corpo Saber, Mapa Falante e Costurando Estórias. Os dados produzidos serão submetidos à análise de discurso francesa.
Descritores: Asma; Cuidadores; Criança; Enfermagem.


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

A asma é uma doença inflamatória crônica de alta incidência em crianças e adolescentes no mundo. Constitui importante problema de saúde pública no Brasil e sua prevalência vem aumentando nos últimos anos. Resultados de pesquisa apontou um incremento anual de 1% entre crianças e adolescentes no período de 1998 e 2008(1). Possui relevante morbidade, consequências negativas para crianças e familiares. A enfermagem precisa reconhecer as dificuldades que os familiares destas crianças possuem para prover o cuidado à criança, podendo auxiliar na promoção de sua autonomia no cuidado, no empoderamento para o controle social e na construção de novas políticas públicas de saúde que beneficiem estes usuários. A necessidade de assumir o cuidado no domicílio evidencia a importância da subjetividade nas relações interpessoais e da troca de saberes entre usuários e profissionais de saúde, sendo imprescindível respeitar as expectativas e as significações de cada cuidador familiar(2). A asma é uma doença crônica não transmissível, importante do ponto de vista epidemiológico e foco de ações estratégicas do Ministério da Saúde no Brasil desde o ano de 2011. Este estudo justifica-se pela relevância em conhecer a situação real dos cuidados no domicílio desenvolvidos pelos familiares cuidadores, apresentando-se como uma das lacunas de conhecimento dentro desta temática de pesquisa. Assim, delimitou-se como objeto deste estudo o cuidado realizado pelos familiares às crianças com asma.

 

QUESTÕES NORTEADORAS

Como ocorre o cuidado à criança com asma realizado pelos familiares?
Existem dificuldades para desenvolver este cuidado?
Quais são as redes de apoio fora do contexto familiar?

 

OBJETIVOS

Geral
Compreender como os familiares cuidadores desenvolvem o cuidado à criança com asma.

Específicos
Descrever o cuidado desenvolvido pelos familiares cuidadores de crianças com asma;
Conhecer a rede de apoio das crianças com asma e de seus familiares cuidadores no contexto da comunidade;
Compreender as implicações de ser um familiar cuidador de crianças com asma.

 

MÉTODO

Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, em andamento, que utiliza o Método Criativo – Sensível com doze familiares cuidadores de crianças com asma de um Programa Infantil de Prevenção da Asma em Uruguaiana/RS. Este programa funciona em uma policlínica infantil da secretaria municipal de saúde. Critérios de inclusão: ser familiar cuidador de criança com asma, que estivessem presentes em consultas de acompanhamento ou de retorno, nos últimos três meses. Critério de exclusão: ser cuidador de criança maior de cinco anos. Para a produção dos dados desta pesquisa será utilizado o Método Criativo - Sensível (MCS). Os dados serão produzidos, transcritos e analisados a partir das Dinâmicas de Criatividade e Sensibilidade (DCS) que são o eixo estruturante do MCS(3), durante o período do segundo semestre de 2012 e primeiro semestre de 2013. As DCS escolhidas para serem aplicadas neste estudo são denominadas: Corpo Saber, Mapa Falante e Costurando Estórias. O MCS é um método de produção de dados em grupo, os quais emergem a partir das DCS. Estas conjugam técnicas consolidadas de coleta de dados da pesquisa qualitativa, tais como, a entrevista coletiva, a discussão grupal e a observação participante para produzir dados no espaço do grupo de forma dinâmica, dialógica e interacional(3). Nas DCS oportuniza-se o exercício do senso crítico e reflexivo dos copartícipes da pesquisa durante o processo de criação artística. A discussão adotará como referencial teórico a Teoria Libertadora de Paulo Freire na perspectiva do empoderamento dos sujeitos para cuidar de uma criança com asma. Os dados serão submetidos à análise de discurso em sua corrente francesa. Espera-se que o estudo contribua para o cuidar em enfermagem, na perspectiva da inclusão da família nos cuidados, bem como para a elaboração de políticas públicas que propiciem o acesso aos serviços de saúde às crianças com asma e seus familiares.

 

REFERÊNCIAS

1. Wehrmeister FC, Menezes AMB, Cascaes AM, Martínez-Mesa J, Barros AJD. Time trend of asthma in children and adolescents in Brazil, 1998-2008. Rev saúde pública [ Internet ]. 2012 Apr [ cited  2013  Jan  22 ]  46(2): 242-50. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034

2. Paiva RS, Valadares GV, Pontes JS. The need to become family caregivers: qualitative study focusing on the theory based on data. Online braz j nurs [ Internet ]. 2012 Dec [ cited 2013 Jan 22 ] 11(3):607-20. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3638

3. Neves ET, Cabral IE, Silveira A. Family network of children with special health needs: implications for Nursing. Rev latinoam enfermagem [ Internet ]. 2013 Mar [ cited 2013 June 12 ] 21(2):562-70. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v21n2/0104-1169-rlae-21-02-0562.pdf  

 

 

Dados do Projeto: Projeto de doutorado (Doutorado Interinstitucional - DINTER) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), aprovado em 16 de agosto de 2012 pela banca: Regina Issuzu Hirooka de Borba (Presidente/UNIFESP), Eliane Tatsch Neves (UFSM), Ana Lucia de Moraes Horta (UNIFESP), Elisa da Conceição Rodrigues (UFRJ/EEAN). O projeto encontra-se em andamento.
Aprovação no CEP: O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo/Hospital São Paulo sob número 116.073 em 2012. Apoio financeiro: Bolsa de doutorado do Edital de fomento da CAPES/DINTER Novas Fronteiras/2009 e recursos do Edital/2012 da UNIPAMPA do Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico (PBDA).
Endereço para correspondência: BR 472, Km 592, Caixa Postal 118, Uruguaiana, RS.  CEP: 97500-970.
Endereço eletrônico: neilasantini25@gmail.com

 

 

Autores e participação na pesquisa

Neila Santini de Souza - participou da pesquisa na elaboração, coleta e estruturação da nota prévia.
Regina Issuzu Hirooka de Borba - participou na orientação e estruturação da nota prévia.
Eliane Tatsch Neves - participou na orientação e estruturação da nota prévia.

 

 

Recebido: 23/01/2013
Revisado: 09/06/2013

Aprovado: 25/06/2013