NOTAS PRÉVIAS

 

 

Percepção da equipe de enfermagem frente aos cuidados paliativos: perspectiva fenomenológica merleau-ponty

 


Waleska Christina Brandão1, Rose Silva1, Eliane Ramos Pereira1
1Universidade federal Fluminense

 


RESUMO
Objetivo: Identificar a percepção da equipe de enfermagem frente à assistência de enfermagem ao paciente em cuidados paliativos. Método: Estudo do tipo descritivo- exploratório de abordagem qualitativa. A pesquisa será realizada em um hospital da rede privada de saúde, situado no estado do Rio de Janeiro. Os sujeitos da pesquisa serão enfermeiros e técnicos de enfermagem atuantes na unidade de cuidados paliativos, seguindo-se um protocolo de pesquisa que consta de caracterização individual, com variáveis sociodemográficas e funcionais, além de questionário semiestruturado para a avaliação da percepção deste profissional sobre o cuidado paliativo. As variáveis e os itens que compõem o instrumento serão analisados em categorias temáticas.
Palavras-chave: Percepção; Oncologia; Cuidado Paliativo.


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

Durante a minha trajetória observei empiricamente que, apesar dos profissionais de saúde, incluindo enfermeiros e técnicos de enfermagem, prestarem assistência direta aos pacientes oncológicos em fase de paliação e reconhecerem a importância dos cuidados a estes pacientes, o processo assistencial encontra-se em um contexto divergente aos princípios que devem reger os cuidados a esses pacientes de acordo com a preconização da Organização Mundial de Saúde(1). Este contexto aflorava em minha essência, uma profunda inquietação no modelo assistencial que vivenciava desde a academia. Ao concluir a minha graduação e ser contratada como enfermeira supervisora desta instituição privada de saúde, as minhas inquietações em relação aos cuidados assistenciais prestados aos pacientes terminais, continuavam a incomodar-me fortemente. E a partir deste momento surgiam internamente um turbilhão de questionamentos em relação à percepção da equipe de enfermagem à essa população- alvo tão distinta e ao mesmo tempo tão desafiadora em relação à assistência e as relações humanas estabelecidas. Foi através dessas observações prematuras enquanto acadêmica e posteriormente amadurecidas na visão profissional, que percebi que as situações observadas e vivenciadas, mereciam ser estudadas e analisadas, e que por consequência, esse estudo iria implicar em um retorno para a minha prática assistencial. Com base nesta linha de raciocínio, a minha pesquisa tem como objeto de estudo a percepção da equipe de enfermagem frente aos cuidados paliativos visto que o câncer é um dos maiores problemas de saúde pública brasileira em decorrência da sua incidência e da alta taxa de mortalidade associada.

 

OBJETIVOS

Compreender a percepção da equipe de enfermagem frente ao cuidado paliativo em oncologia a partir do referencial fenomenológico de Merleau-Ponty(2); Indicar as implicações desta percepção na práxis de enfermagem; Elaborar tecnologia educacional em forma de blog acerca do cuidado humanizado frente ao paciente em cuidados paliativos visando a capacitação da equipe de enfermagem.

 

MÉTODO

Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa(3), o qual será desenvolvido em duas fases: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo.
O levantamento bibliográfico incluirá livros, revistas, artigos e outras bibliografias relevantes a esta pesquisa. A pesquisa de campo, por sua vez, será realizada por meio de observação participante e entrevistas individuais com o objetivo de captar as percepções de profissionais de saúde nos cuidados aos pacientes oncológicos terminais.
O cenário de pesquisa será um hospital da rede privada de saúde, situado na cidade do Rio de Janeiro-RJ que tem por principais atividades a clínica médica, clínica cirúrgica geral, e a emergência voltadas para o diagnóstico mediante utilização da tecnologia dura e tratamentos de nível cirúrgico, oncológicos e de paliação aos pacientes em estado terminal.
Os sujeitos entrevistados serão técnicos de enfermagem e enfermeiros que trabalham, nos setores clínico e cirúrgico do referido hospital, há pelo menos um ano atuando nos cuidados aos pacientes oncológicos em fase terminal. Para realização das entrevistas se utilizará de um roteiro de entrevista com perguntas abertas. A coleta de dados se iniciará após aprovação do Comitê de Ética e perdurará pelo período de seis meses.
Os dados e resultados obtidos serão analisados e interpretados, visando seu agrupamento em categorias mais amplas que se relacionem com os conceitos de percepção fundamentada na fenomenologia existencial, traduzida pelo pensamento de Maurice Merleau–Ponty.

 

REFERÊNCIAS

1. Organização Mundial Saúde. Organização Pan Americana da Saúde.  Cuidados Paliativos: Guias para el manejo clinico. 2ª ed. [ S.l. ]: OPAS; 2004.

2. Merleau-Ponty M. Fenomenologia da Percepção. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes; 2006.

3. Lima D. Desenhos de pesquisa: uma contribuição para autores. Online Braz J of Nursing [ serial in the Internet ]. 2011 oct [ cited 2012 oct 12 ] 10(2). Avaliable from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3648.

 

 

Dados do Projeto

Projeto de dissertação do Programa de Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, em andamento para aprovação. 
Orientadora: Profª. Drª. Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva.
Coorientadora: Profª. Drª. Eliane Ramos Pereira.

 

 

Recebido: 17/10/2012
Aprovado: 17/10/2012