NOTAS PRÉVIAS

 

 

Educacão permanente possibilitando novas práticas na saúde mental: um estudo descritivo

 


Amanda dos Santos Mota1, Ana Lúcia Abrahão1, Ândrea Cardoso de Souza1

1Universidade Federal Fluminense

 


RESUMO
Projeto de dissertação do Mestrado Profissional Ensino na Saúde da Universidade Federal Fluminense que tem como objetivo geral analisar o processo de implantação das ações de Educação Permanente (EP) em um hospital psiquiátrico do Município de Niterói/ RJ. E como objetivos específicos descrever as mudanças no trabalho da equipe de enfermagem nesse hospital, a partir da implantação de um grupo de discussão/supervisão, e descrever as características da EP como dispositivo de mudança na prática profissional na saúde mental. Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta dos dados se dará a partir de entrevista aberta com profissionais de enfermagem, grupo focal e o diário de campo. Os dados serão analisados com base na análise de conteúdo. Com o presente estudo espera-se uma mobilização interna no hospital, a elaboração de um projeto que proporcione alternativas para expansão e fortalecimento do processo de EP nesse espaço.
Palavras-chave: Saúde Mental; Educação em Saúde; Enfermagem


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

O trabalho em saúde mental, hoje, impele para a construção e consolidação de redes substitutivas que possibilitem o cuidado integral, singularizado e no território. Dessa maneira as ações do Ministério da Saúde, nessa área, consistem na estruturação de programas e dispositivos de atenção articulada em rede. As ações e a incorporação dos novos conhecimentos trazidos pela Reforma Psiquiátrica, por parte dos profissionais, são fundamentais e auxiliam nos processos de adesão e continuidade dos tratamentos, possibilitando os usuários viverem de forma mais autônoma. Entretanto, a inovação, no campo das ideias e no da estruturação na Saúde Mental, não foi acompanhada, no mesmo ritmo, no campo da formação e do trabalho em saúde, onde um produz o outro (1). Nessa configuração, o processo de trabalho, principalmente, da equipe de enfermagem, não conseguiu caminhar na construção e adoção de novas práticas em saúde mental, requisitos necessários na construção de uma clínica ampliada. Dessa forma, os profissionais devem ser vistos como um componente dinâmico que necessita de apoio e de investimento permanente(2).
A prática da equipe de enfermagem é marcada por conflitos derivados da transição paradigmática nos modos de intervenção em saúde mental. Conflitos marcados de um lado por novas convocações, por parte dos gestores das instituições públicas, para uma prática centrada na subjetividade da clínica, na sensibilidade do cuidado e, por outro, por parte da equipe de enfermagem, cercados pela resistência à implementação de novas práticas de cuidado e pela falta de conhecimento e de motivação. Encontram-se, por vezes, tão imersos e sobreimplicados que não refletem sobre si mesmo no agir como produtor do cuidado. E é nessa configuração, que a EP se apresenta como eixo possibilitador de tais necessidades.
A Educação Permanente é compreendida como um processo educativo contínuo, de revitalização e de superação pessoal e profissional. Baseia-se na aprendizagem significativa e se desenvolve a partir dos problemas cotidianos que ocorrem nos espaços de trabalhos, levando em consideração os conhecimentos e as experiências pré-existentes em uma equipe(3).
Diante do exposto, trazemos como questões norteadoras: Como a equipe de enfermagem incorpora, no seu trabalho, o debate produzido nos encontros de Educação Permanente? Qual o uso que a equipe de enfermagem tem feito dos espaços de Educação Permanente oferecidos no interior do hospital psiquiátrico do município de Niterói/RJ? A Educação Permanente exercida pela equipe de enfermagem promove mudanças no hospital psiquiátrico do município de Niterói/RJ?
Como objetivo geral tem-se: analisar o processo de implantação das ações de Educação Permanente em um hospital psiquiátrico do Município de Niterói/ RJ. E como objetivo específico: descrever as mudanças no trabalho da equipe de enfermagem nesse hospital a partir da implantação de um grupo de discussão/supervisão, e também  as características da EP como dispositivo de mudança na prática profissional na saúde mental.

 

MÉTODO

Trata-se de um estudo descritivo, com caráter exploratório e de abordagem qualitativa, para fornecer análise mais detalhada sobre as práticas de cuidado dos profissionais de enfermagem, a partir da implementação do processo de EP. O estudo será desenvolvido em um hospital público psiquiátrico do município de Niterói/ RJ e terá como população alvo os técnicos de enfermagem e enfermeiros do hospital, os quais tenham participado, no mínimo quatro vezes, dos encontros discussão/supervisão e trabalhem na unidade há, no mínimo, três meses. O número estimado de sujeitos participantes serão 59, entre técnicos e enfermeiros. A coleta de dados será realizada através de uma entrevista aberta. Por outro lado, as atitudes, os valores dos profissionais de enfermagem serão explorados através de um grupo focal e do diário de campo. Para análise dos dados será empregada a análise de conteúdo, através da categorização temática, que pressupõe a formação de classes e de categorias para agrupar os dados e  transmitir, mais visivelmente, seu significado. Este estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro. Quanto aos aspectos éticos, será obedecida a portaria nº 196/96 do Ministério da Saúde que regulamenta os critérios para as pesquisas envolvendo seres humanos.

 

REFERÊNCIAS

1. Merhy, EE. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec; 2007.

2. Mângia EF. Formação e educação permanente para produzir boas práticas em saúde mental. Rev Ter Ocup Univ [ serial in the Internet ]. 2009  [ cited  2012  Jul  02 ]  20(2). Available from: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-91042009000200001&lng=pt.

3. Lino M, Backes V, Schmidt, Ferraz F, Prado M, Martins S. The reality of Nursing Continuing Education in the Public Health Services: A descriptive study.  Online braz j nurs [ serial on the Internet ]. 2007 [ Cited 2012 July 2 ] 6(0). Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/619

 

 

Dados do projeto: Projeto de dissertação do Programa do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde: Formação docente interdisciplinar para o SUS, submetido ao comitê de ética no dia 25/06/2012.
Endereço para correspondência: Amanda dos Santos Mota. Rua Emílio de Menezes, nº 120, Porto Velho, São Gonçalo – RJ; CEP: 24426-390. Endereço eletrônico: amandas_mota@yahoo.com.br.

Aprovado: 19/07/2012
Recebido: 04/09/2012