A MUDANÇA DO SISTEMA DE SAÚDE NOS EUA E SUAS REPERCUSSÕES GLOBAIS

 

Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos Santos1

1 Universidade Federal Fluminense

 

 

É muito interessante a leitura de alguns dos fragmentos do relatório do The Future of Nursing: Leading Change, Advancing Health at the Institute of Medicine (IOM) que trata da discussão do lugar mais eficiente e eficaz da Enfermagem no sistema de cuidados em saúde nos EUA nos anos de mudança do sistema de saúde (1).

Algumas pesquisas desenvolvidas por esse Instituto assinalam que um número pequeno de enfermeiras faz parte de Conselhos e de Comitês de Administração de Saúde em muitos hospitais.

Uma das propostas em discussão pontua que as enfermeiras podem preencher novos papéis, expandindo-os e, assim, redesenhando o sistema de cuidados em saúde, com médicos e outros profissionais de saúde (2). As enfermeiras, todavia, devem assumir a liderança das tarefas e os cuidados primários e a prevenção devem guiar o sistema de saúde.

Segundo o relatório, que tal mudança atenderia milhões com acesso à saúde, embora essa nova perspectiva requeira uma reavaliação dos seguintes aspectos: prática de enfermagem; avanços na educação em enfermagem em todos os níveis; aperfeiçoamento da prática de enfermagem sobre o cuidado continuados em saúde; transformação na utilização dos enfermeiros, através da criação de novos postos; e liderança em todos os níveis, desenvolvendo efetiva e apropriadamente novas relações com parceiros da equipe de saúde (2).

O relatório recomenda quatro ações gerais (3):

O enfermeiro deve explorar toda a extensão de sua educação e formação.

O enfermeiro deve atingir níveis mais elevados de educação e formação através de um sistema de melhoria da educação que promova a progressão acadêmica contínua.

Os enfermeiros devem ser parceiros, de pleno direito, de médicos e de outros profissionais de saúde, na reformulação dos cuidados de saúde nos Estados Unidos.

A reorganização do sistema de coletas de dados e da infraestrutura de informação a fim de que se planeje o emprego eficaz da força de trabalho e se fomentem políticas mais adequadas à nova situação.

A IOM reconhece o papel único que os enfermeiros desempenham no sistema de saúde. Devido ao fato de os enfermeiros terem proximidade regular dos pacientes e compreensão científica dos processos de atendimento em todo o continuum de cuidados, têm capacidade única de atuar como parceiros de outros profissionais de saúde, levando à melhoria e ao reordenamento do sistema de saúde e de seus ambientes, incluindo-se, aí,  hospitais, escolas, casas, etc.

Nos próximos editoriais colocaremos em questão as metas preconizadas do relatório a luz da realidade brasileira.

 

REFERENCES

 

1.    http://www.iom.edu/Reports/2010/The-Future-of-Nursing-Leading-Change-Advancing-Health/Report-Brief.aspx?page=1

2.    http://www.iom.edu/Reports/2010/The-Future-of-Nursing-Leading-Change-Advancing-Health/Report-Brief.aspx?page=3

3.    http://www.iom.edu/Reports/2010/The-Future-of-Nursing-Leading-Change-Advancing-Health/Report-Brief.aspx?page=4

 

 

Recebido: 24/04/2012

Aprovado: 24/04/2012