NOTAS PRÉVIAS

 

Hospital psiquiátrico de custódia: interferências na saúde do trabalhador de enfermagem – estudo descritivo

 

 

Fernanda Souza Santos1, Geilsa Soraia Cavalcanti Valente2

1,2 Universidade Federal Fluminense


RESUMO

Este estudo aborda questões relacionadas com a enfermagem em saúde ocupacional, em relação ao processo de trabalho no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, apresentando formas de cuidar/cuidado na prisão, configurando situações de periculosidade. Desta forma, o problema de pesquisa aborda questões do processo de trabalho no HCTP e as interferências na saúde dos profissionais de enfermagem. Pesquisa qualitativa, descritiva, tendo como cenário um hospital localizado na cidade de Niterói/RJ e como sujeitos os componentes da equipe de enfermagem. Serão utilizados para a coleta de dados um instrumento de desenvolvimento sócio-cultural e entrevista semi-estruturada. Será utilizada a análise de conteúdo por categorias temáticas, com base em Bardin, à luz dos trabalhos de Dejours sobre psicopatologia.
Palavras-chaves: Equipe de Enfermagem; Saúde do Trabalhador; Enfermagem Psiquiátrica; Prisões.


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA


Este estudo aborda questões relacionadas à Saúde do trabalhador de enfermagem no que tange ao processo de trabalho no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, apresentando as formas de cuidar/cuidado em cárcere, configurando situações de periculosidade. Desta forma, o problema de pesquisa aborda a questão do processo de trabalho no HCTP e a interferência na saúde do profissional de enfermagem. Pesquisa qualitativa descritiva tendo como cenário o Hospital de Custodia e Tratamento Psiquiátrico, situado na cidade de Niterói/RJ e como sujeitos a equipe de enfermagem. Para coleta de dados utilizar-se-á instrumento de caracterização sócio-cultural dos sujeitos e a entrevista semi-estruturada. Será utilizada a análise temática de conteúdo de Bardin com o levantamento de categorias analíticas, as quais serão fundamentadas a luz da psicopatologia do trabalho de Dejours, contextualizando o processo de trabalho no HCTP com a teoria do Caos de James Gleick e a complexidade do Sistema Penal em Edgar Morin. O Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico - (HCTP), é um hospital prisão, um estabelecimento penal que visa assegurar à custódia e o tratamento do psicótico infrator, aquele que cometeu delito em decorrência de transtorno mental(¹). O HCTP trás na essência, seu caráter ambivalente e ambíguo, uma vez que agrupa características hospitalares e de prisão. É neste ambiente híbrido, de clientela tão específica que encontramos o profissional de enfermagem, tentando entender seu papel; sabedor de sua responsabilidade ética, e que trás consigo estigmas morais provenientes de uma cultura de criação, e isto contribuiu para a gênese de sentimentos como a discriminação, a não aceitação das diferenças e o medo, proporcionando muitas vezes, situações conflitantes, entre os cuidados administrados a esses pacientes e o íntimo de quem os administra(²). Busca-se, portanto, expor os fatores ambientais, ao se explorar às inúmeras situações cotidianas com que os trabalhadores de enfermagem dos HCTPs, se deparam e que possam impactar direta ou indiretamente sobre sua saúde. Cada ambiente hospitalar possui particularidades tanto em sua rotina e organização laboral, quanto em seu ambiente de trabalho. O que provavelmente as diferencia neste sentido, é a intensidade do estresse provocado nestes diferentes setores e a sua recorrência(³). A saúde do trabalhador constitui um campo que objetiva a compreensão do processo saúde-doença dos grupos humanos em sua relação com o trabalho e, a partir daí, desenvolve alternativas que levem a transformação em direção à apropriação pelos trabalhadores da dimensão humana do trabalho. Dessa forma, a problematização da relação trabalho-saúde coloca no centro da análise o caráter social do processo saúde-doença e a necessidade de atendê-lo na sua articulação com o processo de produção.

QUESTÃO NORTEADORA

De que forma o processo de trabalho no HCTP, pode interferir na saúde do profissional de enfermagem?

 

OBJETIVOS

Descrever o processo de trabalho  no HCTP;Identificar fatores de vulnerabilidade no ambiente de trabalho; Levantar as estratégias utilizadas pela equipe de enfermagem na minimização dos danos a sua saúde. 

 

METODOLOGIA

Pesquisa qualitativa descritiva utilizando como técnica de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. O cenário de pesquisa é o Hospital de Custodia e Tratamento Psiquiátrico, localizado na cidade de Niterói/RJ e como sujeitos os profissionais que compõe a equipe de enfermagem. Para coleta de dados utilizar-se-á instrumento de caracterização sócio-cultural dos sujeitos e a entrevista semi-estruturada. Será utilizada a análise temática de conteúdo de Bardin com o levantamento de categorias analíticas. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, atendendo aos requisitos estabelecidos pela Resolução nº 196/96.

 

REFERÊNCIAS

1. Carrara SL. O crime e loucura: o aparecimento do manicômio judiciário na passagem do século. Rio de Janeiro (RJ): EdUERJ; 1998.

2. Santos MLSC, Souza FS, Santos CVSC. As Marcas da Dupla Exclusão: experiências da enfermagem com o psicótico infrator. Texto & Contexto Enferm. 2006; 15 (nº esp.): 79-87.

3. Rocha MCP, Martino MMF, Ferreira LRC. Stress of nurses working in different departments of the hospital: a descriptive study. Online Braz J of Nurs [ periodic online ]. 2009 [ cited 2011 Jul 30 ] 8(1). Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2009.2555/562.

 

 

Dados do projeto: Projeto de dissertação do Programa de Mestrado Profissional de Enfermagem Assistencial da UFF.
Aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da UFF, sob nº CAAE:0039.0.258.000-11.
Orientador: Profa. Dra. Geilsa Soraia Cavalcanti Valente.
Apoio Financeiro à Pesquisa: Conselho Regional de Enfermagem - RJ.

Endereço para correspondência: Fernanda Souza Santos
Rua Dr° Pio Borges n° 2822, Pita- São Gonçalo.
Endereço eletrônico: nandasimpattica@yahoo.com.br

Recebido:25/08/2011
Aprovado:02/04/2012