RISCOS DE CONTÁGIO EM TUBERCULOSE NO AMBIENTE HOSPITALAR: ESTUDO TIPO SURVEY
Ingrid Ramos Reis1, Marilda Andrade2, Fabiana Barbosa Assumpção3
1,2,3 Escola de Enfermagem Afonso de Aurora Costa
Resumo: Estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa, tendo os seguintes objetivos:- Analisar a influência da tuberculose no ambiente hospitalar na percepção da equipe de enfermagem frente aos riscos de contágio em um hospital universitário do Rio de Janeiro; descrever a frequência da tuberculose pulmonar nos profissionais de enfermagem; identificar os mecanismos de controle da tuberculose acerca da biossegurança, existente em um hospital universitário do município de Niterói- RJ- Brasil. Os aspectos éticos serão respeitados conforme a resolução 196/96.
Descritores: tuberculose pulmonar, pessoal de saúde, epidemiologia, enfermagem
Situação Problema e sua significância: O risco de transmissão hospitalar pelo Micobacterium tuberculosis pode aumentar conforme os aspectos relacionados ao atraso no diagnóstico de tuberculose e decisões inadequadas quanto a determinação do início e término da acomodação dos pacientes em quartos privativos, favorecendo ao risco de infecção tuberculosa em profissionais de saúde.1
A falta de comunicação e de preparo para identificar os sintomas clássicos da doença para dispensar cuidados específicos constitui situações de risco de se infectarem, principalmente pela exposição desprotegida e prolongada, quando medidas de proteção não são adotadas de forma precoce.²
Objetivo Geral - Analisar a influência da tuberculose no ambiente hospitalar na percepção da equipe de enfermagem frente aos riscos de contágio em um hospital universitário do Rio de Janeiro. Específicos: - levantar a ocorrência da tuberculose pulmonar nos profissionais de enfermagem; Identificar os mecanismos de controle da tuberculose acerca da biossegurança, existente na unidade hospitalar de um hospital universitário do município de Niterói- Rio de Janeiro.
Caminho teórico- metodológico: Trata-se de um delineamento descritivo, retrospectivo do tipo levantamento em prontuário e de campo tipo survey, tendo como referencial teórico os preceitos de Dejours. A amostra foi constituída por 81 profissionais.
Será utilizada análise descritiva e estatística dos dados através do Statistical Package for Social Sciences for Windows ( pacote estatístico SPSS) versão 17.0. O estudo seguirá as normas da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFF, sob protocolo nº 049/11.
Referência
1- Valle S. & Telles, J. L. (Org.). Bioética – Biorrisco: Abordagem transdisciplinar. Rio de Janeiro:Interciência; 2003.
2-
Avelar MCQ, Paula TAC, Shimizu MI, Neves
MA, Petrizzo CE. The nursing team’s knowledge of care
for patients suspected of having or diagnosed with pulmonary tuberculosis – an
exploratory study. Online Braz J Nurs [serial on the Internet]. 2006, 5(2),
Retrieved 2010-06-12, from:http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/292/58
Dados do projeto:
Projeto de dissertação do programa de mestrado profissional em enfermagem assistencial- UFF.
Aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da UFF, sob nº CAAE:0052.0.258.000-11
Orientadora: Marilda Andrade.
Endereço para correspondência: Ingrid Ramos Reis Couto. Rua: Retiro dos Artistas, nº 1931, APT: 604/BL. 07- Jacarepaguá- RJ- CEP: 22770-104. Endereço eletrônico: ingridramosr.couto@yahoo.com.br