Online braz j nurs

The managerial function in the contemporary world: managerial competences in the nursing graduation courses – a qualitative study.

A função gerencial no mundo contemporâneo: as competências gerenciais no curso de graduação em enfermagem – um estudo qualitativo. 

Roberta Dantas Breia de Noronha; Marluci Andrade Conceição Stipp

- Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), RJ,Brasil

 

Situação-problema e sua significância:

É exigido do aluno, ao iniciar o estágio hospitalar, o desenvolvimento de habilidades, capacidades técnico-científicas, atitudes e competências, tornando-se esta uma experiência complexa e difícil para o mesmo1. A dificuldade em articular teoria e prática e a complexidade em realizar tarefas gerenciais, sempre me fizeram questionar sobre o processo de formação gerencial do enfermeiro. O desenvolvimento das atividades dos graduandos no campo prático ocorre essencialmente na dimensão técnica da enfermagem, muitas vezes dissociado do contexto em que elas ocorrem. Percebe-se uma necessidade de avaliação do alcance dos seus objetivos e da apropriação de conhecimentos sobre os conteúdos programáticos propostos nas disciplinas na área de Administração em Enfermagem, no sentido de direcionar os enfoques temáticos para sustentar as competências do profissional enfermeiro que os cursos de graduação propõem-se a formar2. Ao se deparar com o descompasso entre os mundos da formação e da prática, o egresso se fragiliza, já que está desprovido de atitudes e estratégias de embates apropriados para uma resposta em tempo hábil. Entre as diversas atividades que permeiam o fazer do enfermeiro destacam-se as atividades administrativas e assistenciais. O enfermeiro é o responsável pelo gerenciamento do trabalho, pela busca da efetividade das ações, com resultados rápidos que gerem benefícios econômicos, sociais e políticos3. A capacidade de gerenciar torna-se um requisito importante para o enfermeiro, pois necessita de julgamento eficaz e preciso em suas ações assistenciais, para otimizar o cuidado direto e indireto prestado ao cliente.

Questões Norteadoras: Quais são as atuais demandas gerenciais do graduando no campo prático hospitalar? Quais as competências necessárias para a formação do graduando para a prática gerencial em enfermagem?

Objetivos: Descrever as atividades do graduando no gerenciamento de enfermagem no seu campo prático hospitalar; Discutir as competências necessárias para a formação do graduando para a prática gerencial em enfermagem.

Metodologia: Estudo do tipo descritivo com abordagem qualitativa. O cenário para a realização desta pesquisa será a Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ).  Os sujeitos do estudo serão os alunos regularmente inscritos no último período do Curso de Graduação em enfermagem da referida Universidade. O instrumento de pesquisa será um roteiro de entrevista semi-estruturado e a observação não-participante com registro em diário de campo. As informações serão registradas e posteriormente, agrupadas, classificadas e avaliadas por meio de categorias. Este estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery / Hospital Escola São Francisco de Assis, sob o Parecer nº 065/09.

Referências:

1. Casate JC, Correa AK. Vivências de alunos de enfermagem em estágio hospitalar: subsídios para refletir sobre a humanização em saúde. Rev Esc Enferm USP 2006; 40(3):321-8

2. Oliveira JC. Competência gerencial em enfermagem: Identificação do grau de competência desenvolvido por graduandos em uma universidade privada [tese]. Rio de Janeiro (RJ):Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo; 2009.

3. Garlet E, Trindade L, Lima M, Bonilha A. The resignification of management processes in care procedures in nursing. Online Braz J Nurs 2006, 5(3).Retrieved 2010/02/03, from http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/613

 

Dados do projeto:

Projeto de Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ. Aprovado em 27/08/2009 pela banca composta por: Profª. Dra. Marluci Andrade Conceição Stipp (Orientadora - Presidente da banca); Dra. Valéria Zadra de Matos (1º membro); Profª. Dra. Joséte Luzia Leite (2º membro). Aprovado no CEP da Escola de Enfermagem Anna Nery/Hospital São Francisco de Assis em 29/09/2009. Nº do parecer 065/09.

Apoio financeiro à pesquisa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, Brasil.

 

 





 

The articles published in Online Brazilian Journal of Nursing are indexed, classified, linked, or summarized by:

 

Affiliated to:

Sources of Support:

 

The OBJN is linked also to the main Universities Libraries around the world.

Online Brazilian Journal of Nursing. ISSN: 1676-4285

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons:Noncommercial-No Derivative Works License.