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A gerência do cuidado na implantação de um espaço de cuidar em saúde à comunidade escolar
The management of care in setting up an area of health care in the community school
 

Carlos Marcelo Balbino1; Zenith Rosa Silvino2

1-Instituto de Cultura Técnica, FAETEC e MPEA-UFF. 2- MPEA-UFF

Resumo. Esta pesquisa de caráter exploratório tem por objetivos Reconhecer as causas de intercorrências relacionadas à saúde da comunidade escolar, atendidas no Setor de Orientação Pedagógica e Elaborar programação de Educação em Saúde a funcionar dentro de um local apropriado: Espaço de cuidar em saúde no Instituto de Cultura Técnica – ICT na Cidade de Volta Redonda - RJ . O interesse em desenvolver essa pesquisa foi devido a um grande número de intercorrências clínicas no ambiente escolar.  A abordagem será quantitativa e o tratamento dos dados através do EPiInfo 3.3.2. O método de coleta de dados será através de um formulário que concentrará todos os dados do atendimento realizado pelo enfermeiro à comunidade escolar, isto é, alunos, funcionários e familiares que freqüentam o ICT. Pretende-se ao implantar um espaço de cuidar em saúde que a clientela atendida seja preservada em sua intimidade, evitando o constrangimento e a exposição excessiva.

Palavras-chave: Enfermagem, Saúde Escolar, Educação em Saúde. 

Situação problema e sua significância

Sendo enfermeiro e lecionando em uma instituição escolar no interior do Estado do Rio de Janeiro, há muito tempo percebo inúmeras interrupções durante a realização das minhas atividades docentes para prestar atendimento à saúde aos alunos, funcionários e seus familiares, que por motivos diversos, objetivos ou subjetivos, apresentam alguma alteração clínica. Ao relatarem o problema essas pessoas são encaminhadas por seus professores ou funcionários da instituição ao setor de Orientação Educacional, onde são recebidos por funcionários muitas das vezes despreparados para determinadas situações. Por conviver com essa clientela parte significativa do meu dia, percebo as dificuldades, sentimentos e emoções que os afetam, causando muitas das vezes sofrimento ou conflitos 1. A ocorrência rotineira desses eventos despertou o interesse em registrar a demanda das intercorrências e a necessidade de implantação de um local apropriado para esse atendimento, um espaço de cuidar em saúde, preservando a intimidade, evitando o constrangimento e a exposição excessiva da clientela atendida, pois o setor de orientação educacional é um local com muita circulação de pessoas com casos e problemas bem diferentes, causando às vezes constrangimento aos indivíduos que estão sendo atendidos.

Questões norteadoras:

Qual a demanda de atendimento da comunidade escolar no ICT?

Como deve ser o espaço de atendimento desta clientela?

Objetivos:

Reconhecer as causas de intercorrências relacionadas à saúde, da comunidade escolar, atendidas no Setor de Orientação Pedagógica.

Elaborar programação de Educação em Saúde a funcionar dentro de um local apropriado no ICT: Espaço de cuidar em saúde

Metodologia

Esta pesquisa é de caráter exploratório e terá uma abordagem quantitativa2 utilizando-se o EpiInfo 3.3.2 para tratamento dos dados. O método de coleta de dados será através de um formulário que concentrará todos os dados do atendimento realizado pelo enfermeiro à comunidade escolar, isto é, alunos, funcionários e familiares que freqüentam o ICT, com a finalidade de reconhecer a demanda e as principais necessidades assistenciais da comunidade escolar e traçarmos o perfil da clientela. Com os resultados obtidos será elaborado um planejamento para implantação de um espaço de cuidar em saúde no ICT. Esta pesquisa foi submetida e aprovada no Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Sul Fluminense-FASF sob o nº PP006/2009 e obedecerá todos os requisitos da Resolução 196/96.

Bibliografia de referência 

1.    Roehrs, H., Maftum, M., & Stefanelli, M. (2007). Therapeutic communication underlying interpersonal relationship between elementary school adolescent and teacher. Online Brazilian Journal of Nursing, 6(3). Retrieved 2008-07-09, from http://www.uff.br/objnursing/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2007.1053/230

2.    Lobiondo-Wood G, Haber J. Pesquisa em Enfermagem – métodos, avaliação crítica e utilização. 4ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001

Dados do Projeto:

Projeto de Dissertação vinculado ao Programa de Mestrado Profissional de Enfermagem Assistencial – MPEA-UFF. Apoio financeiro à pesquisa: Instituto de Cultura Técnica

Aprovado no CEP da FASF sob nº PP006/2009.

Endereço para correspondência: carlosmbalbino@ig.com.br