Online braz j nurs

Technological assessment of the economic cost effectiveness in the application of stem cells in pseudarthrosis: an analysis of the technology in the care – Preview note

Avaliação tecnológica do custo efetividade econômica na aplicação de células tronco em pseudartrose: uma analítica da tecnologia no cuidado – Nota Prévia

Simone Pereira Lermontov*, Marilda Andrade*

*Mestrado Acadêmico Ciências do Cuidado em Saúde/ Universidade Federal Fluminense - UFF 

Abstract: The aim of this research is to analyze the economic evaluation steps of a Health Care process in order to estimate cost-effectiveness of Cellular Therapy in patients with pseudarthrosis and its implementation for the Sistema Único de Saúde - SUS (Unique Health System) in order to propose improvements for the procedure. Given the chaotic scene that the Public Health in Brazil is passing through, technological assessment becomes the best way to expend the financial resources that are progressively more scant. It is not enough to know the benefits of the use of a technology, it is necessary to plan and assure that financial resources allotted to public health be used without detriment of  equality, universal principles and integrity of SUS. The nursing professional must be interested in caring out and participating in researches in this area, in a universe of interdisciplinary performance, still little explored.

Key-words: Stem Cell, cost-effectiveness, pseudarthrosis

Situação Problema e sua significância:

A ínfima difusão científica de estudos econômicos envolvendo o custo e efetividade do tratamento de pseudartrose através do procedimento da Terapia Celular com células tronco adultas, nos lança nesta pesquisa. A motivação reside na crescente necessidade de alocação de recursos para novas tecnologias no setor da saúde, um ambiente em permanente conflito onde as verbas estão cada vez mais escassas. Assim sendo, o adequado gerenciamento dos custos na área da saúde em virtude da desproporção entre a demanda de necessidades e a disponibilidade dos recursos tem chamado a atenção para um enfoque recente na literatura de enfermagem nacional: os custos relacionados aos serviços de enfermagem1.

A avaliação tecnológica é uma ferramenta necessária ao enfermeiro, que deve interessar-se em realizar e participar de pesquisas nesta área, em um universo de atuação interdisciplinar, ainda pouco explorado pelos profissionais. Esta também contribuirá para um gerenciamento da assistência de enfermagem de forma mais humanizada, no âmbito da qualidade, eficácia, efetividade e segurança, garantindo resultados do uso adequado da tecnologia para os quais foi desenvolvida e incorporada2.

Temos como objetivos gerais: analisar as etapas da avaliação econômica de um processo em Saúde para estimar o custo-efetividade da Terapia Celular em pacientes com pseudartrose e sua implantação para Sistema Único de Saúde - SUS, visando propor melhorias para o cuidado.

Metodologia: Pesquisa aplicada, com abordagem do problema quantitativa, do ponto de vista de seus objetivos descritiva e dos procedimentos técnicos em um Estudo de Caso.  Esta pesquisa faz parte de um projeto ampliado intitulado “Uso da medula óssea no tratamento de pseudartrose e retardo de consolidação”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina e do Hospital Universitário Antonio Pedro, protocolo no 64/2000. Desta forma este estudo se desenvolverá em um recorte na abordagem do custo efetividade sob a analise de dois processos. O primeiro processo será delimitado pela aplicação do aspirado medular diretamente no foco da fratura sem tratamento prévio. O segundo, onde o aspirado passará por tratamento prévio denominado de Sepax, um sistema de processamento automatizado de separação de células tronco. O principio deste procedimento reside na separação centrífuga das células tronco dos outros componentes do sangue.

A pesquisa será conduzida no Hospital Universitário Antonio Pedro, na Unidade de Pesquisa Clínica, no Ambulatório de Ortopedia e no Centro Cirúrgico. Os Sujeitos para coleta de dados para o presente estudo serão 20 profissionais envolvidos no processo (ortopedistas, enfermeiros, biólogos, anestesistas, radiologistas e técnicos em enfermagem). Quanto aos aspectos éticos, foi obedecida a Portaria nº 196/96 do MS que regulamenta os critérios para a pesquisa utilizando seres humanos.

A coleta de dados seguirá quatro fases:

Fase I: Acompanhamento das cirurgias visando redação dos protocolos; levantamento dos prontuários e mapas de sala cirúrgica visando quantificação dos materiais empregados; entrevista semi-estruturada com os profissionais envolvidos, a fim de estratificar os processos e benefícios.

Fase II: Apresentação dos protocolos à equipe médica e de enfermagem com objetivo de referendar os passos do protocolo; estruturação da planilha gerencial para coleta dos dados.

Fase III: Desenvolvimento dos cálculos de custo efetividade do procedimento de Terapia Celular com células tronco em pacientes com pseudartrose.

Fase IV: Tratamento dos dados em planilhas Excel para analise de conteúdo; analise, discussão e redação da dissertação.

Bibliografia de Referência:  

1.      Lopes E.Pinheiro A.Pinheiro P.Vieira N. Technology and nursing practice - a bibliographical research Online Brazilian Journal of Nursing [serial on the Internet]. 2009 January 27; [Cited 2009 August 31]; 8(1): http://www.uff.br/objnursing/index.php/nursing/article/view/1883

2.      Arone EM, Cunha ICKO. Avaliação tecnológica como competência do enfermeiro: reflexões e pressupostos no cenário da ciência e tecnologia. Rev Bras Enferm 2006 jul-ago; 59(4):569-72.

Dados do Projeto: Projeto de dissertação de Mestrado Acadêmico Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Aprovado no CEP: Faculdade de Medicina e do Hospital Universitário Antonio Pedro, Protocolo 108/2009, CAAE: 0084.0.000.258-09.

Endereço para correspondência: Rua Andrade Pinto, no 18, apt 301 Bairro Fátima, Niterói RJ, Cep 24070-000.

Apoio Financeiro a Pesquisa: REUNI (bolsa de estudo).