Online braz j nurs

Educational technology in the teaching of nursing in contraception

Tecnologia educativa no ensino de enfermagem em contracepção

Priscila de Souza Aquino*, Ana Karina Bezerra Pinheiro*

* Universidade Federal do Ceará (UFC) 

Abstract: Descriptive correlational study that will be carried out to verify the effects of the use of virtual learning environment for students of nursing about contraception. It will be realized with students of the Federal University of Ceará, registered in the discipline sexual and reproductive health of the seventh semester. The collect will be in August of 2009 and March of 2010. Two groups will be formed, which will be submitted to a traditional classroom and the other will use the virtual environment. Questionnaires will be used for assessment of learning, characterization of participants and evaluation of virtual environment for learning. Associations will be verified through testing of the statistical program SPSS, version 15.0. The ethical and legal aspects will be respected, according to resolution 196/96.

Keywords: Educational Technology, Nursing, Family Planning.

Resumo: Estudo descritivo correlacional, será realizado com o objetivo de verificar os efeitos da utilização de ambiente virtual na aprendizagem de acadêmicos de enfermagem sobre o conteúdo de contracepção. Será realizado com alunos da Universidade Federal do Ceará, matriculados na disciplina Saúde Sexual e Reprodutiva do sétimo semestre. A coleta será nos meses de agosto de 2009 e março de 2010. Serão formados dois grupos, no qual um será submetido à aula presencial tradicional e o outro utilizará o ambiente virtual. Serão utilizados questionários de avaliação da aprendizagem, caracterização dos participantes e avaliação do ambiente virtual de aprendizagem a serem preenchidos pelos alunos. Será verificada associação mediante realização de testes estatísticos no programa SPSS, versão 15.0. Os aspectos éticos e legais serão respeitados, conforme a resolução 196/96.     

Descritores: Tecnologia Educacional, Enfermagem, Planejamento Familiar.  

Situação-problema e sua significância: A sociedade atual vem sofrendo transformações de grande importância, como o avanço tecnológico. Inúmeros recursos vêm sendo inseridos no cotidiano das pessoas, a fim de facilitar ou auxiliar as ações diárias. Tais transformações também estão inseridas no contexto da saúde e nas práticas de enfermagem, destacadas principalmente no contexto educacional e assistencial(1). As mudanças tecnológicas nos ambientes de cuidado à saúde instigaram uma melhoria do ensino em enfermagem, como forma de adequar esses profissionais à nova realidade do mercado de trabalho. Tal modificação incentivou a inserção de tecnologias de ensino em enfermagem, que tentam conciliar conhecimento, habilidades e atitudes para a prática a ser desempenhada(2). A graduação em enfermagem tem sido beneficiada pelo uso das tecnologias de informação no ensino de seus procedimentos e técnicas, embora as iniciativas nesta área ainda sejam incipientes. O uso de hipermídia e do ambiente digital de aprendizagem pode representar uma importante estratégia para o ensino da enfermagem, porém o desenvolvimento de ferramentas educacionais adequadas a este ambiente é um campo novo em franca expansão que necessita de avaliação e adequação periódicas(3).

Objetivos: Geral - Verificar os efeitos da utilização de ambiente virtual na aprendizagem de acadêmicos de enfermagem sobre o conteúdo de contracepção. Específicos - Relatar a experiência de utilização de ambiente virtual de aprendizagem sobre contracepção no ensino universitário do curso de Enfermagem; Avaliar a aprendizagem dos acadêmicos de enfermagem sobre contracepção por meio de ambiente virtual; Comparar o conhecimento de alunos que utilizaram ambiente virtual com os que utilizaram metodologia tradicional de aprendizagem.

Questões norteadoras: Como se dá a aprendizagem de acadêmicos de enfermagem sobre contracepção em um ambiente virtual de aprendizagem? Existem diferenças significativas de aprendizagem entre um grupo de acadêmicos que utilizou o ensino presencial e outro que utilizou o ambiente virtual de aprendizagem?

Hipótese: A utilização de um ambiente virtual sobre o conteúdo de contracepção facilita o processo de aprendizagem de acadêmicos de enfermagem.

Caminho teórico-metodológico: estudo descritivo correlacional, tendo como referencial teórico os preceitos de Vygotsky para o ensino a distância. O estudo será realizado na Universidade Federal do Ceará, com alunos da disciplina Saúde Sexual e Reprodutiva, do sétimo semestre, matriculados no segundo bimestre de 2009 e primeiro de 2010.  A coleta será realizada nos meses de agosto de 2009 e março de 2010, mediante a aplicação dos seguintes formulários: identificação das características de conhecimento e acessibilidade da informática; avaliação do AVA; avaliação da aprendizagem. Será considerada uma diferença significativa de aprendizagem um acerto maior que 20% nas questões. As associações para verificação de significância entre as variáveis serão realizadas no programa SPSS (Statical Pacckage for the Social Sciences), versão 15.0. O estudo seguirá as normas da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFC, sob protocolo nº 192/08.

Bibliografia de Referência

1-              Lopes EM, Pinheiro AKB, Pinheiro PNC, Vieira NFC. Technology and nursing practice - a bibliographical research.  Online Braz J Nurs (online). 2009; 8(1). Available from: http://www.uff.br/objnursing/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2009.1883/446

2-      McGowan JJ. Commentary: Information technologies and the transformation of nursing education. Nurs Outlook. 2008; (56):231.

3-      Alavarce DC. Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial para utilização em ambiente digital de aprendizagem [dissertação]. Ribeirão Preto (SP): Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2007.

Dados do projeto: Projeto de tese do Programa de Doutorado em Enfermagem da UFC, aprovado em 08/04/09, pela seguinte banca: Drª Ana Karina Bezerra Pinheiro (Orientadora); Drª Escolástica Rejane Ferreira Moura (1º membro); Dr Marcos Venícios de Oliveira Lopes (2º membro) e Drª Inês Cristina de Melo Mamede (Suplente). Aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFC, sob o protocolo 192/08.

Financiado por: PROPAG – Programa Reuni de Orientação e Operacionalização da Pós-graduação Articulada à Graduação. Concessão de bolsa de doutorado.

Endereço para correspondência: Priscila de Souza Aquino. Rua Cruzeiro do Sul, 221, altos. Carlito Pamplona. Fortaleza, Ceará. CEP: 60335-190. Endereço eletrônico: priscilapetenf@yahoo.com.br.