Online braz j nurs

The network helth care in the Nova Iguaçu county: Strategy for access to users of the Global Health care System - Preview note

Mapeamento da rede assistencial do município de Nova Iguaçu: Estratégia de acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde  - Nota prévia 

Roberto Santos de Oliveira1, Marilda Andrade1

[1]Professional Master in Nursing Program. School of Nursing, Federal Fluminense University, RJ Brasil

Abstract. Descriptive study of qualitative approach, that aims to identify, index and describe the network of public assistance health care, in the Nova Iguacu county. Want to use a road map that will guide the lifting of the issues identified as important in the study. It is expected to identify the units of Health and solution for their character and the listing made for the network conveniada and / or complementary. As a final result would seek to consolidate this information in a manual for guidance and routing for the user of the global health care system and professional background of the search.

Keywords: Community Health Networks, Practice Guideline, Nursing Care. 

Situação problema e sua significância:

O Enfermeiro enquanto gestor de seu processo de trabalho tem como função a organização dos serviços de saúde, o fluxo dos pacientes, identificação da oferta e orientação da demanda, buscando a melhor alternativa de acesso para cada caso; participa na elaboração de estratégias para reduzir a desigualdade na assistência; e dos mecanismos para o fortalecimento do SUS; encaminha para consultas, exames, internações e tratamentos nas unidades, sejam públicas, ou privadas. O Enfermeiro reconhece que os municípios necessitam de informações que forneça subsídios para o melhor desempenho técnico.

O cenário do estudo não dispõe de informação sistematizada de suas unidades de saúde e não utiliza a dinâmica de referência e contra referência; entre elas; o que causa repetições e multiplicidade de ações e serviços, gerando desperdício em algumas situações, sub-utilização dos recursos em outras e principalmente o desgaste e descrédito do paciente em relação às orientações que recebe dos profissionais de saúde. O mapeamento como geo-referência é uma ferramenta importante para o sistema de informação, precisa ser divulgado para a população e para a comunidade cientifica[1] de forma que permita aos profissionais realizar o planejamento de suas ações; contribuindo para o cuidar e para que os encaminhamentos sejam mais eficientes para a gestão e eficazes para os usuários.

 Objetivo:

Relacionar na cidade de Nova Iguaçu as Unidades de Saúde existentes; Identificando suas localizações, formas de acesso e contatos; os serviços oferecidos, os programas desenvolvidos e as ações executadas, bem como a autonomia no apoio diagnóstico ou a dinâmica utilizada para realizar a referencia e contra-referência.    

Metodologia:

Estudo descritivo de abordagem qualitativa, adequado para trabalhos em que se faz necessária objetividade nos achados, e que tem como intenção classificar dados coletados analisando e correlacionando as variáveis sem manipulação[2]. O cenário é o município de Nova Iguaçu. A coleta de dados através de entrevista semi-estruturada, terá como suporte um roteiro e registros em diário de campo. Um grupo de especialista deverá realizar a validação do instrumento (roteiro de coleta de dados) nos moldes da Técnica de Delphi[3].

A análise será realizada por categorização das unidades localizadas e a apresentação de modo ordenado e relacionadas por geo-referência. Em obediência a Resolução 196/96 do CNS, a proposta de estudo foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HGNI. Protocolo 014/2008, CAAE: 0012.0.316.258-08.  

Bibliografia de Referência: 

[1]Cruz I. Scientific publication must be part of the undergraduated research planning Online Brazilian Journal of Nursing [serial on the Internet]. 2007 January 20; [Cited 2009 April 16]; 6(0):[about ## p.]. Available from: http://www.uff.br/objnursing/index.php/nursing/article/view/787

[2] Cervo, A.R. Bervian, P.A. Metodologia Científica. 5ª ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2002.

[3] Wright, JTC. Giovinazzo, RA. Delphi: uma ferramenta de apoio ao planejamento prospectivo. Caderno de Pesquisa em Administração, São Paulo, v.01, nº 12, 2º trim./2000.

 Apoio Financeiro a Pesquisa: EELVI Ltda.

Endereço para correspondência: Av. Atlântica, 928/511, Copacabana RJ, CEP 22010-000. Brasil. Fone: 55(21)78145919. 

Dados do Projeto: Projeto de Dissertação de Mestrado Profissional da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Aprovado no CEP HGNI, Protocolo nº 014/2008. CAAE: 0012.0.316.258-08.