Online braz j nurs

Shares of basic early detection and risk factors for breast cancer in women at basic health unit of Fortaleza, Ceara.

 Ações Básicas de Detecção Precoce e Fatores de Risco para o Câncer de Mama em Mulheres Atendidas em uma Unidade Básica de Saúde de Fortaleza-Ceará. 

Anna Paula Sousa da Silva1; Ana Fátima Carvalho Fernandes1

1Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil.

Abstract. The breast cancer, in Brazil, has been constituted as a serious public health problem, not only by the crescent number of cases diagnosed each year, but also by the financial investment that is necessary to solve the issues of diagnosis and treatment. In front of the reality in our city, characterized by a crescent number of appearance of new cases of breast cancer in very advanced stages, it is necessary to realized a search that promotion the female population, basic knowledge related to the actions of precocious detection and risk factors for breast cancer. Aimed to evaluate actions for precocious detection and risk factors for breast cancer in women’s attended at a Basic Health Unit, Fortaleza, Ceará. It’s a quantitative study, transversal with a descriptive and analytical approach. The research will be developed in a Basic Health Unit in the Family, the Executive Regional Secretary III of the city of Fortaleza-Ce. The population of this study was based on the amount of attendance realized by nurses to women seeking gynecological consultations at UBS. The search will be realized after the marking of consultations, which has an mean number of 40 gynecological attendances per week, totaling 1920 women per year.After the statistical calculations its found the size of the sample, as such, women = 320. For data collection will be realized a semi-structured interviews with women who is in the waiting room, for gynecological attendance, as the day set for the realization of the collection. The treatment of the quantitative dates will be realized through the programs: Excel, Word and SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) for Windows, version 16.0, which will be built the database, for analysis of the results.

keywords: breast cancer; breast tumor; women´s health

Situação problema e sua significância

O câncer de mama, no Brasil, tem se constituído como um grave problema de saúde pública, não só pelo número de casos crescentes diagnosticados a cada ano, mas também pelo investimento financeiro que é necessário para equacionar as questões de diagnóstico e tratamento1.

Segundo o Instituto Nacional de câncer - INCA, o número de casos novos de câncer de mama esperados para o Brasil em 2008 é de 49.400, com um risco estimado de 51 casos a cada 100 mil mulheres. Para o Ceará, há uma estimativa de 1540 novos casos, sendo 640 destes para a capital, o que equivale às taxas brutas de 35,65/100.000 e 49,64/100.000, respectivamente2.

Entre as propostas de ação do Ministério da Saúde, o INCA tem implementado ações, planos e programas orientados para o controle do câncer de mama, que incluem a melhoria e expansão da rede especializada da assistência médico-hospitalar e as atividades de detecção precoce além das medidas de prevenção que compreendem ações de promoção à saúde e de intervenção sobre os fatores de risco3.

Diante da realidade em que se encontra o nosso município, caracterizado por um número crescente de aparecimento de casos novos de câncer de mama em estágios bastante avançados, julgou-se necessário realizar uma pesquisa que promovesse à população feminina, conhecimentos básicos em relação às ações de detecção precoce e fatores de risco para o câncer de mama. 

Objetivos:

Geral: – Avaliar ações de detecção precoce e fatores de risco para câncer de mama, em mulheres atendidas em uma Unidade Básica de Saúde, Fortaleza, Ceará. Específicos: - Caracterizar sócio-demograficamente as mulheres atendidas em uma Unidade Básica de Saúde; Identificar fatores de risco para o câncer de mama; Verificar o conhecimento e a prática do auto-exame de mamas, do exame clínico de mamas e da mamografia; Associar a realização dos exames de detecção precoce com o preconizado pelo Ministério da Saúde; Alistar o conhecimento dos exames de detecção precoce com renda e tempo de estudo. 

Metodologia

Tratar-se-á de um estudo quantitativo, transversal com abordagem descritiva e analítica. A pesquisa será desenvolvida em uma Unidade Básica de Saúde da Família, localizada no bairro Rodolfo Teófilo, pertencente à Secretaria Executiva Regional – SER III do município de Fortaleza-Ce, no período de março a maio de 2008.  O serviço de atendimento dispõe de consultas médicas, de enfermagem e odontológicas. Com disposição de clientes nas várias fases do ciclo vital, vacinação, prevenção do câncer ginecológico, visita domiciliária, acompanhamento aos portadores de doenças crônico-degenerativas, doenças sexualmente transmissíveis, atendendo como base de referência teórica, o modelo de ciclo vital, que considera a idade, como indicador estratégico de definição e identificação da clientela. Atualmente, a unidade dispõe de: 4 equipes de saúde da família, constituídas por: 1 enfermeiro, 1 médico, 1 dentista, 4 auxiliares de Enfermagem e 4 agentes comunitárias de saúde para cada equipe. A população deste estudo baseou-se na quantidade anual de atendimento realizado pelos enfermeiros às mulheres que procuram consultas ginecológicas na referida UBS. A pesquisa será realizada após a marcação de consultas, que possui um número médio de 40 atendimentos ginecológicos por semana, totalizando 1920 mulheres por ano. Após os cálculos estatísticos encontrou-se o tamanho da amostra, como sendo, = 320 mulheres. Para a coleta de dados será realizada uma entrevista semi-estruturada com as mulheres que se encontrem na sala de espera, para atendimento ginecológico, conforme o dia programado para realização da coleta. O tratamento dos dados quantitativos será realizado através dos programas: Excel, Word e SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) for Windows, versão 16.0, onde será construído o banco de dados, para análise dos resultados. O presente estudo foi submetido à aprovação do Comitê de Ética da Pesquisa Clínica da Universidade Federal do Ceará, em reunião do dia 14/02/2008, sob número de protocolo COMEPE 12/08, conforme é exigido pela Resolução 196/96 sobre pesquisa em seres humanos, respeitando a liberdade de sua participação e conservando o anonimato dos mesmos. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Azevedo R.Lopes R. Experience of breast cancer diagnosis and radical mastectomy: a phenomenological study Online Brazilian Journal of Nursing [serial on the Internet]. 2006 April 22; [Cited 2008 November 13]; 5(1). Available from: http://www.uff.br/objnursing/index.php/nursing/article/view/137

2. Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Estimativa da incidência e mortalidade por câncer no Brasil. 2008. [online]. Available at: http://www.inca.org.br

3. Avis, N.E; Crawford, S; Manuel, J. Quality of life among younger women with breast cancer. J Clin Oncol. 2005;23(15):3322-30

 DADOS DO PROJETO Projeto de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, aprovado em 20/12/2007 pela banca composta por Prof. Dra. Ana Fátima Carvalho Fernandes (Orientadora), Prof. Dra. Marta Maria Coelho Damasceno (1° membro), Prof. Dr. Marcos Venícios de Oliveira Lopes (2° membro) e Prof. Dra. Andréa Gomes Linard  (suplente).

APROVAÇÃO NO CEP: Aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará - (UFC) em 14/02/2008, com número de Protocolo COMEPE 12/08

APOIO FINACEIRO À PESQUISA - CAPES

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: Tr. Luis Guimarães, nº 42, Álvaro Weyne, Fortaleza, CE, CEP: 60.336.150. E-mail: annapaula_ufc@yahoo.com.br