Low weight baby´s feeding cultural practices and family´ s contribution for the nursing care in the domiciliary space: preview note

Práticas culturais de alimentação do bebê de baixo peso: contribuição de familiares para o cuidado de enfermagem no espaço domiciliar.

Sandra Teixeira de Araújo Pacheco*; Ivone Evangelista Cabral*

* EEEAN/UFRJ, RJ, Brazil

Abstract. In the infantile population group, the baby that was born of low weight presents peculiarities and own nutritional demands to promote the well - being and growth and healthy development. In that way, they need restricted monitoring of health, for having larger possibility to present metabolic disturbances, difficulties to control his/her temperature and to feed, facts those that expose them to larger falling sick ill risk. The study objectives are: to reveal the familiar group´ s care practices of the low weight baby in the feeding management, to analyze the articulations manners of those practices with the relatives' decision in these babies' feeding and to interpret those practices and those manners of articulations in the light of the family knowledge. The chosen method for the development of this study will be the Creative Sensitive. The collection of data will be realized in the child's house near to his/her responsible and family. For the results analysis we will make a data mapping obtained in the field works, (tapes transcription, re - reading of the material, reports and data organization of the participant observations) characterizing like this the stage of the data ordination. Afterwards the pre-analysis of the data obtained in the groups to verify which the empiric material that was produced. This pre-analysis will orientate the researcher in the choice of the analytical method in the field of the discourse analysis. The results will be interpreted by the light of the theoretical reference of Vygostsky, Geertz and of the concept of Health Promotion.

Keywords: neonatal nursing; neonate; Infant, Low Birth Weight; Feeding Behavior

Situação Problema e sua significância: No grupo populacional infantil, o bebê que nasceu de baixo peso apresenta peculiaridades e demandas nutricionais próprias para promover o bem-estar e crescimento e desenvolvimento saudável. Dessa forma, necessitam de restrito monitoramento de saúde, por ter maior possibilidade de apresentar distúrbios metabólicos, dificuldades para controlar sua temperatura e de se alimentar, fatos esses que os expõem à maior risco de adoecimento.¹ No tocante a prática alimentar, a Organização Mundial de Saúde, o Fundo das Nações Unidas para a Infância e o Ministério da Saúde com base nos comprovados benefícios da amamentação, recomendam que ela seja exclusiva para todas as crianças até os seis meses de idade. A introdução de alimentos complementares é recomendado para que ocorra a partir dos seis meses de idade, de forma lenta e gradual baseada nas evidências de que antes do referido período eles podem ser prejudiciais à saúde da criança. No entanto, apesar do consenso acerca das inúmeras vantagens do leite materno e de toda mobilização mundial nas últimas décadas para a recuperação das taxas de amamentação, a prevalência da duração do aleitamento materno exclusivo no 1° semestre de vida, ainda não é uma realidade para a maioria das crianças em nosso país. Estudos apontam que no Brasil e no mundo, questões relativas à prática da amamentação têm-se configurado em objeto de pesquisa a partir de enfoques biológico, social, sócio-cultural e cultural. 

Objetivos/Questões norteadoras: Corroborando com o pensamento de que o contexto sócio-cultural perpassa os diferentes modos de cuidar no seio da família e, acreditando na relação de transferência desses cuidados como influenciadores da introdução de outros alimentos diferentes do leite materno na dieta da criança é que proponho: desvelar as práticas de cuidado do grupo familiar do bebê de baixo peso no manejo da alimentação, analisar os modos de articulações dessas práticas com a decisão dos familiares na alimentação desses bebês e interpretar essas práticas e esses modos de articulações à luz do saber familiar. Traço como questões norteadoras: Quais são as práticas de cuidados habituais adotadas pelos familiares no manejo da alimentação do bebê de baixo peso quando no domicilio? De que forma a cultura desses grupos familiares orientam a tomada de decisão sobre o quê e como alimentar esses bebês? Como o manejo dessas práticas contribuem para a (con)formação do cuidado de enfermagem no espaço social da comunidade? Esta pesquisa será desenvolvida sob a abordagem qualitativa, pois responderá questões subjetivas acerca das práticas culturais dos familiares cuidadores na alimentação de bebê de baixo peso ao nascer, no contexto domiciliar.

Metodologia: O método escolhido para o desenvolvimento deste estudo será o Criativo Sensível². O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Pedro Ernesto, do Protocolo 2013 CEP/HUPE. Estarei participando das consultas de retorno dessas crianças de baixo peso em um ambulatório de puericultura de um hospital universitário situado no município do Rio de Janeiro. Acredito que minha inserção nessas consultas contribuirá para estabelecer uma relação mais próxima entre mim e a (o) responsável por cada criança. A partir do estabelecimento dessa relação, estarei conversando com a cuidadora sobre a pesquisa, os objetivos a serem alcançados, o lócus de desenvolvimento do estudo, e quem são as pessoas de suas relações que participarão dos encontros grupais no domicílio. Após esses esclarecimentos, será formulado o convite para que seja voluntário da pesquisa. Entre aqueles que aceitarem, solicitarei autorização para realizar a visita domiciliar e participar dos grupos de encontros. Na oportunidade, conversarei sobre a formação dos grupos, cujos participantes serão indicados por ele(a)s, por serem pessoas de suas relações/familiares, que participam dos cuidados a criança e poderão participar também como sujeitos da pesquisa. Para se chegar até esses domicílios estarei agendando a partir desta consulta, uma visita domiciliar com o objetivo de conhecer sua residência e seus familiares.  O estudo será desenvolvido na casa da criança junto ao seu responsável e familiares. Respeitando as questões éticas da Resolução 196/96 que regulamenta as diretrizes e normas de pesquisa envolvendo seres humanos, os sujeitos que desejarem participar como voluntários deste estudo assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para a análise dos resultados faremos um mapeamento dos dados obtidos nos trabalhos de campo, (transcrição das fitas, releitura do material, organização dos relatos e dos dados das observações participantes) caracterizando assim a etapa de ordenação dos dados.  Após ocorrerá a classificação dos dados mediante uma leitura exaustiva e repetida do material, para identificar o que é relevante. Em seguida será realizada uma pré-análise dos dados obtidos nos grupos para verificar qual o material empírico que foi produzido. Está pré-análise norteará o pesquisador na escolha do método analítico no campo da análise do discurso. Os resultados serão interpretados a luz do referencial teórico de Vygostsky, Geertz e do conceito de Promoção da Saúde.

Bibliografia:

1 Moraes, J.R.M.M.; Cabral, I.E. O cuidar de crianças egressas da unidade de terapia intensiva neonatal no espaço domiciliar: instrumentos mediadores das famílias. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 13(3) 452-8, 2004.

2 Bergold LB, Sobral V. Music for care humanization. Online Brazilian Journal Nursing [serial online] 2003 Dec [cited 2005 nov 6] 2 (3): Avaliable from: www.uff.br/nepae/siteantigo/objn203bergoldsobral.htm  

Dados do projeto: Projeto de Doutorado do Programa de Pós- Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ aprovado em 18 de Dezembro de 2007 pela banca composta por: Dra Ivone Evangelista Cabral, Dr° Michel Perreaul, Drª. Ivis Emília de Oliveira Souza, Drª. Janice Machado da Cunha e Drª. Tânia Vignuda de Souza.

Aprovado no CEP/HUPE- do Protocolo 2013 CEP/HUPE em 17 de março de 2008.

Apoio Financeiro a pesquisa: Este é um subprojeto vinculado ao Projeto de Pesquisa financiado pelo edital universal 2008 do CNPQ: Crianças com necessidades especiais de saúde: os desafios dos cuidadores no educar dialógico da enfermagem (CRIANES II) da pesquisadora Ivone Evangelista Cabral.

Endereço Para correspondência: Rua: Nossa Senhora da Guia, 212 ap. 203 Lins de Vasconcellos. Cep: 20725-260. e-mail: stapacheco@yahoo.com.br