Online braz j nurs

Nursing professionals absenteism at a university hospital: a quantitative analysis

Indicadores de absenteísmo dos profissionais de enfermagem de um hospital universitário: uma análise quantitativa

Fernanda da Cunha Ferroni*, Zenith Rosa Silvino*, Bárbara Pompeu Christovam*

*UFF, RJ, Brasil.

 Situação Problema. A gestão de recursos humanos de enfermagem tem procurado desenvolver diversas estratégias para atender as demandas de assistência, tendo em vista os diversos tipos de absenteísmos dos servidores da enfermagem. Analisando os recursos humanos existentes frente à capacidade laborativa dos mesmos, constata-se um elevado quantitativo de trabalhadores com problemas de saúde1. Pode-se dizer que o perfil de morbimortalidade dos trabalhadores caracteriza-se pela coexistência de agravos que têm relação direta com condições de trabalho específicas, como os acidentes de trabalho típicos e as doenças profissionais; as doenças relacionadas ao trabalho, que têm sua freqüência, surgimento e/ou gravidade modificadas pelo trabalho e doenças comuns ao conjunto da população, que não guardam relação etiológica com o trabalho2. Acredita-se que a adoção de novas tecnologias e métodos gerenciais tem facilitado a intensificação do trabalho que modifica o perfil de adoecimento e sofrimento dos trabalhadores, expressando-se, entre outros, pelo aumento da prevalência de doenças relacionadas ao trabalho; o surgimento de novas formas de adoecimento mal caracterizadas, como o estresse e a fadiga física e mental e outras manifestações de sofrimento relacionadas ao trabalho, levando ao absenteísmo. Situações essas exigem mais pesquisas e conhecimento para que se possa traçar propostas coerentes e efetivas de intervenção. Este estudo é parte integrante do projeto de pesquisa financiado pela FAPERJ denominado Mapeamento dos Riscos Ocupacionais de Enfermagem nas enfermarias de clínica e cirurgia do Hospital Universitário Antônio Pedro1.

Objetivo Geral: Estabelecer o índice de absenteísmo por doença/acidente no trabalho com os profissionais de enfermagem no biênio 2007 a 2008. Objetivos Específicos: Identificar no Serviço de Perícia Médicas do Hospital Universitário as ausências ao serviço por motivo de doença do profissional de enfermagem; levantar junto ao Serviço de Notificação de Acidentes com material biológico os casos notificados e identificar nos formulários de Comunicação Interna de Acidentes de Trabalho os tipos de acidentes com afastamento do serviço.

Metodologia: Pesquisa de desenho não-experimental do tipo survey descritivo/exploratório. Onde se procurará coletar descrições detalhadas de variáveis existentes, usando-se os dados para avaliar as práticas correntes e estabelecer planos estratégicos para melhorar as práticas de atenção à saúde3 do trabalhador de enfermagem. Amostra de pesquisa: totalidade de registros dos profissionais de enfermagem constantes do Serviço de Perícia Médicas, Serviço de Notificação de Acidentes com material biológico e das Comunicações Interna de Acidentes de Trabalho no biênio 2007-2008.

Bibliografia de referência

1. Silvino Z; Christovam B; Ferreira V. Mapping of the occupational risks at clinical and surgical nursing units - a preview note. Online Brazilian Journal of Nursing [Online] 2005; 4:3. [acessado em 2007 Novembro 11] Disponível em: http://www.uff.br/objnursing/index.php/nursing/article/view/56/18 

2. Brasil. Ministério da Saúde do Brasil. Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde. Organizado por Elizabeth Costa Dias; colaboradores Idelberto Muniz Almeida et al. – Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001. 580 p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos; n.114) 

3. LoBiondo-Wood G; Haber J. Pesquisa em Enfermagem – métodos, avaliação crítica e utilização.4ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

 

Dados do projeto: Projeto de Extensão aprovado pela PROEX-UFF, integrante do Projeto de Pesquisa Mapeamento dos Riscos Ocupacionais de Enfermagem nas enfermarias de clínica e cirurgia do HUAP. Aprovação no CEP/UFF em 10/07/2007 - CAAE - 0074.0.258.000-07. Apoio financeiro à pesquisa: Financiamento da pesquisa original pela FAPERJ, duas bolsa de iniciação científica da FAPERJ e uma do CNPq, uma bolsa de extensão da Pró Reitoria de Extensão – UFF. Equipe de pesquisa: Profª. Msc. Bárbara Pompeu Christovam, Acadêmica de enfermagem – bolsista de extensão – Fernanda da Cunha Ferroni. Endereço para correspondência: zenithrosa@terra.com.br  fernandacunha@hotmail.com