Online braz j nurs

The everyday of users in psychosocial attention center from the perspective of the phenomenological sociology - preview note

O Cotidiano de Usuários de um Centro de Atenção Psicossocial na Perspectiva da Sociologia Fenomenológica – nota prévia

Cíntia Nasi *; Jacó Fernando Schneider *

*UFRGS, RS/ Brasil 

Situação problema e sua significância: Esta investigação tem como objeto de estudo o cotidiano de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Os CAPS são um dos dispositivos substitutivos ao modelo manicomial e seus pressupostos destacam o atendimento aos sujeitos em sofrimento psíquico, assim como a Reabilitação Psicossocial. A Reabilitação Psicossocial é uma estratégia que implica numa mudança da política dos serviços de saúde mental, envolvendo os profissionais, os usuários, os familiares dos usuários e a comunidade em geral, sendo um processo de reconstrução, um exercício de cidadania e de contratualidade.1 È importante que o CAPS ofereça meios para os sujeitos interagirem socialmente, e que possibilite ao usuário o fortalecimento de suas relações e vínculos com seu meio social. É preciso estarmos atentos se os CAPS realmente estão proporcionando essa Reabilitação Psicossocial, se seus usuários estão re(adquirindo) o convívio social em diversos espaços, de cultura, de trabalho, de saúde e de lazer. Considero que essa investigação no âmbito da cotidianidade dos usuários de um CAPS se faz pertinente, já que no trabalho com os usuários da saúde mental trata-se de reinventar a vida em seus aspectos mais cotidianos, já que é principalmente do cotidiano que se encontram privados os sujeitos em sofrimento psíquico.2 Assim, este estudo torna-se relevante, pois poderá auxiliar as equipes de saúde mental a conhecerem a compreensão que os usuários têm do seu cotidiano após terem ingressado em um CAPS, incluindo os aspectos relacionados às atividades que passaram a realizar e se o CAPS está contribuindo na Reabilitação Psicossocial.

Questão norteadora e objetivo: A questão norteadora desta investigação foi: “Fale para mim o que o(a) senhor(a) faz nos seus dias”.  O objetivo é Compreender o Cotidiano de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial na perspectiva da Sociologia Fenomenológica de Alfred Schutz.

Metodologia: Trata-se de uma abordagem qualitativa, tendo como referencial metodológico a sociologia fenomenológica de Alfred Schutz, mais especificamente os aspectos relacionados a cotidianidade, ao mundo social e  às relações sociais.  As entrevistas foram realizadas com os usuários que são assistidos em um serviço substitutivo em saúde mental, denominado CAPS CAIS Mental Centro (Centro de Atenção Integral em Saúde Mental), localizado no município de Porto Alegre. Desenvolveremos uma análise compreensiva dos depoimentos com a intenção de compreender o cotidiano de usuários de um CAPS, tendo como suporte a sociologia fenomenolóes que se mostraram, tendo como suporte a sociologia fenomenolaçres de gica de Alfred Schutz.3

Bibliografias de referência:

1. Saraceno B. Reabilitação Psicossocial: uma estratégia para a passagem do milênio. In: PITTA, A. Reabilitação Psicossocial no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 2001p. 13-18.

2. Rauter C. Oficinas Para Quê? Uma proposta ético-estético-política para oficins terapêuticas.  In: Amarante P, organizador. Ensaios: subjetividade, saúde mental, sociedade. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2006. p. 267-277.

3. Schütz A. El problema de la realidad social. 2ª ed. Buenos Aires: Amorrortu; 2003.

 Dados do projeto: Projeto de dissertação do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Aprovado em 26/11/2007, pela banca composta pelos Profs. Drs.: Jacó Fernando Schneider, Agnes Olschowsky e Christine Wetzel.  

Aprovação no CEP: O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre em 04 de abril de 2008, sob número de parecer 001.006314.08.2  

Apoio financeiro à pesquisa: Bolsa de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Endereço para correspondência:  Rua José do Patrocínio, 373/214, Bairro Cidade Baixa, Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS) CEP: 90050001; e-mail: cintianasi@yahoo.com.br

 

 





 

The articles published in Online Brazilian Journal of Nursing are indexed, classified, linked, or summarized by:

 

Affiliated to:

Sources of Support:

 

The OBJN is linked also to the main Universities Libraries around the world.

Online Brazilian Journal of Nursing. ISSN: 1676-4285

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons:Noncommercial-No Derivative Works License.