Online braz j nurs

Ethical dimension of the professional formation in health: a case study

Dimensão ética da formação profissional em saúde: um estudo de caso.

Mirelle Finkler*, João Carlos Caetano*, Flávia Regina Souza Ramos*

*Universidade Federal de Santa Catarina/ UFSC

Resumo: Trata-se de tese de doutorado a partir de uma pesquisa qualitativa sobre a dimensão ética da formação profissional, tomando por caso o processo desenvolvido nas faculdades de Odontologia brasileiras. Um marco conceitual foi construído englobando a complexidade de fatores que influenciam a formação ética, de modo a guiar as diferentes etapas de coleta de dados: aplicação de questionário em 15 faculdades, seleção de duas para o aprofundamento da pesquisa, nas quais serão realizadas entrevistas, observações e grupos focais. Os resultados contribuirão na construção de conhecimentos relativos às mudanças necessárias no sentido de formar profissionais eticamente competentes, adequados às demandas da sociedade.

Palavras-chave: ética, educação superior, desenvolvimento moral, bioética.

Situação problema e sua significância: As inquietudes e necessidades atualmente vividas pelas diversas profissões da área da saúde quando da formulação do perfil do seu egresso universitário mostram a imperiosa necessidade da instituição universitária entender que formação ética não diz respeito a boas intenções, mas à efetividade e excelência na formação dos futuros profissionais. Trata-se, portanto, do ensino/ aprendizagem/ vivência da ética em bases não deontológicas, compromissado com o desenvolvimento e a realização de valores humanizadores e com a conformação da identidade profissional durante a graduação1. Conceitos como cidadania, ética, moral e valores devem ser centrais em tal processo, porque as sociedades pós-industriais democráticas, imersas nos processos de globalização econômica, necessitam de cidadãos éticos que atuem de forma prudente, responsável e comprometida. No atual contexto do ensino universitário brasileiro, em plena época de novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação da área da saúde, tal temática se revela ainda mais oportuna e pertinente, podendo contribuir para a adequação dos profissionais ao Sistema Único de Saúde.

Objetivos: analisar a dimensão ética do processo de formação profissional em saúde, tomando como caso o processo desenvolvido em faculdades de Odontologia brasileiras. Constituem-se em objetivos específicos: identificar os fatores que influenciam a formação ética dos estudantes; colaborar no entendimento do processo de socialização profissional em saúde; conhecer como ocorre o ensino/aprendizagem de Ética/Bioética; identificar espaços ou momentos destinados ao desenvolvimento da educação moral, da autonomia e da capacidade de reflexão crítica e deliberativa dos estudantes; e propor sugestões para a melhoria da formação profissional.

Questão norteadora: A dimensão ética da formação de profissionais da saúde precisa ser mais bem desenvolvida nos cursos de graduação brasileiros, se objetivamos formar excelentes profissionais. A compreensão sobre como esta dimensão da formação vem sendo desenvolvida e a sua problematização poderá contribuir na construção de conhecimentos relativos às mudanças necessárias no sentido de formar profissionais eticamente competentes.

Metodologia: um marco conceitual para este estudo foi construído a partir do relacionamento de diferentes fatores que influenciam a formação ética profissional, como são os processos de socialização primária e secundária (Dubar), de profissão e trabalho em saúde (Machado; Ramos e Padilha), de formação em saúde (Feuerwerker; Lampert2), de formação ética (Rego) e educação moral (Cortina e Gracia3), tomando também em consideração as questões relacionadas ao currículo formal e ao oculto (Apple) no processo ensino-aprendizagem. Em diferentes níveis de abrangência e de forma inter-influenciável, o modelo elaborado busca abarcar a complexidade da dimensão ética da formação profissional, guiando a coleta de dados, em diferentes etapas. Após a qualificação do projeto de tese e de sua aprovação por um Comitê de Ética*, um questionário foi enviado a coordenadores de 15 faculdades de Odontologia brasileiras que devidamente informados consentiram em participar da pesquisa, segundo a Resolução 196/06 do CNS/MS. A partir destes primeiros resultados, a seleção de duas faculdades para um estudo em profundidade está sendo realizada, a qual contará com análise de documentos, entrevistas semi-dirigidas com professores, observações diretas de atividades acadêmicas e grupos focais com estudantes, permitindo assim, com a triangulação dos dados, uma máxima amplitude possível na descrição, explicação e compreensão do objeto de estudo.

            *Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina, em junho de 2007, sob o número 139/07.
Bibliografia de referência:

1 - Rego S. A Formação Ética dos Médicos. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.

2 - Lampert J. Tendências de mudanças na formação médica no Brasil. São Paulo: HUCITEC, 2002.

3 - Gracia D. Fundamentación y enseñanza de la bioética, vol.1. Ética y Vida: Estudios de Bioética. Santafé de Bogotá: El Buho, 2000.

Dados do projeto: Projeto de tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, aprovado em 09/08/2007, por banca qualificadora composta pelo Prof. João Carlos Caetano (orientador), Profa. Flávia Regina Souza Ramos (co-orientadora, suplente), Profa. Marta Verdi (1º. membro) e Profa. Vera Lúcia Bosco (2º. membro).

Aprovação no CEP em junho de 2007. Número do parecer: 139/07.

Apoio financeiro à pesquisa: CAPES (estágio de doutorando no exterior).

Endereço para correspondência: Rua Jair Silva, 50/502 Centro Florianópolis/ SC 88020-715. E-mail: mirellefinkler@yahoo.com.br
     

Recebido em 07/05/2008

Aceito em 07/06/2008





 

The articles published in Online Brazilian Journal of Nursing are indexed, classified, linked, or summarized by:

 

Affiliated to:

Sources of Support:

 

The OBJN is linked also to the main Universities Libraries around the world.

Online Brazilian Journal of Nursing. ISSN: 1676-4285

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons:Noncommercial-No Derivative Works License.