Isabel Cruz, RN, PhD. OBJN Editor

picture by Paulinho Ganaê

 

Scientific publication must be part of the undergraduated research planning

Publicação científica deve ser parte do planejamento da pesquisa na graduação

 Isabel CF da Cruz*

 *Coordenadora do Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial, do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra e editora do Online Brazilian Journal of Nursing

 

Abstract: Online Brazilian Journal of Nursing, as an authoritative resource in the communication of scientific information,   points out the purpose to promote the scientific publishing of the undegraduate students by fostering education and exchange.

Keywords: scientific information; research; teaching; research methodology

Resumo: O Online Brazilian Journal of Nursing, enquanto uma referência na comunicação de informação científica, explicita seu propósito de incentivar a publicação científica de aluno/as de graduação pela promoção do ensino de metodologia da pesquisa e do intercâmbio.

Palavras-chave: informação científica; pesquisa; ensino; metodologia da pesquisa

 

 Com este número especial o Online Brazilian Journal of Nursing assume mais uma atividade: interferir no ensino de metodologia da pesquisa e no treinamento de pesquisa na graduação.

Por que razão?

A minha experiência enquanto docente de metodologia da pesquisa e editora do Online Brazilian Journal of Nursing[1] me permite afirmar que a formação da competência de pesquisa e leitura crítica é insuficiente ou inadequada ou ultrapassada, ou todas as opções anteriores.

Neste breve editorial não explicitarei o que considero insuficiente, inadequado ou ultrapassado. Prefiro iniciar a testagem de soluções para o problema com esta estratégia oferecida pelo Online Brazilian Journal of Nursing: um número especial totalmente dedicado à publicação de pesquisas realizadas por alunos bolsistas de instituições de fomento à pesquisa.

O primeiro número é este em janeiro de 2007.

Pesquisadores/orientadores, podem incluir no planejamento da sua(s) pesquisa(s)  a publicação de Invited Editorial, Original Articles, Review Articles, Preview Notes, Case Study, etc, para o próximo número em janeiro de 2008 (Se Olorum assim permitir!).

Assim, seus/suas orientandos/as aprenderão fazendo que:

1-     Pesquisa que fica guardada na gaveta ou no escaninho, não é pesquisa. Pode ser talvez um estudo dirigido.

2-     A pesquisa começa a se concretizar quando o/a leitor(a) a “consome”[2]. O processo atinge seu ápice quando o/a leitor(a) introjeta o novo conhecimento e o utiliza no seu cotidiano.

3-     Começa tudo de mais uma vez quando o conhecimento novo introduzido no cotidiano é posto em dúvida e então outra  pesquisa se inicia para sua validação ou negação, e assim sucessivamente.

Caso não aprendam as primeiras 3 etapas, aprenderão ao menos que divulgação científica não é só apresentação de poster em congressos. Se forem estudiosos/as, aprenderão que uma mesma pesquisa pode gerar vários tipos de publicação, dependendo do estágio em que se encontra.

Se não aprenderem os tópicos acima, terão tido neste processo de treinamento em pesquisa a oportunidade de conhecer e ler o Online Brazilian Jornal of Nursing, assim como as dezenas de periódicos científicos de enfermagem no Brasil e no exterior. Descobrirão também que além de congressos e periódicos, novas mídias encontram-se à disposição para a divulgação científica, podendo (e devendo) atingir inclusive o público leigo[3].

Ao final de tudo, se os bolsistas de pesquisa em sua futura carreira profissional não se tornarem pesquisadores estritos (se é que isso é possível em enfermagem), se tornarão com certeza consumidores regulares das publicações científicas. Deste modo, serão profissionais minimamente atualizados sobre os conhecimentos necessários para diagnosticar e cuidar dos problemas de saúde e/ou processos vitais dos clientes, das famílias e das comunidades, visando seu bem-estar, sua saúde e o desenvolvimento do autocuidado.

O que na minha opinião é, simplesmente, o máximo!

Referências: 

[1] Cruz, Isabel. "A biography note – my 25 years as a nurse.." Online Brazilian Journal of Nursing [Online], 5.2 5 Aug 2006 Available: http://www.uff.br/objnursing/viewarticle.php?id=606

[2] Cruz, Isabel. "Online Brazilian Journal of Nursing celebrates its fourth anniversary." Online Brazilian Journal of Nursing [Online], 5.1 22 Apr 2006 Available: http://www.uff.br/objnursing/viewarticle.php?id=370.

[3] Cruz, Isabel. "Preview Note – scientific television shows solutions for ordinary problems ." Online Brazilian Journal of Nursing [Online], 5.1 22 Apr 2006 Available: http://www.uff.br/objnursing/viewarticle.php?id=398.

Received: Jan 16th, 2007

Accepted:  Jan 16th, 2007

 





 

The articles published in Online Brazilian Journal of Nursing are indexed, classified, linked, or summarized by:

 

Affiliated to:

Sources of Support:

 Visit us:

   

 

The OBJN is linked also to the main Universities Libraries around the world.

Online Brazilian Journal of Nursing. ISSN: 1676-4285

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons:Noncommercial-No Derivative Works License.