TÍTULO EM INGLÊS

NURSING PROCEDURES FOR THE PATIENT SUBMITTED TO CARDIAC CATHETERISM - SCIENTIFIC PRODUCTION ANALYSIS

 

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE SUBMETIDO AO CATETERISMO CARDÍACO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

 

Rosane Lourenci 1, Marilda Andrade 1

1 Fluminense Federal University

 

Resumo: Face à importância da existência de parâmetros para a sistematização dos cuidados de enfermagem aos pacientes submetidos ao cateterismo cardíaco, fica caracterizada a necessidade da disponibilização de trabalhos científicos relacionados ao tema, com vistas a subsidiar o estabelecimento de rotinas e procedimentos-padrão de cuidados de enfermagem, minimizando os efeitos decorrentes da falta de sistematização, especificamente, de cuidado relacionado ao cateterismo cardíaco, que, de maneira geral, redundará na melhoria do resultado final, gerando maior conforto e melhor qualidade de vida ao paciente submetido. Para ta,l foi realizada pesquisa computadorizada nas bases de dados/fontes de informações LILACS, BDENF, SCIELO, MEDLINE, CUIDEN, LATINDEX, CHROCRANE, PERIÓDICOS CAPES, BIBLIOTECA VIRTUAL DE ENFERMAGEM E BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES, publicadas no período entre 1999 e 2006, objetivando a busca de conhecimentos sobre o tema. Foram identificadas poucas publicações sobre o tema, demonstrando, assim, que o profissional enfermeiro escreve pouco sobre esse assunto.

 

Palavras-chave: Enfermagem – Assistência ao paciente – Cateterismo cardíaco

 

Resumen: De acuerdo con la importancia de la existencia de los parámetros para sistematización de los cuidados en la enfermería a los pacientes sometidos al cateterismo cardíaco es caracterizada la necesidad de la disponibilidad de los trabajos científicos que se refiere al tema con vista a ayudar el establecimiento de rutinas y procedimiento-patrón de cuidado del oficio de enfermero y reduce al máximo los efectos consecuentes de la carencia de esta sistematización, específicamente del tratamiento del cateterismo cardíaco, que en general resultará en la mejora del resultado final, produciendo mayor comodidad y la mejora de la calidad de la vida del paciente sometido. Para esta investigación fue hecha una búsqueda  automatizada en las basas de dados/fuentes de información LILACS, BDENF, SCIELO, MEDLINE, CUIDEN, LATINDEX, CHROCRANE, PERIÓDICOS CAPES, BIBLIOTECA VIRTUAL DE ENFERMAGEM E BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES, publicada en el periódico entre 1999 y 2006 con el objetivo de la búsqueda del conocimiento sobre el tema. Pocas informaciones sobre esto han sido identificadas, comprobando que el profesional enfermero escribe poco sobre este asunto.       

 

Palabra-clave: Enfermero (o enfermería) - Ayuda al paciente – Cateterismo cardíaco

 

Introdução 

 

   No decorrer da análise da produção científica, com base na SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE SUBMETIDO AO CATETERISMO CARDÍACO, realizada na Universidade Federal Fluminense, pude evidenciar a disponibilização de recursos materiais que viabilizam a conexão dos grupos docente, discente e outros usuários não pertencentes aos dois primeiros grupos, às bases de dados que representam as fontes de informações e coletas de dados científicos mais completas. A utilização destas fontes na elaboração dos trabalhos de pesquisa científica, incluindo o presente trabalho se constitui condição fundamental para subsidiar levantamento bibliográfico para o meu estudo de mestrado.

Dentre as Bases de Dados das mais importantes posso destacar a BVS, cujo site disponibiliza diversas ferramentas de pesquisa e fontes de informações, que utilizadas em conformidade com os procedimentos viabiliza a ampliação das pesquisas científicas. Prosseguindo, outro site que não posso excluir da relação é o Núcleo de Documentação da UFF que também disponibiliza diversas ferramentas de pesquisa que direcionam o trabalho científico a caminhos alternativos de pesquisa.

            Evidenciei que, em alguns episódios, fez-se necessária a utilização de diferentes combinações de índices de pesquisa, objetivando a recuperação de informações relevantes. Em outros episódios, pude evidenciar que a qualidade da informação não era a desejada, sendo que os critérios para a mensuração e classificação da referida qualidade foram a quantidade de artigos levantados fora do tema pesquisado e/ou contendo índices não correlatos aos conteúdos científicos, links que não possibilitavam acessar nenhum conteúdo científico e/ou completamente desatualizados e páginas cujos periódicos poderiam ser acessados apenas através de assinatura de edições e em meio impresso.

            O objetivo desta pesquisa é a busca de conhecimentos sobre a “sistematização da assistência de enfermagem ao paciente submetido ao cateterismo cardíaco” nas diferentes fontes de pesquisa/bases de dados. Haja vista o desconhecimento de literatura especializada sobre o referido assunto, as práticas de enfermagem devem ser apoiadas em pesquisas desenvolvidas por profissionais da área, com a finalidade de auxiliar os enfermeiros nas tomadas de decisão tanto no nível assistencial quanto no gerencial.

 

 

Metodologia: O presente trabalho consiste em uma pesquisa científica classificada como exploratória, objetivando a busca da produção literária científica publicada exclusivamente em periódicos de Enfermagem, relacionada com a Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Paciente Submetido ao Cateterismo Cardíaco, com data de publicação entre os anos de 1999 a 2006. Em verdade esta pesquisa deveria ter abrangido um período de cinco anos, porém, optou-se pela ampliação do limite “tempo” da pesquisa devido à falta de publicações localizadas com o tema proposto. Foi realizada através da utilização de meios computacionais, incluindo a Internet, nas Bases de Dados/Fontes de Informação LILACS, BDENF, SCIELO, MEDLINE, CUIDEN, LATINDEX, PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, BIBLIOTECA VIRTUAL DE ENFERMAGEM E BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES e, em especial a BIBLIOTECA CHROCRANE, utilizando o cruzamento das palavras-chave/key-words: ENFERMAGEM / NURSING ou CUIDADOS DE ENFERMAGEM / NURSING CARE, CATETERISMO CARDÍACO / HEART CATHETERIZATION, ESTRESSE / STRESS, obedecendo aos critérios de exclusão (ano, fonte, idioma e assunto) de forma a recuperar somente textos relevantes sobre o assunto, portanto, foram levantados 56 trabalhos científicos, onde 16 foram selecionados, porém, somente 8 foram realmente utilizados devido à localização. 

 

Resultados

 

Baseada nas buscas bibliográficas de artigos de periódicos, teses e dissertações sobre o tema em publicações, única e exclusivamente de enfermagem, podemos observar os seguintes resultados:

 

Tabela 1: Distribuição da literatura científica por quantidade de itens levantados/selecionados

 

Base de dados/fontes de informação

Quantidade de itens levantados

Quantidade de itens selecionados

LILACS

0

0

BDENF

0

0

SCIELO

0

0

MEDLINE

13

9

CUIDEN

15

1

LATINDEX

1

1

BIBLIOTECA CHROCRANE

26

0

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

8

6

GOOGLE ACADÊMICO

1

0

BIBLIOTECA VIRTUAL DE ENFERMAGEM

0

0

BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - IBICT

1

0

TOTAL

65

17

 

Verifica-se, na Tabela 1, a existência de uma diferença relativa quanto à produção científica levantada (73,8%) e a selecionada (26,2%), seguindo-se os critérios acima descritos. Os dados demonstram que a Biblioteca CHROCRANE obteve o maior número de itens levantados seguida da CUIDEN, MEDLINE e Portal da CAPES.

A Biblioteca CHROCRANE, que consiste de uma coleção de fontes de informação atualizada baseada em evidências e que oferece informação de alta qualidade para os provedores de cuidados da saúde, em particular foi a que obteve maior quantidade de itens levantados (40%).

Quanto à produção científica selecionada, ficou claro que o maior número de itens encontra-se indexado na base de dados MEDLINE, seguida do Portal da CAPES; CUIDEN e LATINDEX com o menor índice.

Quanto às bases de dados nacionais – LILACS, BDENF, SCIELO e GOOGLE ACADÊMICO, além da BDTD/IBICT e a BVE - a quantidade de publicações selecionadas é zero, fato este que pode servir como um dado referente a pouca quantidade de publicações sobre o assunto neste nível.

 

Tabela 2: Distribuição da literatura científica por tipo

 

 

Monografias

Artigos de periódicos

Teses

dissertações

nacional

estrangeiros

 

0

 

0

 

1

 

16

 

 

 

De acordo com a Tabela 2, podemos verificar, como dado marcante, que não foi selecionada nenhuma monografia, embora tenha sido localizada uma única dissertação de mestrado, nas bases de dados e especificamente na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT, que acumula, até o momento, 1745 monografias específicas da área de Enfermagem.

Quanto ao tipo de literatura encontrada podemos verificar que a maioria arrasadora dos artigos publicados é em periódicos estrangeiros (93,7%), enquanto que somente 1 (6,3%) -localizada através do LATINDEX - é nacional.

 

Tabela 3: Distribuição da literatura científica por ano de publicação

 

Base de dados/fontes de informação/ano

1999

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006

Total

MEDLINE

4

 

2

 

 2

1

 

 

9

CUIDEN

 

 

 

1

 

 

 

 

1

LATINDEX

 

 

 

 

 

1

 

 

1

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

 

 

1

2

2

1

 

 

6

TOTAL

4

 

3

3

4

3

 

 

17

 

A distribuição da literatura científica por ano de publicação (Tabela 3) demonstra que no ano de 2000 não houve sequer uma publicação sobre o assunto embora no ano anterior, 1999, 4 itens foram levantados em uma única base de dados, a MEDLINE, outro período positivo foi o ano de 2003, também com 4 publicações.  Podemos observar, também, que nos anos de 2001, 2002, 2003 e 2004, obtivemos uma produtividade de 3 artigos publicados em diferentes bases, porém, os anos de 2005 e 2006, nenhum item foi selecionado, porém, o ano em curso possui uma singularidade em relação aos anteriores, pois como ele ainda não acabou esse dado estatístico poderá sofrer alteração.

 

Tabela 4: Distribuição dos periódicos por quantidade de artigos encontrados

 

 

Títulos dos periódicos

MEDLINE

CUIDEN

LATINDEX

 CAPES

TOTAL

Actual Enferm

 

1

 

 

1

AORN J

1

 

 

 

1

Can J Cardiovasc Nurs

1

 

 

 

1

Comput Nurs

1

 

 

 

1

Contemporary Nurse

 

 

 

1

1

Critical Care Nurs Quarterly

 

 

 

1

1

Eur J Cardiovasc Nurs

2

 

 

3

5

J Pediatric Nurs

 

 

 

1

1

J Vasc Nurs

1

 

 

 

1

Medsurg Nurs

2

 

 

 

2

Nurs Stand

1

 

 

 

1

Rev Latino-am. de Enferm

 

 

1

 

1

Total

9

1

1

6

17

 

 

 

Os artigos científicos relevantes sobre o tema proposto foram identificados em 13 periódicos estrangeiros e 1 nacional, todos da área de Enfermagem, com isso, das publicações estrangeiras podemos destacar o periódico “Eur J Cardiovasc Nurs  que foi mencionado 5 vezes nas bases MEDLINE e Portal CAPES, seguido pelo periódico “Medsurg Nurs“ com menção 2 vezes através do MEDLINE, como se observa na Tabela 4.

Pode-se afirmar, com isso, que o tema em questão é relativamente mais publicado por estes periódicos especializados e nas Bases de dados MEDLINE seguida pelo Portal da CAPES.

 

 

Tabela 5: Distribuição dos periódicos por localização

 

 

Títulos dos periódicos

Bibliotecas do Rio de Janeiro

Bibliotecas de outros Estados

Internet (grátis ou restrito)

Actual Enferm

 

 

1

AORN J

 

São Paulo

 

Can J Cardiovasc Nurs

 

São Paulo

 

Comput Nurs

 

São Paulo

 

Contemporary Nurse

 

 

1

Crit Care Nurs Quart

 

São Paulo

 

Eur J Cardiovasc Nurs

 

 

5

J Pediatric Nurs

 

São Paulo

 

J Vasc Nurs

 

São Paulo

 

Medsurg Nurs

 

São Paulo

 

Nurs Stand

 

Distrito Federal

 

Rev Latino-am. de Enferm

UFF

 

1

 

A distribuição dos títulos dos periódicos científicos de acordo com a localização dos mesmos no CCN, SCAD e outras fontes de informações foi feita com três possibilidades viáveis de recuperação dos artigos.  No que diz respeito à localização em Bibliotecas do Estado do Rio de Janeiro, demos preferência à da UFF; quanto as Biblioteca de outros estados, optamos por colocar a localização mais próxima do Rio de Janeiro.  Observa-se na Tabela 5 que a maioria dos títulos (58,3%) está localizada no Estado de São Paulo, 1 título não foi localizado neste estado, sendo o mais próximo e único o Distrito Federal; os outros 3 títulos tiveram localizações diversas, na Internet com acesso grátis ou restrito (assinando o periódico ou solicitando-o através de comutação bibliográfica) e um periódico, o único nacional, foi disponibilizado na Internet – grátis e na Biblioteca da UFF através de assinatura em papel.

Após análise da distribuição dos artigos de periódicos sobre o tema “assistência de enfermagem ao paciente submetido ao cateterismo cardíaco” quanto à quantidade de itens recuperados na busca, ano de publicação, tipo de documento, localização física e quantidade de artigos por periódico, foi realizada a leitura de alguns textos selecionados para análise devido às implicações para uma melhor prática.

As expectativas, sentimentos e emoções envolvidas no ato de "esperar" por algum acontecimento ou por alguém, podem ser definidos como estímulos estressores, ou seja, estímulos que causam o estresse. Este período de espera pode tornar-se algo angustiante.1

Submeter-se a um cateterismo cardíaco, por si só, já desperta a ansiedade na maioria de pacientes e o período de espera antes deste cateterismo tem um impacto extremamente negativo na ansiedade observada nos pacientes.2,3

Foi constatado que para o paciente a realização de um cateterismo cardíaco é uma experiência muito difícil de enfrentar e de viver enquanto que para os profissionais esta é uma situação que faz parte de uma rotina de trabalho e por isso estão tão familiarizados e preparados para o que possa vir a acontecer que deixam de perceber as necessidades dos pacientes assumindo comportamentos e atitudes indiferentes ao acontecimento.4

 De Vito5 corrobora afirmando que as enfermeiras executam rotineiramente as atividades que impedem ou detectam as complicações vasculares seguidas de um cateterismo cardíaco, sem, no entanto a preocupação com o estado psicológico dos pacientes. Já Stables6 coloca que a preparação dos pacientes para o cateterismo cardíaco pode, com segurança, ser executada por um profissional devidamente treinado para esta realização, porém, a humanização é deixada de lado. 

As enfermeiras têm um papel muito importante na promoção da saúde em todos os níveis7 desde o começo do período de espera, afetando-a positivamente, até a realização do procedimento.

A educação das enfermeiras pode determinar uma maneira segura e eficaz promover o conforto paciente, visando não somente o seu bem-estar físico, mas também o psicológico5.

O estudo de Mott2 valida a preparação psicológica nos cuidados com o paciente afirmando que é benéfica na redução da ansiedade dos mesmos antes de uma experiência estressante tal como o cateterismo cardíaco. 

Desta maneira verifica-se que uma relação interpessoal enfermeira-paciente é um instrumento muito importante no cuidado e atenção ao paciente ajudando-o para que todo o processo transcorra com maior confiança e segurança.4

O papel do enfermeiro na humanização do cuidado é de suma importância e as intervenções de enfermagem, podem ser muito mais eficazes se incluírem ações para redução da ansiedade dos pacientes e de todos que estão à volta do mesmo, seus familiares e acompanhantes1.  

Esta aproximação da enfermeira com o paciente pode ser associada com a satisfação do mesmo e os tempos reduzidos na duração do procedimento.  Por isso a necessidade cada vez maior de profissionais especializados e não somente treinado6.

Em estudo Wolf8 relata que (N = 73) pacientes que submeteram-se a estudos de cardiologia  intervencionista relataram as  percepções da enfermeira que importam-se com a satisfação paciente com cuidado. Um relacionamento moderada forte (r = 0.53, p = 0.01) entre importar-se e satisfação foi encontrado, importar-se é considerado fundamental à natureza dos cuidados, praticando as enfermeiras devem apreciar sua conexão aos resultados, tais como a
satisfação com o paciente e a satisfação do paciente.

Segundo Cruz9, em  dez  depoimentos  puderam  verificar  que  as  atividades administrativas  e  de  supervisão   da  enfermagem  são   as   mais relacionadas. E as atividades que aproximam a enfermeira do cliente são fragmentadas e geralmente implicam em algum tipo de  risco  ou complexidade na qual não se tem controle sobre o produto final. E pela  análise  destes  depoimentos  puderam  relacionar  como atividades do cotidiano das enfermeiras a elaboração da escala  de trabalho da equipe de auxiliares; o planejamento, a coordenação e a supervisão das atividades e  do  pessoal; e  a  organização  ou suprimento do setor  quanto  a  pessoal,  material  de  consumo  e permanente. Quanto à organização do trabalho, há referências ao tempo, à falta de apoio para  a  execução  destas  atividades  e  ao  número excessivo  de  incumbências   de   natureza   administrativa e ainda o número reduzido de auxiliares  de  enfermagem e, principalmente, de enfermeiras, além da falta  de  treinamentos periódicos.
 Quanto à falta de consenso sobre as atividades profissionais, vemos que esta categoria aparece nos  depoimentos  como  falta  de padronização da metodologia, falta de padronização das  atividades e ausência de protocolos que  unifiquem  as  condutas  frente  aos problemas de saúde
. Com isso adquirimos a prática, mas temos dificuldades como às expostas de divulgar e transformar a pratica em teoria através de artigos  então com essa sobrecarga falta-nos tempo para divulgar nossas experiências  através de publicações9.


 Conclusão

 

Após a pesquisa nas Bases de Dados pude observar que a enfermagem, nos níveis nacional e internacional, possui deficiência em relação ao conteúdo e qualidade da produção científica, estando em situação deficiente. Posso afirmar, consubstanciada nos dados pesquisados e encontrados, que a situação da literatura científica na área de enfermagem não pode ser considerada satisfatória. Devidos aos fatos expostos encontramos grande dificuldade de encontrar publicações sobre o assunto.

Baseada nos levantamentos realizados pude concluir que se faz necessário o incentivo para estas publicações, já que, observar o que  Ketefian10  analisou em seu artigo, que a aplicação dos resultados das pesquisas científicas na prática cotidiana dos cuidados de enfermagem, contribui de forma irrevogável nas definições, inicialmente da importância dos conteúdos das Bases de Dados para o fornecimento de informações sólidas e finalmente da importância das ações para a redução desse intervalo entre a realização das pesquisas e a aplicação prática, portanto, determinando a importância das Bases de Dados conterem temas diversificados, inclusive o tema do objeto do trabalho, para o qual evidenciamos grande deficiência, após a realização da pesquisa nas Bases de Dados, com isso validando o tema proposto, que se aplica ao cuidado de enfermagem ao paciente envolvido em situação de stress e submetido ao cateterismo cardíaco.

Baseado nos artigos analisados observou-se que o profissional deve ser especializado para que possa realizar as intervenções de enfermagem de forma eficaz, inclui-se aqui ações para redução da ansiedade dos pacientes e de todos que estão à volta do mesmo, seus familiares e acompanhantes.

Acredito que a divulgação desta Análise da Produção Científica servirá como informação da situação da produção do conhecimento técnico e científico voltado às questões da Sistematização da Assistência ao paciente submetido ao Cateterismo Cardíaco, proporcionando uma visão completa aos que através de sua localização e eventual consulta, necessitarem de norteadores para as questões provenientes da prática cotidiana da Sistematização da Assistência em Enfermagem Cardiológica. O objetivo final deste trabalho é o estreitamento, das relações existentes entre a Universidade como um todo, os profissionais de enfermagem e a sociedade envolvidos com a prática da Assistência em Enfermagem Cardiológica, objetivando a elevação do grau de qualidade dos trabalhos das partes envolvidas.

 

Referências Bibliográficas

 

1 Grazziano ES, Bianchi ERF. Nível de ansiedade de clientes submetidos a cineangiocoronariografia e de seus acompanhantes. Rev Latino-Am Enfermagem 2004 abr; 12(2): 168-74.

 

2 Mott AM. Psychologic preparation to decrease anxiety associated with cardiac catheterization. J Vasc Nurs  1999 Jun; 17(2): 41-9.

 

3 Harkness K, Morrow L, Smith K, Kiczula M, Arthur HM. The effect of early education on patient anxiety while waiting for elective cardiac catheterization. Eur J Cardiovasc Nurs 2003 Jul; 2(2): 113-21.

4 Duran Rojas CI, Gonzalo Eslava D. El cateteriamo cardíaco: repensando el cuidado de enfermeria. Actual Enferm 2002 dic; 5(4): 7-11.

 

5 De Vito DA, Walsh RM, Beck J, Demko SL, Kanaskie ML. Nursing assessment of patient readiness for ambulation after cardiac catheterization. Medsurg Nurs 1999 Oct; 8(5): 309-14.

6 Stables  RH, Booth J, Welstand J, Wright A, Ormerod OJ, Hodgson WR. A randomised controlled trial to compare a nurse practitioner to medical staff in the preparation of patients for diagnostic cardiac catheterisation: the study of nursing intervention in practice (SNIP). Eur J Cardiovasc Nurs 2004 Apr; 3(2): 53-9.

 

7 Hand H. Myocardial infarction: Part 2. Nurs Stand 2001 May 30/Jun 5; 15(37): 45-53, 54-55.

 

8 Wolf ZR; Miller PA; Devine M. Relationship between nurse caring and patient satisfaction in patients undergoing invasive cardiac procedures. Medsurg Nurs 2003 Dec;12(6):391-6.

 

9 Cruz ICF. The implementation of the nursing process methodology: problems and  perspectives. Online Braz J Nurs 2002; 1(1) [Online]. Available at:
 
www.uff.br/nepae/objn101cruz.htm. Acess on: 2006 July.

 

10 Ketefian S. Issues in the application of research to pratice. Rev Latino-Am Enfermagem 2001 set; 9(5): 7-12.

 

Leituras adicionais

 

Davis TM, Maguire TO, Haraphongse M, Schaumberger MR. Preparing adult patients for cardiac catheterization: informational treatment and coping style interactions. Heart Lung 1994 Mar/Apr: 23(2):130-9.

 

Deaton C, Kurtz S, Weintraub WS. A collaborative program for cardiovascular patient follow-up. AORN J 2001 Jul; 74(1): 22-31.

 

Houston S. A comparison of structured versus guided preheart catheterization information on mood states and coping resources. Appl Nurs Res 1996 nov; 9(4): 189-94.

 

Lara Lara MD, Chirosa Ríos MÁ. Cateterismo cardíaco: cuidados de enfermeria y planes de cuidados. Enferm Cient 1997 ene/feb; (178-9): 28-33.

 

Urbanowicz JA. An evaluation of an acuity system as it applies to a cardiac catheterization laboratory. Comput Nurs 1999 May/Jun; 17(3):129-34.

Viveiros I, Aleixo L. Cuidados de enfermagem a doentes submetidos a cateterismo cardíaco. Servir 1998 maio/jun; 46(3): 122-6.

 

Vlasic  W, Almond D. Research-based practice: reducing bedrest following cardiac catheterization. Can J Cardiovasc Nurs 1999; 10(1/2): 19-22.





 

The articles published in Online Brazilian Journal of Nursing are indexed, classified, linked, or summarized by:

 

Affiliated to:

Sources of Support:

 Visit us:

   

 

The OBJN is linked also to the main Universities Libraries around the world.

Online Brazilian Journal of Nursing. ISSN: 1676-4285

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons:Noncommercial-No Derivative Works License.