5189pt

NOTAS PRÉVIAS

 

Educação permanente na intervenção e prevenção de quedas em idosos: estudo descritivo

 

Luiz Contarine Neto1, Edmundo de Drummond Alves Junior1

1Universidade Federal Fluminense

 


RESUMO
Objetivos: Elaborar uma proposta de implementação de Educação Permanente em Saúde (EPS) para educadores físicos a fim de prepará-los para intervir e prevenir riscos de quedas em idosos; Identificar os fatores de riscos e as principais causas dos acidentes por quedas em idosos; Analisar o conhecimento dos educadores físicos em relação aos acidentes por quedas.
Método: Pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, cujos sujeitos serão educadores físicos e idosos participantes do projeto CQV-IFF. Os dados serão coletados entre março a abril de 2015, a partir de pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada gravada e aplicação de questionário estruturado. Os dados serão tratados por análise de conteúdo. A partir da demanda dos idosos sobre a temática serão propostas as atividades complementares ao projeto para prevenção de quedas, tendo como objetivo a capacitação dos educadores físicos para atuarem como interventores junto ao grupo de idosos, pautando a EPS como metodologia problematizadora.
Descritores: Envelhecimento; Acidentes por Quedas; Educação Continuada


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

A queda e suas consequências constituem um problema de saúde pública e de grande impacto social enfrentado hoje por todos os países onde ocorre expressivo envelhecimento populacional. A queda é um deslocamento não intencional do corpo para um nível mais baixo à posição inicial sem a capacidade de correção em tempo hábil e que pode levar a períodos longos de internação, reabilitação e dependência de terceiros(1). Além disso, tal evento pode causar danos à saúde levando ao declínio funcional, limitação das atividades diárias e até a morte(1). Nesse contexto, é necessário que ações educativas de percepção e prevenção sejam adotadas para que se construa uma consciência crítica sobre as causas, os problemas e as ações necessárias para lidar com futuros acidentes por quedas(2). A implementação de uma educação permanente em saúde (EPS) se faz necessário por possibilitar a percepção e a prevenção da problemática(3). A educação permanente (EP) sendo estruturada a partir da problematização do processo de trabalho busca reflexões e soluções dos problemas encontrados no cotidiano do trabalho, promovendo transformações na prática profissional(3). Transferindo esse contexto da EP para o projeto CQV-IFF é possível a transformação da prática profissional dos educadores físicos através da ampliação de seus conhecimentos sobre os acidentes por quedas a fim de adotar medidas educativas para sua prevenção antes que o acidente ocorra.

 

QUESTÕES NORTEADORAS

Quais são as principais causas e fatores de riscos apresentados na literatura relacionados aos acidentes por quedas em idosos? Qual a percepção que os educadores físicos que atuam no projeto CQV-IFF tem sobre os acidentes por quedas? Como implementar a EP em acidentes por quedas para esses educadores físicos atuantes no projeto?

 

OBJETIVOS

Objetivo geral: Elaborar uma proposta de implementação de EPS para os educadores físicos que atuam no projeto CQV-IFF a fim de prepará-los para intervir e prevenir riscos de quedas em idosos do município de Campos/RJ que participem do projeto CQV-IFF.

Objetivos específicos: Identificar os fatores de riscos e as principais causas dos acidentes por quedas em idosos; Analisar o conhecimento dos educadores físicos em relação aos acidentes por quedas.

 

PRESSUPOSTO

Esse estudo parte do pressuposto de que a probabilidade de novos episódios de acidentes por quedas reforça a necessidade de implementação de uma estratégica educativa, que seja capaz de preparar profissionais da saúde em lidar com essa realidade. Nesse contexto, a EPS é uma estratégia pedagógica facilitadora para transformação da realidade do trabalho na área da saúde.

 

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo, a ser realizada no Instituto Federal Fluminense (IFF). Os sujeitos do estudo serão constituídos de educadores físicos e idosos de ambos sexos, tendo como critérios de inclusão poder participar de todas as etapas da pesquisa e estarem inseridos no projeto CQV-IFF. Como exclusão: educadores físicos afastados do projeto e idosos que não apresentem condições físicas e mentais para responder ao questionário. A amostra será de aproximadamente 60 sujeitos, sendo 10 educadores físicos e 50 idosos. Inicialmente será desenvolvida uma pesquisa bibliográfica nas principais bases de dados, com levantamento de artigos científicos nacionais e internacionais publicados nos últimos cinco anos que abordem os principais fatores de riscos relacionados às quedas em idosos. A coleta de dados será realizada no período de março a abril de 2015 em duas etapas: (i) entrevista semiestruturada e gravada para posterior transcrição, com os educadores físicos; (ii) aplicação de um questionário estruturado com os idosos, contendo 36 perguntas fechadas, articulando os seguintes eixos: dados da residência; dados referentes à saúde e dados relacionados a possíveis acidentes por quedas. Para análise dos dados será utilizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Minayo. A partir da demanda dos idosos sobre a temática é que serão propostas as atividades complementares ao projeto para prevenção de quedas, tendo como objetivo a capacitação dos educadores físicos para atuarem como interventores junto ao grupo de idosos. A EPS será pautada como metodologia problematizadora para realização das atividades com os educadores, para que eles sejam multiplicadores de ações de saúde com os idosos a fim de diminuir acidentes por queda. Por ser uma pesquisa que envolve seres humanos, esse projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina do Hospital Antônio Pedro em 05/02/2015, sob o número de parecer 977.629 atendendo a Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde que rege sobre a pesquisa com seres humanos.

 

REFERÊNCIAS

1. Amaro, AR. Mobilidade funcional, risco de queda, nível de atividade física e percepção de saúde em individuos com 65 anos ou mais. [ dissertation ]. Lisbon: University  of Lisbon; 2012.

2. Paula FL. Envelhecimento e quedas de idosos. Rio de Janeiro: Apicuri; 2010.

3. Espírito Santo JN, Cordeiro BC. Permanent education about the risks of biological natural disasters in sports: a descriptive study [ internet ] 2014 Oct [ cited 2013 Nov 15 ] 13 (suppl I): 439-41. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/5043

 

 

Todos os autores participaram das fases dessa publicação em uma ou mais etapas a seguir, de acordo com as recomendações do International Committe of Medical Journal Editors (ICMJE, 2013): (a) participação substancial na concepção ou confecção do manuscrito ou da coleta, análise ou interpretação dos dados; (b) elaboração do trabalho ou realização de revisão crítica do conteúdo intelectual; (c) aprovação da versão submetida. Todos os autores declaram para os devidos fins que são de suas responsabilidades o conteúdo relacionado a todos os aspectos do manuscrito submetido ao OBJN. Garantem que as questões relacionadas com a exatidão ou integridade de qualquer parte do artigo foram devidamente investigadas e resolvidas. Eximindo, portanto o OBJN de qualquer participação solidária em eventuais imbróglios sobre a matéria em apreço. Todos os autores declaram que não possuem conflito de interesses, seja de ordem financeira ou de relacionamento, que influencie a redação e/ou interpretação dos achados. Essa declaração foi assinada digitalmente por todos os autores conforme recomendação do ICMJE, cujo modelo está disponível em http://www. objnursing.uff.br/normas/DUDE_final_13-06-2013.pdf

 

 

Mestrando: Luiz Contarine Neto

Orientador: Edmundo de Drummond Alves Junior

 

 

Recebido: 17/03/2015
Revisado: 06/07/2015
Aprovado: 06/07/2015

 





 

The articles published in Online Brazilian Journal of Nursing are indexed, classified, linked, or summarized by:

 

Affiliated to:

Sources of Support:

 

The OBJN is linked also to the main Universities Libraries around the world.

Online Brazilian Journal of Nursing. ISSN: 1676-4285

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons:Noncommercial-No Derivative Works License.