5183pt

NOTAS PRÉVIAS

 

Mensuração de úlceras venosas por softwares: avaliação da reprodutibilidade de testes

 

Thaís Dresch Eberhardt1, Suzinara Beatriz Soares de Lima1, Luis Felipe Dias Lopes1, Rhea Silvia de Avila Soares1, Marciane Kessler1

1Universidade Federal de Santa Maria

 


RESUMO
Objetivo: comparar a mensuração de área de úlceras venosas por meio dos softwares AutoCAD® e Image Tool.
Método: pesquisa de avaliação de reprodutibilidade de testes, com abordagem quantitativa. Na amostra (por julgamento), serão incluídos todos os pacientes portadores de úlceras venosas atendidos no período de coleta de dados (março a julho de 2015); excluem-se os pacientes com idade inferior a 18 anos, capacidade cognitiva diminuída ou comunicação verbal prejudicada sem acompanhante e portadores de úlcera que se estenda por mais de uma face do membro inferior. A coleta de dados será realizada por meio de fotografia e formulário.
Resultados esperados: este estudo pretende propor, em conjunto com o Grupo de Estudos de Lesões de Pele do hospital, a implantação e implementação de método de avaliação e mensuração de feridas.
Implicações para a saúde: aprofundar e divulgar a temática, para que os profissionais passem a utilizar métodos objetivos na mensuração.
Descritores: Enfermagem; Gestão em Saúde; Úlcera Varicosa; Pesos e Medidas; Validação de Programas de Computador.


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

No processo de gerenciamento do cuidado ao paciente com feridas, o enfermeiro possui diversas atribuições, destacando-se a avaliação da evolução da lesão e mensuração da ferida(1).

Para realizar a mensuração, podem ser utilizadas fotografias digitais e softwares específicos, como o AutoCAD® e o Image Tool. O AutoCAD® é um programa comumente utilizado por “engenheiros civis no cálculo de área física em topografia”(2:305). O software Image Tool, desenvolvido pela University of Texas Health Sciences Center at San Antonio, é apresentado como um instrumento prático, capaz de obter medidas objetivas, fidedignas ao tamanho real da lesão, conferindo segurança, rapidez e confiabilidade ao processo de mensuração(3). Em revisão da literatura realizada para este projeto, encontrou-se um estudo que comparou o programa AutoCAD® com outro software(2), entretanto não foram descobertas pesquisas que avaliaram o outro programa citado, nem que compararam os dois programas.

 

QUESTÃO DE PESQUISA

Existe diferença entre a mensuração de área de úlceras venosas por meio dos softwares AutoCAD® e Image Tool?

 

OBJETIVOS

O objetivo geral é comparar a mensuração de área de úlceras venosas por meio dos softwares AutoCAD® e Image Tool. Os objetivos específicos são: (a) caracterizar os portadores de úlceras venosas acompanhados pelo ambulatório de um hospital de ensino em relação a dados sociodemográficos e clínicos; (b) verificar a reprodutibilidade da mensuração de área de úlceras venosas por meio do software AutoCAD®; (c) verificar a reprodutibilidade da mensuração de área de úlceras venosas por meio do software Image Tool.

 

MÉTODO

Trata-se de uma pesquisa de avaliação de reprodutibilidade de testes, com abordagem quantitativa. A pesquisa será realizada no ambulatório de um hospital de ensino, referência em saúde para uma região do estado do Rio Grande do Sul, composto por 291 leitos.

Entre as especialidades médicas que atendem neste ambulatório, destaca-se a angiologia, com atendimento no período da tarde, de segunda a sexta-feira. Além do atendimento médico, os pacientes recebem atendimento de enfermagem, avaliação da ferida e realização do curativo.

As variáveis estudadas serão as áreas das úlceras venosas aferidas pelas técnicas computacionais nas imagens captadas pela câmera fotográfica e variáveis sociodemográficas e clínicas, coletadas por meio de formulário.

A população em estudo é formada por todos os pacientes portadores de úlceras venosas atendidos no referido ambulatório. Na amostra (por julgamento), serão incluídos os atendidos no período de coleta de dados (março a julho de 2015). Excluem-se aqueles com idade inferior a 18 anos, capacidade cognitiva diminuída ou comunicação verbal prejudicada sem acompanhante, portadores de úlcera que se estenda por mais de uma face do membro inferior.

Para a coleta de dados, os enfermeiros do Grupo de Estudos de Lesões de Pele (GELP) serão colaboradores (avaliadores) da pesquisa. Cada paciente terá sua úlcera fotografada pelo pesquisador e por um avaliador com Câmera Fujufilm Finepix S 14 Mega pixels.

As fotografias serão transferidas para o notebook pessoal do pesquisador. Tanto o avaliador quanto o pesquisador irão realizar as mensurações das duas fotografias com os dois softwares. Esse processo será executado com todos os avaliadores, sempre em pares (pesquisador e um avaliador), até obter 10 fotografias com cada avaliador ou atingir o número máximo de indivíduos pertencentes à população em estudo.

O banco de dados será realizado no Microsoft Office Excel® por meio de digitação dupla e independente. Depois, transportado e analisado no programa Statistical Package for Social Sciences. As variáveis em estudo (áreas das úlceras venosas) são quantitativas contínuas, portanto serão calculadas média e mediana como medidas de posição central; variância, desvio-padrão e coeficiente de variação como medidas de dispersão; coeficiente de correlação intraclasse para expressar a concordância entre os eventos.

Todas as medidas serão realizadas entre as úlceras do mesmo paciente, mensuradas no mesmo software e nos softwares distintos. Serão também comparadas por meio de teste de hipóteses a ser definido conforme a normalidade dos dados. Para a análise estatística, adota-se nível de significância de 5%.

Toma-se como base os preceitos éticos fundamentados na Resolução nº 466/2012. O projeto foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer 932.838.

 

RESULTADOS ESPERADOS

Este estudo pretende propor, em conjunto com o GELP do hospital, a implantação e implementação de método de avaliação e mensuração de feridas, além de aprofundar e divulgar a temática, para que os profissionais passem a utilizar métodos objetivos na mensuração.

 

REFERÊNCIAS

1. Machado JF, Oliveira BGRB, Bokehi JR. Produção tecnológica do protótipo do sistema de registro eletrônico CICATRIZAR: pesquisa aplicada. Online braz j nurs [ Internet ]. 2013 Oct [ cited 2015 June 19 ] 12 Suppl:764-66. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/4483.

2. Reis CLD, Cavalcante JM, Rocha Junior EF, Neves RS, Santana LA, Guadagnin RV. Mensuração de área de úlceras por pressão por meio dos softwares Motic e do AutoCAD®. Rev bras enferm [ Internet ]. 2012 [ Cited 2014 June 17 ]65(2):304-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v65n2/v65n2a16.pdf. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200016

3. Sousa ATO, Vasconcelos JMB, Soares MJGO. Software Image Tool 3.0 as an instrument for measuring wounds. Rev enferm UFPE on line [ Internet ]. 2012 [ Cited 2014 Sept 23 ]6(10):2569-73. Available from: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/3078/pdf_1514. doi: 10.5205/reuol.3111-24934-1-LE.0610201233.

 

 

Todos os autores participaram das fases dessa publicação em uma ou mais etapas a seguir, de acordo com as recomendações do International Committe of Medical Journal Editors (ICMJE, 2013): (a) participação substancial na concepção ou confecção do manuscrito ou da coleta, análise ou interpretação dos dados; (b) elaboração do trabalho ou realização de revisão crítica do conteúdo intelectual; (c) aprovação da versão submetida. Todos os autores declaram para os devidos fins que são de suas responsabilidades o conteúdo relacionado a todos os aspectos do manuscrito submetido ao OBJN. Garantem que as questões relacionadas com a exatidão ou integridade de qualquer parte do artigo foram devidamente investigadas e resolvidas. Eximindo, portanto o OBJN de qualquer participação solidária em eventuais imbróglios sobre a matéria em apreço. Todos os autores declaram que não possuem conflito de interesses, seja de ordem financeira ou de relacionamento, que influencie a redação e/ou interpretação dos achados. Essa declaração foi assinada digitalmente por todos os autores conforme recomendação do ICMJE, cujo modelo está disponível em http://www. objnursing.uff.br/normas/DUDE_final_13-06-2013.pdf

 

 

Recibido: 13/03/2015
Revisado: 22/06/2015
Aprobado: 22/06/2015

 

 





 

The articles published in Online Brazilian Journal of Nursing are indexed, classified, linked, or summarized by:

 

Affiliated to:

Sources of Support:

 

The OBJN is linked also to the main Universities Libraries around the world.

Online Brazilian Journal of Nursing. ISSN: 1676-4285

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons:Noncommercial-No Derivative Works License.