21-v4n2-preview notes-831

NOTAS PRÉVIAS

 

 

Enfermagem em suporte nutricional


Silvana de Oliveira Azevedo1, Cristina Lavoyer Escudeiro1

1Universidade Federal Fluminense


Keywords: Nutricion suport, Nursing.


SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

A enfermagem possui papel preponderante no controle da Nutrição Parenteral e Enteral, desde a manutenção e controle da via escolhida, o volume administrado e até as mais variadas reações que o paciente possa apresentar durante esta terapêutica. A relação entre o estado nutricional e a evolução do paciente internado em hospitais tem sido objeto de atenção pela influência que este fator exerce sobre o agravamento dos quadros patológicos e sobre a recuperação dos pacientes(1). No entanto, observa-se nas unidades de internação de um hospital universitário a precariedade do planejamento do cuidado de enfermagem ao cliente que faz uso do Suporte Nutricional. Um fator que se faz constante é a suspensão do tratamento devido a inúmeros fatores, a qual por muitas vezes ocorre por falta de avaliação e de conhecimento do enfermeiro em relação à terapêutica. No cotidiano do trabalho de enfermagem, ao almejar o bem-estar e conforto do cliente, exige-se dos profissionais uma atenção para o entendimento da complexidade e fragilidade desse ser humano, e é nesse campo que o cuidado específico de enfermagem volta-se para as necessidades e desejos de sua clientela(2).


OBJETIVOS/QUESTÃO NORTEADORA/HIPÓTESE

As questões que norteiam a pesquisa são: Que importância o enfermeiro atribui ao cuidado do cliente hospitalizado em Suporte Nutricional?, Como o enfermeiro planeja a assistência de enfermagem ao cliente em Suporte Nutricional?, Que dificuldades ele aponta para o cuidado a este cliente?. O estudo tem como objeto o planejamento do cuidado de enfermagem ao cliente hospitalizado em Suporte Nutricional e objetiva descrever o planejamento da assistência ao cliente em suporte nutricional realizado pelo enfermeiro; identificar as dificuldades enfrentadas pelo enfermeiro ao cuidado a clientes em suporte nutricional e discutir um modelo de planejamento da assistência ao cliente em terapia nutricional a ser implantado.


METODOLOGIA (REFERENCIAL TEÓRICO E TÉCNICA DE PESQUISA)

Pesquisa qualitativa sob o referencial teórico da Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta, desenvolvida em nove unidades de internação de um hospital universitário, com vinte e três enfermeiros responsáveis pelas unidades e plantonistas. Os dados foram coletados utilizando-se as técnicas de observação participante (com adaptação dos roteiros de Inspeção para Atividade de Administração de Nutrição Parenteral e de Nutrição Enteral) e entrevista semi-estruturada. Os roteiros de observação contemplaram duas dimensões: considerações gerais e atribuições do enfermeiro. Para a análise dos dados que emergiram da entrevista utilizou-se a análise de conteúdo, e para os dados obtidos a partir da observação foi confeccionada uma escala de qualidade do cuidado, com base nos roteiros, considerando os conceitos “bom”, “regular” e “insuficiente” de acordo com o percentual de respostas positivas (sim).


RESULTADOS PRELIMINARES

No grupo pesquisado a maioria é do sexo feminino, com faixa etária entre 26 a 46 anos e com tempo de atuação profissional entre um ano e meio a vinte e três anos. Os resultados apontam, em comparação ao roteiro de observação utilizado, um cuidado de enfermagem ao cliente em suporte nutricional que varia de regular a insuficiente com relação a qualidade desta assistência e a necessidade de uma atenção por parte dos enfermeiros mais direcionada aos procedimentos adequados em suporte nutricional, como, passagem da sonda nasogástrica, manutenção e fixação da mesma; conservação e instalação da dieta; monitorização de eliminações; sinais e sintomas que indicam complicações. Os resultados com relação ao suporte nutricional parenteral apresentam-se mais positivos, principalmente na unidade de UTI neonatal, com conceitos que variaram entre Bom (cinco), Regular (três) e Insuficiente (dois). As unidades de internação que receberam a conceituação Insuficiente (I), tanto nas considerações gerais como nas atribuições do enfermeiro, merecem maior atenção e um planejamento da assistência por parte dos enfermeiros no que se refere aos cuidados prestados, principalmente na nutrição enteral, que foram observados a entrada das nutrições com horários atrasados e sobras das nutrições nas trocas.

 

REFERÊNCIA

1.  Boog MCF. O papel do enfermeiro no suporte nutricional ao paciente hospitalizado. Rev. Campineira de Enf. 2003; 2:11-6.

2.  Santos I, Figueiredo N, Sobral V, Tavares C. Caring: building na new history of sensibility. Online Brazilian Journal of Nursing(OBJN-ISSN 1676-4285) [ Online ]. 2002 Dec [ cited 2005 Jun 16 ] 1(3). Available at: www.uff.br/nepae/objn103santosietal.htm

 


Recebido: 20/08/2005
Aprovado: 22/05/2005

 

 





 

The articles published in Online Brazilian Journal of Nursing are indexed, classified, linked, or summarized by:

 

Affiliated to:

Sources of Support:

 Visit us:

   

 

The OBJN is linked also to the main Universities Libraries around the world.

Online Brazilian Journal of Nursing. ISSN: 1676-4285

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons:Noncommercial-No Derivative Works License.