4761pt

NOTAS PRÉVIAS

 

Protocolo assistencial para cuidados de enfermagem às mulheres mastectomizadas: estudo descritivo-exploratório

 

Sandra Regina Terra Campos Nicolau1, Enéas Rangel Teixeira1

1Universidade Federal Fluminense

 


RESUMO
Objetivos: descrever as atividades de cuidado de enfermagem prestadas às mulheres submetidas à mastectomia; discutir os resultados na perspectiva do cuidado ético e estético em saúde e elaborar o protocolo assistencial subsidiado visando a autonomia do sujeito no cuidado à saúde.
Método: estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa. A técnica de coleta de dados será entrevista semiestruturada e observação de campo. Sujeitos: a equipe de enfermagem da unidade da clinica cirúrgica feminina. O cenário será a enfermaria da Clínica Cirúrgica Feminina (CCF) de um hospital universitário da rede pública federal de ensino de Niterói. O tipo de análise será de conteúdo do tipo temática.
Resultados esperados: Este estudo tem como relevância a contribuição para uma prática assistencial humana e eficaz, e desenvolvimento do conhecimento da área da saúde da mulher em enfermagem oncológica. Também espera contribuir para o ensino, pesquisa e inovação de cuidado.
Descritores:Neoplasias da Mama; Mastectomia; Cuidados de Enfermagem.


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

No ano de 2014, estima-se que 57.120 novos casos de câncer de mama surjam no Brasil(1). Isto requer medidas preventivas e curativas, bem como resgatar o atendimento humanizado - que constitui uma das chaves para a transformação das representações negativas dos profissionais, cujas dimensões ética e estética fazem parte. Nesse sentido, são fundamentais a construção e sustentação de espaços que permitam a comunicação; que facilitem a dinâmica do diálogo, do respeito e da diversidade; e a promoção de um fluxo dinâmico de proposta de deliberações pautadas em relações mais humanas e solidárias entre profissionais e pacientes.

O objeto de estudo é o cuidado de enfermagem a mulheres submetidas à mastectomia, no pré e pós-operatório.

 

QUESTÕES NORTEADORAS

  • Como a equipe de enfermagem está cuidando das mulheres mastectomizadas?
  • Quais as intervenções de enfermagem voltadas para as dimensões ética e estética(2) das mulheres com câncer de mama?
  • Como criar um protocolo de cuidado integral para a mulher mastectomizada partindo da pesquisa realizada?

 

OBJETIVOS

Objetivo geral:

Conhecer a maneira da equipe de enfermagem exercer os cuidados de enfermagem às mulheres mastectomizadas, e a partir daí criar um protocolo assistencial(3).

Objetivos específicos:

  • Descrever as atividades de cuidado de enfermagem prestadas às mulheres submetidas à mastectomia;
  • Discutir os resultados na perspectiva ética e estética do cuidado.

 

PRESSUPOSTOS

Os cuidados prestados de forma acolhedora, considerando as dimensões ética e estética com a técnica, favorece o restabelecimento de mulheres submetidas à mastectomia, que apresentam vulnerabilidade física e psíquica durante esse processo.

 

MÉTODO

A pesquisa será de natureza descritiva e exploratória com abordagem qualitativa.

O cenário será a enfermaria ginecológica de um hospital universitário da rede pública federal de ensino de Niterói, que realiza normalmente quatro cirurgias de mastectomia por semana. A coleta de dados ocorrerá entre março e setembro de 2014. Os sujeitos serão a equipe de enfermagem da referida clínica. Nesse setor trabalham 20 funcionários, sendo seis enfermeiros plantonistas, uma coordenadora de clínica diarista, 13 técnicos e auxiliares de enfermagem.

Critérios de inclusão: enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem que trabalhem há mais de seis meses lotados no setor e concordem em participar do projeto. Critérios de exclusão: profissionais de enfermagem que prestem serviços eventuais, como plantões e horas extras, mas não façam parte da clínica cirúrgica feminina.

O instrumento da pesquisa é um roteiro de entrevista semiestruturada, que permitirá a coleta dos dados sociodemográficos e as narrativas das vivências da depoente. O roteiro da entrevista ou da observação é escolhido previamente e norteará a condução da coleta dos dados. As entrevistas combinam questões fechadas e abertas, em que o entrevistado tem a possibilidade de interagir sobre o tema sem se fixar em perguntas e respostas rígidas. O guia é composto por um número significativo de questões apresentadas às pessoas, tendo como objetivo o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas e situações vivenciadas pelas mesmas. As entrevistas serão gravadas para posterior transcrição e análise de conteúdo do tipo temática. Se necessário será realizada a observação de campo, para verificar os cuidados prestados as pacientes.

O estudo atende as exigências da resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e os preceitos éticos, com preservação dos sujeitos participantes. Os nomes dos entrevistados serão preservados, podendo ser substituídos por pseudônimos ou códigos. Todo o material (digital e impresso) será arquivado pelo período de cinco anos e posteriormente incinerado.

O estudo foi aprovado sob o parecer número 531.887 pelo Comitê de Ética em Pesquisa do hospital que participará como campo.

 

RESULTADOS ESPERADOS

A pesquisa contribui para a assistência e o ensino de enfermagem, pois os resultados enfocarão os cuidados com mulheres mastectomizadas.

A partir dos resultados deste projeto será elaborado um protocolo assistencial de cuidados com a mulher submetida à mastectomia. Este precisa atender a dimensão sensível e humana, que valoriza a vida por meio do paradigma ético e estético dos sujeitos, com ações da equipe de enfermagem. Esse produto será o fruto desta dissertação, ora em forma de projeto.

Almeja-se a promoção do cuidado com a vida e melhoria da qualidade na assistência de enfermagem, bem como aprimorar a educação continuada e a formação dos trabalhadores de enfermagem.

 

REFERÊNCIAS

1. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Brasil). Estimativa 2014 – Incidência do câncer no Brasil [ internet ] Rio de Janeiro: INCA; 2014. [ cited 2014 Sep 01 ] Available from: http://www.inca.gov.br/estimativa/2014/sintese-de-resultadoscomentarios.asp

2. Moura FMJSP, Silva MG, Oliveira SC, Moura LJSP. Os sentimentos das mulheres pós-mastectomizadas. Esc Anna Nery Rev Enferm [ internet ]. 2010 Jul/Set [ cited 2013 Jan 21 ③(3):477-84. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v14n3/v14n3a07.pdf

3. Teston EF, Costa MAR, Baldissera VDA, Marcon SS. Educational views and practices of medical and nursing professionals: a descriptive study. Online Braz J Nurs  [ internet ]. 2013 Dec [ cited 2014 Mar 15 ①(4). Available from:http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/4133/pdf_42. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20134133

 

 

Dados do projeto:

Projeto de dissertação do Programa de Mestrado Profissional de Enfermagem Assistencial da UFF. Aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da UFF sob o número 531.887.


Orientador: Enéas Rangel Teixeira


Apoio Financeiro: não há

 

 

Todos os autores participaram das fases dessa publicação em uma ou mais etapas a seguir, de acordo com as recomendações do International Committe of Medical Journal Editors (ICMJE, 2013): (a) participação substancial na concepção ou confecção do manuscrito ou da coleta, análise ou interpretação dos dados; (b) elaboração do trabalho ou realização de revisão crítica do conteúdo intelectual; (c) aprovação da versão submetida. Todos os autores declaram para os devidos fins que são de suas responsabilidades o conteúdo relacionado a todos os aspectos do manuscrito submetido ao OBJN. Garantem que as questões relacionadas com a exatidão ou integridade de qualquer parte do artigo foram devidamente investigadas e resolvidas. Eximindo, portanto o OBJN de qualquer participação solidária em eventuais imbróglios sobre a materia em apreço. Todos os autores declaram que não possuem conflito de interesses, seja de ordem financeira ou de relacionamento, que influencie a redação e/ou interpretação dos achados. Essa declaração foi assinada digitalmente por todos os autores conforme recomendação do ICMJE, cujo modelo está disponível em http://www.objnursing.uff.br/normas/DUDE_final_13-06-2013.pdf

 

 

Recebido: 02/06/2014
Revisado: 09/09/2014
Aprovado: 09/09/2014

 





 

The articles published in Online Brazilian Journal of Nursing are indexed, classified, linked, or summarized by:

 

Affiliated to:

Sources of Support:

 Visit us:

   

 

The OBJN is linked also to the main Universities Libraries around the world.

Online Brazilian Journal of Nursing. ISSN: 1676-4285

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons:Noncommercial-No Derivative Works License.