v12sup 4548 pt

NOTAS PRÉVIAS

 

Atenção Básica, hipertensão, diabetes e as lesões tissulares: um estudo descritivo-exploratório

 

Ana Lúcia Abrahão1, Ândrea Cardoso Souza2, Dalvani Marques3, Marilda Andrade4

1, 2, 3,4 Universidade Federal Fluminense

 


RESUMO
Objetivo: Analisar o processo de trabalho da equipe de enfermagem dirigida aos usuários cadastrados nos programas de hipertensão arterial e diabetes mellitus, atendidos na rede de serviços de Atenção Básica com lesões tissulares, nos últimos cinco anos. Específico: Classificar as tecnologias (produtos e processos) utilizadas no tratamento/cuidado de lesões; Identificar o perfil dos usuários atendidos na rede de serviços de atenção Básica.
Método: Será empregado em duas etapas. A primeira no formato de inquérito epidemiológico com análise estática simples para a compilação dos dados, construindo o perfil dos usuários e; a segunda tomará a entrevista aberta, seguindo os seguintes eixos: uso de tecnologia na assistência, projeto terapêutico indicado ao usuário e análise de conteúdo centrada no processo da equipe. A proposta é de uma pesquisa de dois anos e está vinculada ao projeto "Inovação em Enfermagem no Tratamento de Lesões - sistematização, inclusão tecnológica e funcionalidade", financiado pelo CNPq.
Descritores: Atenção Básica; Enfermagem em Saúde Comunitária; Hipertensão; Diabetes Mellitus; Ferimentos e Lesões.


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

A Atenção Básica (AB) pode ser entendida como porta de entrada do sistema de saúde(1). Nos serviços deste nível de complexidade do sistema identificam-se os primeiros sinais dos problemas de saúde da população brasileira. Atualmente, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) se constituem uma das principais causas de morbimortalidade da população brasileira. São responsáveis por, aproximadamente, 72% das causas de mortes, com destaque para as doenças do aparelho circulatório (30%).

Este quadro atual impõe respostas na conformação de um novo modelo de atenção para a saúde que responda a atual demanda por serviços orientados para as denominadas DCNT(2). Essas doenças evoluem, com frequência, para quadros clínicos como lesões tissulares, principalmente em membros inferiores, que geram aumento da demanda nos serviços de saúde para atendimento aos curativos e controle das lesões.

 

QUESTÃO NORTEADORA

O processo de trabalho desenvolvido pela equipe de enfermagem, nas unidades de saúde da AB, produzem tecnologias que aumentam a capacidade de adesão dos usuários com hipertensão e diabetes associado ao tratamento das lesões tissulares?

 

OBJETIVO

Geral

Analisar o processo de trabalho da equipe de enfermagem dirigida aos usuários cadastrados nos programas de hipertensão arterial e diabetes mellitus, atendidos na rede de serviços de AB com lesões tissulares, nos últimos cinco anos.

Específicos

Classificar as tecnologias (produtos e processos) utilizadas no tratamento/cuidado de lesões;
Identificar o perfil dos usuários atendidos na rede de serviços de atenção Básica.

 

MÉTODO

Estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa. Cenário da pesquisa: Serão considerados os serviços de saúde da Região Sul Fluminense, no município de Niterói, que realizam atendimento a pacientes com lesões tissulares e que ofereçam o programa de hipertensão e diabetes aos seus usuários, como nos ambulatórios e salas de curativo.

A investigação se dará em duas etapas de acordo com os objetivos específicos. Para a classificação das tecnologias empregadas no trabalho da equipe de enfermagem será aplicada entrevista aberta, seguindo os seguintes eixos: uso de tecnologia na assistência; projeto terapêutico indicado ao usuário. Os sujeitos do estudo serão os profissionais da equipe de enfermagem que atuam nos serviços de saúde do município de Niterói, que atendam aos seguintes critérios: desenvolver ações com os usuários hipertensos e/ou diabéticos com lesões tissulares; atuar no serviço há mais de dois anos. Serão excluídos aqueles que estiverem de férias ou licença no período de coleta de dados. O material será organizado em acordo com as datas das entrevistas e unidades de saúde. A análise seguirá a dinâmica da análise de conteúdo.

A segunda etapa consistirá na aplicação de inquérito social e epidemiológico aos usuários portadores de lesões tissulares cadastrados no programa de diabetes e hipertensão na rede básica de saúde do município de Niterói, RJ. Para identificação dos usuários que portam lesões tissulares decorrentes da hipertensão arterial e/ou do diabetes mellitus, analisar-se-ão prontuários de usuários cadastrados nos últimos cinco anos. Objetiva-se identificar as variáveis circunstanciais relacionadas a fatos ou medidas, quais sejam: tempo de cadastro no programa, condições sociais e da família, data de início da lesão, bairro de residência, doenças associadas entre outras variáveis de acordo com o inquérito epidemiológico e social construído(3).

Os dados serão organizados em um banco de dados a partir de uma variação de tabelas que serão trabalhadas a partir do software Excel. O Epi-Info será empregado para ordenar os dados, fazendo os cruzamentos das variáveis em acordo com os objetivos do estudo. A análise descritiva dos gráficos será desenvolvida a partir de discussão com base na realidade de cada localidade e na literatura.

 

REFERÊNCIAS

1. Pelegrini AHW, Cezar-Vaz MR. Primary environmental health in nurses’ work at the basic health net – a cross-sectional study. Online braz j nurs [ Internet ]. 2010 June [ Cited 2013 Sep 7 ]9(1). Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/2851. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20102851

2. Abrahão AL, Cordeiro BC, Marques D, Daher DV, Teixeira GHMC, Monteiro KA, Gomes LN, et al. A pesquisa como dispositivo para o exercício no PET-Saúde UFF/FMS Niterói. Rio de Janeiro, Brazil. Rev. bras. educ. med. 2011 set. [ Cited 2013 Aug 31 ] 35(3). Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000300019&lng=pt&nrm=iso. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000300019.

3. Abrahão AL, Bossato HR. Análise do perfil de mortalidade dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense: um estudo descritivo. Saúde Coletiva (Barueri). 2010 (7):50-55.

 

 

A participação dos autores na investigação ocorre igualmente como pesquisador no campo, na coleta, organização e análise dos dados.

DADOS DO PROJETO
Vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão e Trabalho em Saúde/CNPq; Aprovado no CEP: 234.570. Integra o projeto: PROCAD "Inovação em Enfermagem no Tratamento de Lesões - sistematização, inclusão tecnológica e funcionalidade", financiado pelo CNPq. Ligado à Escola de Enfermagem e ao programa de Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde.

 

 

Recebido: 31/08/2013
Revisado: 30/09/2013
Aprovado: 30/09/2013