4525 PT

NOTAS PREVIAS

 

Educação permanente em saúde numa instituição pública de referência especializada: estudo descritivo

 

 

Roseluci Santos de Salles1, Marcos Paulo Fonseca Corvino1, Monica Villela Gouvea1

1Universidade Federal Fluminense

 

 


RESUMO
Objetivos: Analisar ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) em unidade de saúde de média e alta complexidade; identificar temas de interesse interdisciplinar a partir de questões cotidianas vividas pelos diferentes profissionais; propor estratégias educacionais que fortaleçam a interdisciplinaridade na cultura institucional.
Método: estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, cuja população de estudo se constituirá por profissionais de diversos setores. Os dados serão coletados em setembro e outubro de 2013, a partir de grupos focais e observação participante. A análise de conteúdo seguirá os procedimentos de Bardin. Espera-se mobilizar profissionais para a expansão e fortalecimento do processo de EPS na unidade.
Descritores: Educação Continuada; Qualidade da Assistência à Saúde; Assistência Hospitalar.


 

 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia que toma os problemas da prática como objeto de reflexão das equipes de saúde, considerando o trabalho como eixo educativo e adotando a problematização como base de estruturação de suas práticas pedagógicas(1). A construção de saberes oriundos da prática favorece a manutenção de equipes atualizadas e com foco na qualidade da assistência, por isso se faz necessário que a educação dos profissionais se dê em caráter permanente a fim de auxiliar os mesmos na tomada de decisões, na melhoria do cuidado e no aperfeiçoamento da assistência prestada ao usuário. Para assistência a pacientes de um centro especializado, enquanto usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e em face de sua complexidade, impõem-se intervenções interdisciplinares, mediante propostas de qualificação profissional, inseridas na política de educação permanente do Ministério da Saúde(2) onde se vincula a instituição objeto deste trabalho. Parte-se do pressuposto de que há temas de aspecto interdisciplinar que são imanentes à educação permanente e que precisam ser mais bem trabalhados para facilitar o alcance do nível de qualidade assistencial desejado e proposto pela missão institucional. Os espaços de interseção entre ensino e serviço são de grande relevância para a formação em saúde e para potencializar os valores e o papel universal do SUS. Nesse sentido, o conhecimento construído, a partir da reflexão sobre o vivido, pode se difundir por intermédio dos sujeitos que por ali passam. Neste espaço é que se explicitam conflitos, dificuldades e ações com vistas à produção do saber. Os processos de educação permanente impõem aos serviços e setores de treinamento/capacitação e de educação permanente das instituições de saúde a adoção de concepção pedagógica problematizadora, com o propósito de estimular a reflexão da prática e a construção do conhecimento a ser trabalhada para e com o outro(3). Uma educação para o compromisso, para mudança, mediante eterna busca pela melhoria da qualidade da atenção à saúde.

 

QUESTÕES NORTEADORAS

Quais são os temas a serem trabalhados nas ações da educação permanente, que aproximam os integrantes da equipe interdisciplinar facilitando a cooperação entre eles? Que estratégias educacionais podem enriquecer o desenvolvimento da educação permanente que pretende contribuir com o vínculo interdisciplinar?

 

OBJETIVOS

Analisar ações de EPS na instituição cenário deste estudo; identificar temas de interesse interdisciplinar a partir de questões cotidianas vividas pelos diferentes profissionais; propor estratégias educacionais que fortaleçam a interdisciplinaridade na cultura institucional.

 

PRESSUPOSTO

Este estudo parte do pressuposto de que a EPS é uma estratégia facilitadora da atuação interdisciplinar, promovendo e apoiando a sistematização e qualificação permanente da assistência.

 

MÉTODO

Trata-se de um estudo descritivo de caráter exploratório e abordagem qualitativa, a ser desenvolvido em uma unidade de saúde de média e alta complexidade, situada no município do Rio de Janeiro, RJ. A população incluída no estudo será composta por profissionais selecionados segundo critérios de formação, função, tempo de instituição e responsabilidade na condução de processos gerenciais, educacionais ou assistenciais. Excluir-se-ão os profissionais que se encontram de licença ou férias no período da coleta de dados. A população alvo prevista é de aproximadamente 20 profissionais entre técnicos e profissionais de nível superior, envolvidos no atendimento interdisciplinar na referida unidade. Os dados serão coletados nos meses de setembro e outubro de 2013 mediante aplicação da técnica de grupo focal e observação participante. Os encontros serão registrados por meio de anotações em diário de campo. A análise dos dados será realizada utilizando-se o método de análise de conteúdo proposto por Bardin.

Quanto aos aspectos éticos, ressalta-se que o projeto atenderá à Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde no tocante às Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos, tendo sido aprovado pelo Comitê de Ética Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro (CAAE: 10004012.3.0000.5243).

 

REFERÊNCIAS

1. Dicionário da Educação Profissional em Saúde [ homepage in the internet ]. Educação permanente em saúde [ cited 2013 Apr 5 ]. Available from: http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/edupersau.html

2. Ministério da Saúde (Brasil). Portaria N° 1996/GM/MS, de 20 de agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União 22 ago 2007; Seção 1.

3. Godinho, JSL, Tavares, CMM. The permanent education in intensive care units: a review article. Online braz j nurs [ Internet ]. 2009 Aug [ cited 2013 Aug 03 ]; 8 (2): [ about 4 p. ]. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.16764285.2009.228. doi:http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20092288

 

 

DADOS DO PROJETO
Projeto de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde: Formação Docente Interdisciplinar para o SUS.
Orientador: Marcos Paulo Fonseca Corvino
Coorientadora: Monica Villela Gouvea

 

 

Recebido: 30/08/2013
Revisado: 06/09/2013
Aprovado: 15/09/2013

 





 

The articles published in Online Brazilian Journal of Nursing are indexed, classified, linked, or summarized by:

 

Affiliated to:

Sources of Support:

 Visit us:

   

 

The OBJN is linked also to the main Universities Libraries around the world.

Online Brazilian Journal of Nursing. ISSN: 1676-4285

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons:Noncommercial-No Derivative Works License.