v12 sup 4512pt

NOTAS PRÉVIAS

 

Diretrizes de enfermagem para assistência à gestante de alto risco: estudo descritivo

 

Rosangela de Oliveira Azevedo1, Zenith Rosa Silvino1, Helen Campos Ferreira1

1Universidade Federal Fluminense

 


RESUMO
Objetivo: Descrever o perfil das gestantes de alto risco atendidas na maternidade para o estabelecimento de procedimentos e atitudes adequadas à assistência; Identificar as ações de enfermagem necessárias para o atendimento a essa clientela, quando hospitalizada e; Elaborar diretrizes para a gerência do cuidado de enfermagem na atenção obstétrica de alto risco.
Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, tipo exploratória e descritiva, com utilização de análise documental, observação não participante e aplicação de questionário à equipe de enfermagem. O estudo será realizado em um hospital universitário, referência para o atendimento à gestante de alto risco. Os sujeitos serão enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam na assistência direta à cliente. Os dados da pesquisa serão analisados por meio de estatística descritiva e discutidos à luz da literatura sobre modelos assistenciais acerca da atenção obstétrica de alto risco.
Descritores: Gestantes; Gravidez de Alto Risco; Avaliação em Enfermagem.


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

A assistência qualificada a gestante considerada de risco é um desafio para o cotidiano da atenção à saúde, visto os altos índices de mortalidade materna que preocupam não só a sociedade, mas as autoridades de saúde. A atuação da equipe de assistência visa identificar problemas que possam resultar em maiores danos à saúde das mulheres e/ou seus conceptos, para isso se faz necessária utilização de instrumentos capazes de recomendar, gerar e fornecer cuidados diferenciados. Definir o nível de cuidados necessários a essas mulheres e escolher a intervenção são ações dependentes do problema por elas apresentado(1). O Ministério da Saúde conceitua gestação de risco como aquela que traz, em si mesma, risco para a mãe ou para o feto(2), e ainda define a classificação de risco obstétrico impondo aos profissionais envolvidos na assistência, tomada de decisão imediata, diante das condições que se apresenta a gestação, para se evitar a morte materna e fetal(3). As diretrizes nacionais são gerais e, nesta pesquisa pretende-se propiciar um cuidado em acordo com a demanda atendida no Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP). Para tal, o gerenciamento de cuidados é fundamental no sentido de previsão e provisão de ações de enfermagem que assegurem o bem estar da mulher e do feto. Assim, conhecer o perfil das gestantes de alto risco que são atendidas e hospitalizadas direcionará as ações de enfermagem, tendo em vista a singularidade dessa clientela e seu contexto de inserção que propiciará gerenciamento do cuidado eficiente e eficaz.

 

QUESTÃO DE PESQUISA

Como estabelecer diretrizes de ações de enfermagem às gestantes de alto risco para o HUAP, tendo em vista a singularidade de sua clientela e seu contexto de inserção?

 

PRESSUPOSTO

As ações de enfermagem às gestantes de alto risco no HUAP precisam ser sistematizadas mediante estabelecimento de diretrizes para alcance de assistência qualificada e especializada.

 

OBJETIVOS

Descrever o perfil das gestantes de alto risco atendidas na maternidade para o estabelecimento de procedimentos e atitudes adequadas à assistência oferecida;
Identificar as ações de enfermagem necessárias para o atendimento a essa clientela, quando hospitalizada;
Elaborar diretrizes de enfermagem na atenção obstétrica de alto risco.

 

MÉTODO

Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Será utilizada análise de prontuários, questionários com a equipe de enfermagem e observação não participante sobre o processo de trabalho da enfermagem no que tange aos aspectos: recepção, avaliação do estado da cliente, atuação da equipe de enfermagem junto à mulher e família. A população de estudo será composta por trinta funcionários distribuídos entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que correspondem ao total de profissionais de enfermagem da unidade. Os critérios de inclusão definidos foram: ser membro da equipe de enfermagem que atua na assistência direta à gestante de alto risco hospitalizada na maternidade do HUAP. Critério de exclusão: estar de licença médica prolongada quando da coleta de dados.


Espera-se que com a elaboração de diretrizes de enfermagem na atenção às gestantes de alto risco, a equipe de assistência seja capaz de identificar de forma rápida e coerente os problemas que possam resultar em maiores danos à saúde das mulheres.

Os dados da pesquisa serão analisados pode meio de estatística descritiva e discutidos à luz da literatura sobre modelos assistenciais acerca da atenção obstétrica de alto risco. Este projeto de pesquisa foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense sob o nº CAAE 10980413.7.0000.5243 e atende aos preceitos da Resolução nº 466/12. Não prevê ações que gerem vulnerabilidade de risco, quer para clientela quer para os profissionais. Contudo, como haverá observação direta do processo de trabalho, caso ocorra vulnerabilidade aparente, a equipe de enfermagem, principalmente o gestor, será imediatamente acionado para resolução do que se apresentar. Será mantido o anonimato dos participantes, bem como sigilo das informações coletadas.

 

REFERÊNCIAS

1. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde. Gestação de Alto Risco. Brasília: Ministério da Saúde; 2010.

2. Gomes ML. Enfermagem obstétrica: diretrizes assistenciais. Rio de Janeiro: Centro de Estudos da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; 2010.

3. Moraes JL, Oliveira AS, Herculano MMS, Costa CC, Damasceno AKC. Prevalence hypertensive syndrome gestational in maternity reference: descriptive study. Online braz J nurs [ Internet ]. 2010 Sept [ Cited 2013 Aug 28 ] 9 (2): [ about 7 p. ]. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/2971 http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20102971

 

Dados do Projeto
Projeto de Dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial
Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFF nº. CAAE 10980413.7.0000.5243
Orientadora: Zenith Rosa Silvino
Coorientadora: Helen Campos Ferreira

 

 

Recebido: 28/08/2013
Revisado: 29/08/2013
Aprovado: 30/08/2013