v11n2sup 4013pt

NOTAS PRÉVIAS

 

Catalogo cipe® para pacientes mieloma múltiplo: estudo descritivo

 


Luiz Fernandes Gonçalves Fialho1, Patricia dos Santos Claro Fuly1
1Universidade Federal Fluminense

 


RESUMO
PROBLEMA: considerando a demanda emergente por protocolos de cuidados que objetivem e qualifiquem o registro da prática, esse estudo tem por OBJETIVO: propor com base nos termos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem -CIPE® um catálogo de diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem para pacientes com mieloma múltiplo estruturado  segundo o referencial conceitual de Wanda de Aguiar Horta; validar o catálogo junto a especialistas na área de onco-hematologia. MÉTODO: Estudo não experimental, descritivo, desenvolvido inicialmente como uma revisão integrativa, buscando evidências clínicas do mieloma, com posterior mapeamento cruzado na CIPE®, para proposição de declarações de diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem e validação do conteúdo do catálogo por especialistas. RESULTADOS: O tratamento dos dados coletados será realizado por meio de análise estatística simples, considerando o índice de concordância dos participantes. Os aspectos éticos serão respeitados, conforme a resolução 196/96.
Descritores: Processos de enfermagem; Enfermagem oncológica; Mieloma múltiplo.


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

O câncer tem sido apontado como uma das maiores causas de morte no mundo. Hoje no Brasil, a incidência da doença é significativa, com uma previsão de cerca de 518.510 casos novos de câncer no país. O mieloma múltiplo é a segunda doença onco-hematológica mais prevalente no mundo, representando 10% dos cânceres hematológicos(1). Esse panorama aponta para a necessidade de uma enfermagem mais qualificada, sobretudo especializada e consciente da necessidade de trabalhar de forma sistemática. Destaca-se ainda que a ausência de uma linguagem comum para o registro de enfermagem tem sido um obstáculo para a sistematização da assistência de enfermagem e, por essa razão, destaca-se a necessidade da criação de protocolos assistenciais que ofereçam suporte à prática clínica e ao gerenciamento do cuidado de enfermagem. Nesse sentido, a Classificação Internacional para Prática de Enfermagem é uma ferramenta que auxilia a enfermagem, desde sua criação pelo Conselho Internacional de Enfermagem, no sentido de uniformizar a linguagem utilizada pelos enfermeiros ao redor do mundo(2)


OBJETIVOS
Propor com base nos termos da CIPE®, versão 2.0, um catálogo de afirmativas de diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem para pacientes com mieloma múltiplo com base no referencial conceitual de Wanda de Aguiar Horta e ainda validar o catálogo junto a expertises na área de onco-hematologia.


METODOLOGIA
Trata-se de um estudo não experimental, exploratório/descritivo, para validação de conteúdo. O cenário eleito para validação será o Hospital Universitário Antônio Pedro, localizado no município de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. A população do estudo é composta por enfermeiros atuantes na enfermaria de hematologia e no ambulatório de quimioterapia da referida instituição. Foi estabelecido como critério de inclusão na amostra: tempo de experiência profissional igual ou superior a cinco anos. O critério de exclusão: enfermeiros residentes. Os cuidados éticos serão observados à medida que todos os sujeitos forem sendo convidados a formalizar o aceite para participação voluntária no estudo, por meio de assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A coleta de dados do estudo será realizada em quatro momentos: no primeiro ocorrerá o levantamento de evidências clínicas (indicadores empíricos) e intervenções de enfermagem na literatura, relacionadas ao mieloma múltiplo, para alicerçar a busca por declarações na CIPE®, versão 2.0.(3) A busca por evidências será baseada em livros didáticos de referência na área de onco-hematologia e em artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais disponíveis na base de dados LILACS. No segundo momento serão estabelecidos os diagnósticos, intervenções e resultados após o mapeamento cruzado dos termos obtidos na literatura com o modelo dos sete eixos da CIPE®, versão 2.0. No terceiro momento haverá a construção do catálogo de declarações para o paciente com mieloma múltiplo, com base nas etapas propostas pelo Conselho Internacional de Enfermagem. As declarações serão agrupadas pelos domínios referentes às necessidades humanas básicas propostas por Wanda de Aguiar Horta. No quarto momento será realizado um estudo de campo para validação do conteúdo das declarações de diagnósticos, intervenções e resultados. Os dados obtidos serão analisados por meio de estatística simples com análise do índice de concordância das respostas dos expertises.

 

REFERÊNCIAS

1. Instituto Nacional do Câncer [homepage in the internet].. Estimativa 2012: Incidência de câncer no Brasil de Câncer [cited  2012 mai 15]. Available from:  http://www.inca.gov.br/estimativa/2012/index.asp?ID=2.

2. Conselho Internacional de Enfermeiros. Classificação internacional para a Prática de Enfermagem. Versão 2.0. São Paulo: Algol; 2011.

3. Lima M, Araújo R, Trigueiro E, Nóbrega MM, Garcia TR. Theoretical definitions of terms attributed to nursing phenomena identified in a school hospital: systematic review. Online Braz J Nurs [serial in the internet]. 2007 [cited  2012 jan 25] 06(0). Available from:  http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/630

 

 

Dados do Projeto: Projeto de Dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial, aprovado pelo Comitê de Ética Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro, sob o nº de registro CAAE: 0386.0.258.000-11 CEP/UFF.
Autor: Luiz Fernandes Gonçalves Fialho
Orientadora: Patrícia dos Santos Claro Fuly
Endereço para correspondência: luizfialho@hotmail.com

 

 

Recebido: 15/08/2012
Aprovado: 03/09/2012





 

The articles published in Online Brazilian Journal of Nursing are indexed, classified, linked, or summarized by:

 

Affiliated to:

Sources of Support:

 

The OBJN is linked also to the main Universities Libraries around the world.

Online Brazilian Journal of Nursing. ISSN: 1676-4285

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons:Noncommercial-No Derivative Works License.