v11n2sup 3993 pt

NOTAS PRÉVIAS

 

 

Reabilitação em dependência química: pesquisa–intervenção numa Organização Militar de Saúde

 

 


Ana Maria da Silva Gomes1, Ana Lúcia Abrahão1

1Universidade Federal Fluminense

 


RESUMO
Problema: O uso abusivo do álcool e outras drogas constitui um grave problema de saúde pública, fato que reflete o aumento do número de dependentes químicos entre os militares do Exército Brasileiro. Objetivos: Objetivou-se investigar as implicações do uso de drogas por estes militares, bem como os atravessamentos presentes no processo de reabilitação. Método: Estudo qualitativo descritivo, realizado num Centro de Recuperação do Exército Brasileiro.  Coleta de dados: Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, observação direta e do olhar da pesquisadora, que iniciou um movimento de implicação a partir da utilização de um diário de campo. Resultados: A análise dos dados será construída a partir das categorias emergidas e após a aproximação das falas dos sujeitos entrevistados, dos gestos, do vivido e da troca de impressões e experiências. O período de duração desta pesquisa será de dois anos.
Palavras-Chaves: Militares; Preparações Farmacêuticas; Cuidado de Enfermagem


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

O aumento gradativo no consumo de substâncias psicoativas no atual cenário epidemiológico constitui um grave problema de saúde pública. Exemplos do nosso cotidiano demonstram que os transtornos decorrentes da dependência de drogas refletem-se em todas as esferas da vida do dependente e de sua família(1). As compulsões associadas ao abuso de drogas estão relacionadas com as motivações para a busca da droga pelo usuário nas mais diversas circunstâncias, por isso a compreensão do significado do uso para estes sujeitos torna-se indispensável no estabelecimento de novas metas e necessidades a serem construídas no processo de reabilitação em dependência química. A falta de apoio familiar constitui uma dificuldade para a efetiva recuperação de dependentes químicos em tratamento, favorecendo a ocorrência de recaídas. Nesse sentido, a discussão da subjetividade, o aconselhamento e as ações realizadas a partir de ações territorializadas são fundamentais para que haja uma efetiva reabilitação psicossocial, privilegiando as práticas de redução de danos e não apenas um conjunto de sinais e sintomas, como ocorre nos modelos biomédicos de atuação profissional(2,3).

 

QUESTÕES NORTEADORAS

Qual é a percepção dos militares do Exército Brasileiro internados para reabilitação em dependência química sobre o envolvimento com as drogas?  Como é percebido, por esta clientela, o cuidado de enfermagem prestado?

 

OBJETIVOS

O objetivo geral é analisar a percepção do cliente dependente químico acerca do seu envolvimento com as drogas e o seu processo de reabilitação num Centro de Recuperação do Exército Brasileiro.  Os objetivos específicos são identificar as motivações do militar drogadito para a mudança de atitude e interrupção do uso de substâncias químicas; descrever os principais conflitos e atravessamentos vivenciados por estes militares; analisar as implicações da assistência de enfermagem para o tratamento e reabilitação em dependência química;e construir um produto de capacitação que forneça subsídios para que equipes de enfermagem possam oferecer um cuidado pautado na subjetividade do usuário.

 

MÉTODO

Trata-se de uma pesquisa-intervenção de abordagem qualitativa. O cenário deste estudo será o Centro de Recuperação do Exército Brasileiro. Os dados serão coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e observação direta a partir da utilização de um diário de campo. A população do estudo será de 15 militares da ativa em tratamento para dependência química em regime de internação voluntária, . O projeto foi devidamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense, sob protocolo n° 398/11, em 02/12/2011, CAAE: 0414.0258.000-11. Em relação aos aspectos éticos, foi obedecida a Portaria nº 196/96 do MS, que regulamenta os critérios para pesquisas envolvendo seres humanos.

 

REFERÊNCIAS

1. Passos EH, Souza TP. Redução de danos e saúde pública: construções alternativas à política global de guerra às drogas. Psicologia e sociedade. 2011; 23 ( 1 ): 154-62.

2. Ribeiro M, Laranjeira R. O tratamento do usuário de crack, avaliação clínica, psicossocial, neuropsicológica e de risco: terapias psicológicas, farmacoterapia e reabilitação nos ambientes de tratamento. São Paulo: Casa da Leitura Médica; 2010.

3. Oliveira E, Mendonça J. Family member with chemical dependency and consequent burden suffered by the family: descriptive research. Online braz j nurs [ serial in the internet ]. 2012 [ cited 2012 Jun 24 ]. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3480.

 

 

Dados do projeto:
Projeto de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da UFF.
Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFF, em 02/12/2011, sob o nº CAAE: 0414.0258.000-11

Apoio Financeiro à Pesquisa: COREN. Concessão de financiamento do programa de mestrado.

 

 

Recebido: 19/07/2012
Aprovado: 05/09/2012





 

The articles published in Online Brazilian Journal of Nursing are indexed, classified, linked, or summarized by:

 

Affiliated to:

Sources of Support:

 Visit us:

   

 

The OBJN is linked also to the main Universities Libraries around the world.

Online Brazilian Journal of Nursing. ISSN: 1676-4285

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons:Noncommercial-No Derivative Works License.