v11n2sup 3800 pt

NOTAS PREVIAS

 

 

Validação de um formulário para enfermagem pediátrica: estudo descritivo

 

 

Patricia dos Santos Claro Fuly1, Daniele da Silva Marins2

1,2 Universidade Federal Flumimense

 


RESUMO
Trata-se de um projeto de dissertação de mestrado profissional em enfermagem assistencial que tem por OBJETIVO: propor um modelo de Histórico de Enfermagem para avaliação do crescimento e desenvolvimento na consulta de enfermagem pediátrica utilizando o referencial conceitual de Wanda Horta. MÉTODO: Trata-se de um estudo observacional, de caráter descritivo com abordagem quantitativa, desenvolvido em duas etapas. Na primeira com a construção propriamente dita de um formulário para levantamento do histórico de enfermagem em puericultura, considerando indicadores empíricos extraídos da literatura. Na segunda etapa com a validação do conteúdo do formulário por expertises atuantes no complexo materno-infantil do Hospital Universitário Antônio Pedro. RESULTADOS: O tratamento dos dados coletados será realizado por meio de estatística descritiva com emprego de medida de associação não paramétrica (Teste de Qui-Quadrado). Os aspectos éticos serão respeitados, conforme a resolução 196/96.
Palavras-chave: Enfermagem pediátrica; Processo de enfermagem; Validação.

 

CONTEXTUALIZAÇÃO DA TEMÁTICA E PROBLEMA DE PESQUISA

O processo de enfermagem, articulado a uma teoria de enfermagem, constitui uma importante ferramenta tecnológica, a favor do cuidado profissional. A obrigatoriedade de sua implementação, amparada por um referencial teórico próprio da enfermagem, partiu da Resolução 358/2009 do COFEN(1), que vem subsidiando discussões sobre o gerenciamento do cuidado para qualidade da assistência de enfermagem.  Atualmente cresce no Brasil as iniciativas para a construção de formulários que possam tornar mais ágil o registro das atividades relativas ao processo de enfermagem. Porém a implementação do mesmo na prática profissional ainda é incipiente no país, e as experiências bem sucedidas por vezes não são descritas na literatura especializada. Tal fato dificulta o reconhecimento do processo de enfermagem como uma ferramenta que qualifica o cuidado profissional(2). Considerando a necessidade de organização da assistência, a construção de um roteiro para a consulta de enfermagem é imprescindível para uma atenção focada nas reais necessidades da clientela atendida(3).  

 

OBJETIVOS

Geral: Propor um modelo de Histórico de Enfermagem para avaliação do crescimento e desenvolvimento na consulta de enfermagem pediátrica utilizando o referencial conceitual de Wanda Horta.
Específicos:
Construir um formulário de histórico de Enfermagem para avaliação do crescimento e desenvolvimento na consulta de enfermagem pediátrica utilizando o referencial teórico de Wanda Horta.
Validar o formulário de histórico de Enfermagem para avaliação do crescimento e desenvolvimento na consulta de enfermagem pediátrica junto a expertises.

 

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo observacional, longitudinal, de caráter descritivo com abordagem quantitativa dividido em dois momentos. O primeiro momento tratou da construção propriamente dita do formulário para levantamento do histórico de enfermagem em puericultura, considerando indicadores empíricos extraídos da literatura. Para isso foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde (Lilacs) e Medline, com os descritores: processos de enfermagem, validação e enfermagem pediátrica. Foram considerados estudos que abordavam aspectos relativos à avaliação do enfermeiro em puericultura, publicados num recorte temporal dos últimos cinco anos, nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa, de onde foram extraídas evidências que foram agrupadas em domínios das necessidades humanas básicas: integridade cutânea, eliminação, hidratação, alimentação, oxigenação, regulação neural e regulação vascular, espaço, religião e segurança. Após a construção do formulário, o mesmo será validado por expertises na área de saúde da criança. Para isso a população alvo da pesquisa é composta por 24 enfermeiros e ou docentes atuantes no complexo materno-infantil de um hospital escola no Estado do Rio de Janeiro. São critérios de inclusão na amostra: enfermeiras(os) e/ou docentes de uma Universidade Federal, com tempo de formação superior a cinco anos, em conformidade com o tempo de perícia preconizado no modelo de validação de Fehring. As mesmas deverão prestar assistência direta ou atividades de ensino em setores que diretamente ligados ao complexo Gerencial Materno Infantil de um Hospital Escola do Município de Niterói. E constituem critérios de exclusão: enfermeiras(os) que estejam em licença médica, durante o período de coleta de dados, ainda que as mesmas exerçam suas atividades no complexo gerencial Materno Infantil da Unidade e enfermeiras(os) residentes. Os sujeitos serão convidados a formalizar aceite em Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e em seguida deverão preencher um formulário de avaliação do instrumento elaborado para o histórico de enfermagem. O formulário avalia as variáveis: organização, objetividade, clareza, facilidade de leitura e compreensão do conteúdo de cada item do histórico de enfermagem. O tratamento dos dados coletados será realizado por meio de estatística descritiva com emprego de medida de associação não paramétrica (Teste de Qui-Quadrado).  O estudo seguirá as normas da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde tendo sido aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense sob o nº de registro: 387/11.

 

REFERÊNCIAS

1. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN nº358/2009. Portal COFEN [ homepagein the internet ]. Dispõe sobre a sistematização da assistência de enfermagem e a implementação do processo de enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem, e dá outras providências. [ cited 2012 feb 08 ]. Available from: http://site.portalcofen.gov.br/node/4384.

2. Fuly PSC. Ressignificando o gerenciamento da qualidade e a valorização do cuidado profissional: implantação e implementação da sistematização da assistência de enfermagem [ Tese ]. Rio de Janeiro: UFRJ; 2009.

3. Santana JS, Soares MJGO, Nóbrega MML. Instrument for nursing consultation of hypertensive patients treated in the Family Health Units. Online Braz J Nurs [ online ]. 2011 [ cited  2011 nov 15 ] 10(3). Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursin0111 g/article/view/3481.

 

 

 

Dados do Projeto: Projeto de Dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial aprovado pelo Comitê de Ética Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro sob o nº de registro: 387/11.

Recebido:06/03/2012
Aprovado:13/04/2012

 





 

The articles published in Online Brazilian Journal of Nursing are indexed, classified, linked, or summarized by:

 

Affiliated to:

Sources of Support:

 

The OBJN is linked also to the main Universities Libraries around the world.

Online Brazilian Journal of Nursing. ISSN: 1676-4285

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons:Noncommercial-No Derivative Works License.